Colunas
Mini Carioca dá vaga na Libertadores
Hoje é dia
- Municipal da Música Benito de Paula
- do soldado desconhecido
O dia
Em 28 de novembro de 1520, Fernão de Magalhães chegava ao Oceano Pacífico depois de navegar pelo estreito que hoje leva seu nome. Foi também nessa viagem que encontrou as nebulosas que hoje ostentam o seu nome - as nebulosas de Magalhães.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Carmen Lúcia garante que a CNJ vai apurar supersalários no Judiciário
- Vacina experimental contra câncer começa a ser testada em humanos
- Áudios expõem elo que pode culpar venezuelanos por tragédia da Chape
- Sem renovação, Ferrari perde seu principal patrocinador para 2018
- Globo bane Maitê, Pedro Cardoso e Carolina Ferraz de seus programas
Palavreando
Entre acumular riquezas materiais, escolho cultivar gente. E não há nada melhor do que gente, com suas loucuras, medos, manias ou sem elas.
Mini Carioca dá vaga na Libertadores
A última rodada do Brasileirão promete muitas emoções para o trio carioca Flamengo, Botafogo e Vasco. Dos três, pode até ser que os três consigam vaga na Libertadores, caso o Grêmio conquiste na quarta o título da competição diante do Lanús. Ainda sim, há emoção, uma vez que o sexto colocado iria direto para a fase de grupos, eliminando o martírio da pré-libertadores, cujos jogos eliminatórios sempre são perigosos.
Vale lembrar que o Flamengo tem dupla chance. Possibilidade pelo Brasileiro e pela Sul-americana. Ambas difíceis, diante do atual cenário. Sim! O Flamengo tem o confronto mais complicado da última rodada do Brasileirão. Uma final diante do Vitória fora de casa. Ambos em disputa. O Vitória para sobreviver e permanecer na Série A. O Flamengo para reviver a Libertadores.
O jogo pode ganhar contornos ainda mais dramáticos, pois o Flamengo já saberá se ainda tem a dupla chance ou não, uma vez que na quinta decide a sua sorte na Sul-Americana. Segue para a final ou não. Pesará contra o time, o peso da eliminação ou a leveza da classificação e ainda a viagem para a Colômbia. O Flamengo, apesar de depender apenas de si para se classificar é quem tem a mais difícil das tarefas na rodada final.
O Botafogo enfrenta o Cruzeiro que está em ritmo de férias. O Vasco pega a rebaixada Ponte Preta. Ambos em casa. Teoricamente, são favoritos e os palpiteiros apostam todas as fichas em suas vitórias. Futebol e teoria, esporte e vidência não costumam combinar, ainda que exista no histórico certa lógica.
O mais importante é que há tudo para que as duas vagas restantes fiquem para dois dos três cariocas. Caso o Grêmio leve o título da Libertadores, tem tudo para que as três vagas fiquem com os três cariocas, sendo que um deles irá direto para a fase de grupos. Ou seja, independente do que aconteça no meio de semana, sobrará emoção no mini Carioca da Libertadores!
Identidade LGBT
O Estado do Rio de Janeiro vai a expedir a nova Carteira de Identidade Social, criada para travestis e transexuais. O documento será regulamentado pelo Detran, que deverá iniciar a sua emissão a partir de março. A medida já vinha sendo discutida entre o departamento e a Secretaria de Direitos Humanos. Para isso, o Detran aplicou em outubro um treinamento específico elaborado com a secretaria para aprimorar ainda mais o atendimento oferecido ao usuário, visando a um tratamento com sensibilidade.
Nome de batismo e social
Para que a Carteira de Identidade Social seja um reflexo fiel da personalidade de seus donos, o documento trará os seus nomes de registro e aquele que desejam usar, pelos quais são conhecidos socialmente. O nome social, no entanto, não poderá ser alterado. O documento, além de reconhecer a identidade social de travestis e transexuais, pretende evitar diversos constrangimentos aos quais eles estão submetidos diariamente ao serem chamados por nomes de um gênero ao qual eles não se identificam.
Violência contra as mulheres
Pela primeira vez, a rede estadual de ensino se insere na campanha internacional “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. Realizada entre o último sábado, 25 - Dia internacional da não violência contra a mulher - e 10 de dezembro - Dia internacional dos direitos humanos - em cerca de 160 países, a iniciativa pretende conscientizar e destacar a luta pela igualdade de gênero e a conquista de direitos das mulheres.
Rede estadual
Na rede estadual de ensino, as ações já começaram. Um seminário foi realizado para profissionais de educação multiplicarem as ações para os alunos. A mobilização terá uma série de atividades nas unidades escolares, como debates, palestras, oficinas de produção textual, apresentação de esquetes, montagem de murais, exibição de filmes e documentários, entre outras ações.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário