Momento crítico

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Hoje é dia

  • da criatividade
  • da Sociedade Teosófica
  • Internacional do estudante

O dia

Em 17 de novembro de 1913, o canal do Panamá, na América Central, foi aberto para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Presidente do BC garante que eleição de Trump não muda política de juros no Brasil
  • IBGE: escolaridade e renda dos pais influenciam carreira dos filhos
  • Astrônomos espanhóis acham "super-Terra" a apenas 33 anos-luz de distância
  • Bom momento da seleção faz Tite lamentar que já não seja a Copa
  • Vasco pode ganhar R$ 6 milhões com venda de Phillipe Coutinho para o Barcelona

Palavreando

Tento, exaustivamente, achar perdido nas estrelas uma solução para minha batalha contra o universo.

Momento crítico

O que acontece no estado do Rio de Janeiro é só o início. Pode, num primeiro momento, parecer menor que 2013. Mas tem mais apelo, menos politização, mais anarquismo. A República como um todo está ameaçada. O sistema está no CTI. A globalização está perto do fim. O mundo tal qual conhecemos entrou em transição. O estado do Rio é apenas um dos cenários.

A situação saiu de controle e é preciso admitir antes que seja tarde – necessidade urgente de refundação do estado. O que nos levou até aqui? A lógica privativista, a teimosia das terceirizações, a corrupção. A verdade máxima de que o estado tem que ser mínimo, quando não é uma coisa nem outra. Nem tão à direita, nem tão à esquerda. Sensatez e defesa do que é melhor para todos ou o máximo possível de pessoas.

Há culpados, sim! Heróis, não. O momento é crítico e merece um mínimo de análise crítica sem a passionalidade eleitoral. Separar o joio do trigo e evitar a tentação fácil da generalização. O instante não se pode resumir em ódio para não acabar em guerra civil, com uns matando os outros.

O instante não se pode resumir em paixão para não acabar em carnaval. Ambos têm seu fim com dor e ilusão. Quem grita pode não ser ouvido, ainda que seu grito seja justo. Quem dialoga tem uma chance. O amor precisa vencer o medo. O Rio de Janeiro precisa ser refundado inaugurando ao mundo aquilo que substituirá em breve o atual modelo. Esse papel de vanguarda cabe a nós!         

Top turismo

Nova Friburgo ainda não está no Top turismo do Brasil e do estado. Búzios, por exemplo, é a quinta cidade brasileira mais procurada por turistas estrangeiros, segundo o estudo Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo.  O Rio de Janeiro é o destino mais procurado. Destaque ainda para Paraty, Petrópolis e Angra dos Reis, consideradas indutores do turismo.

Cursos livres

Hoje, 27, a Secretaria estadual de Educação disponibilizará alguns cursos livres com conteúdos complementares e essenciais para desenvolvimento profissional dos servidores da rede estadual de ensino. São cursos de Excel (nível básico), PowerPoint (nível básico), Informática (nível básico) e Gestão do Tempo, com duração de 45 dias cada módulo. Os cursos livres destinam-se exclusivamente aos servidores da Secretaria estadual de Educação.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.