Colunas
Morangos de Nova Friburgo
Hoje é dia
da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida
das crianças
da leitura
do cirurgião pediátrico
do engenheiro agrônomo
do corretor de seguros
do mar
O dia
Em 12 de outubro de 1991 é iniciada a segunda visita ao Brasil do papa João Paulo II. O pontífice quebra o protocolo e beija novamente o chão do país já visitado. João Paulo II viria ao Brasil por uma terceira e última vez, em 1997.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Petrobras volta a ser a segunda empresa mais valiosa na Bolsa. Ambev lidera
- Presos por serem gays receberão 30 milhões de euros na Alemanha
- Após explosões, Samsung para venda mundial e trocas do Galaxy Note 7
- Campanha internacional sobre depressão mira preconceito contra doença para que pacientes procurem ajuda
- Fifa é acusada como cúmplice nos maus-tratos a operários no Qatar
Palavreando
Aquilo que não se pode ver, mas que se pode sentir é um milagre desejado que de tão esperado passa a ser necessário.
Morangos de Nova Friburgo
Com a produção de morangos o ano inteiro, Nova Friburgo tem se notabilizado pela produção da fruta que é símbolo da luxúria. São cultivadas mais de 12 espécies de morango aqui, mas a sua mais alta produção se dá mesmo no mês de outubro. Nada mais propício do que celebrar a fruta vermelha que cai bem nas bebidas alcoólicas ou não alcoólicas, como caipirinhas, drinks, sucos e vitaminas.
Morango combina com muitas delícias. Especialmente com leite condensado, creme de leite e chocolate. Nova Friburgo acerta em unir as duas delícias: morango e chocolate numa só festa. Ainda que reconheçamos: o morango é a estrela maior e por si só merece uma festa só para si.
Para quem não sabe, o morango tem propriedades diuréticas e é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização dos ferimentos, fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro combatendo a anemia.
O morango é também uma fruta rica em antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento da pele, a prevenir doenças cardiovasculares, no combate a inflamações, além de melhorar a capacidade mental. É rico também em fibras que combatem a prisão de ventre.
A Festa do Morango e Chocolate acontece até o próximo domingo, 16, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Mais do que para os turistas que aproveitarão o feriado, a festa é para os friburguenses que merecem e devem aproveitar as potencialidades de nossa terra.
Comércio aberto
O comércio de Nova Friburgo está autorizado a abrir nesta quarta-feira, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida. Ainda que a adesão seja mínima, a medida visa dar liberdade ao comerciante que desejar abrir. A abertura das lojas é prevista na convenção coletiva de trabalho com o sindicato dos trabalhadores. Lojas voltadas para as crianças devem abrir, além das lojas de grandes redes.
Crise estadual
Na semana que vem, o governo do estado deve anunciar um pacote completo para enfrentar a grave crise pela qual o Rio de Janeiro passa. Entre as muitas especulações, o estado deve lançar um novo programa de demissão voluntária. O programa lançado no ano passado não teve sucesso.
Fusão de secretarias estaduais (1)
O estado está prestes a atingir o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que fixa em 49% o teto de comprometimento da receita corrente líquida com o pagamento de salários. As atuais 20 secretarias devem ser reduzidas com fusões para 10 a 12. O fim da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos encontra fortes resistências política, da opinião pública e popular.
Fusão de secretarias estaduais (2)
A intenção é que a Secretaria de Assistência Social seja fundida à de Saúde. Outras fusões especuladas são: Ciência e Tecnologia à Secretaria de Educação; Habitação à pasta do Meio Ambiente; Esporte e Lazer à Secretaria de Turismo. Com isso, o estado encerraria programas, cortaria cargos comissionados e devolveria funcionários de outras esferas. Oficialmente, nada foi anunciado ainda.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário