Metralhadora do preconceito assassina a alma

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Hoje é dia

  • do paleontólogo
  • do Sagrado Coração de Jesus

O dia

Em 15 de junho de 1215, pressionado depois de uma revolta de nobres, o rei inglês João Sem Terra assinou a Magna Carta. O documento garantia certas liberdades políticas inglesas e continha disposições que tornavam a Igreja livre da ingerência da monarquia, reformavam o direito e a justiça e regulavam o comportamento dos funcionários reais.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Brasil cai 64 posições e fica em 107º lugar em lista de direitos da criança
  • Governo avança na avaliação de legalizar jogo de azar para cobrir rombo da Previdência Social
  • Conselho do MP aprova aumento salarial de 16,38% para Rodrigo Janot 
  • Eduardo Cunha nega ter discutido renúncia com parlamentares
  • Morre Michu Meszaros, o ator que fez o extraterrestre em Alf, o ETeimoso

Palavreando

Não pode se fazer uma estrela perder a faísca que a acende e a ascende. Não se pode roubar as pontas de uma estrela, nem seu coração intrépido.

Metralhadora do preconceito assassina a alma

Como disse um amigo meu, "a metralhadora do preconceito que veio depois dos tiros que mataram aqueles jovens em Orlando fere a alma". O atentado que matou mais de 50 em uma boate gay, nos Estados Unidos, foi mais uma vitória da estupidez contra a humanidade. Piores ainda são as falas e os discursos preconceituosos que esgarçam mais essa notória e crescente maldade que verbaliza o ódio e a dor que o ódio cultiva e amplia.

É ódio gratuito e nada mais perigoso que isso. Morre-se por defesas religiosas extremistas. Morre-se por opção sexual. O estado de exceção, ainda que não instituído, ocorre quando mais uma vez se acha que o problema é corrigido quando o atirador é morto.

Isso não resolve. Porque armas continuam sendo fabricadas para serem vendidas com facilidade, seja pelo contrabando ou mesmo com o aval do estado. Porque o preconceito de gênero se mantém e se fortalece, ainda que escondido dentro do armário.

Isso porque estamos numa guerra santa em que é matar ou morrer em nome do que quer que seja, até mesmo em nome de Deus. Porque estamos no meio de uma sociedade de conhecimento sem sentimento, logo sem sabedoria e discernimento.

A estupidez está vencendo a humanidade. E a humanidade precisa se revisar como conjunto de humanos. Nós, no nosso dia-a-dia, precisamos repensar o nosso papel nisso tudo. Pois, mesmo que não portemos armas, carregamos palavras que repletas de preconceito ainda que "ingênuo", matam, destroem, segregam, reforçam as loucuras que tanto desprezamos.

Estamos diante de um desafio como seres humanos. Votarmos a sermos humanos. A estupidez não pode continuar a vencer... A nos vencer!

Rebaixamento do Friburguense (1)

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) decidiu dar andamento ao questionamento do América e que beneficia o Friburguense quanto ao rebaixamento no campeonato estadual. Após adiar a decisão da última quinta-feira, 9, para a noite desta segunda, 13, ficou definido que o julgamento caberá ao Pleno. A ação é a última da pauta de 11 processos marcados para amanhã, 16, às 18h.

Rebaixamento do Friburguense (2)

Na ação, o América pede, em suma, que o rebaixamento do Carioca 2016 seja suspenso. De acordo com a concepção do departamento jurídico do clube, o regulamento sugere que a classificação geral do estadual seja definida ou com base somente na primeira fase ou com a soma da primeira e segunda fases. Em ambas, nem o América, nem o Friburguense seriam rebaixados. Tigres e Bonsucesso é que iriam para a segundona.

Celular pré-pago dos Correios

A partir de janeiro de 2017, usuários de telefonia móvel ganham mais uma opção de operadora. Os Correios fecharam parceria para explorar os serviços de celular como uma operadora virtual. Nesse formato, a estatal usa a infraestrutura da empresa contratada, mas com chips que levam a marca dos Correios. No início, serão oferecidos apenas planos pré-pagos.

Combate ao bullying e drogas (1)

O projeto Tosco em Ação que já atende a 20 municípios chega a Nova Friburgo no próximo mês. Alunos das escolas municipais do 6º ao 9º ano, com idades entre 11 e 14 anos receberão orientação para as questões de prevenção ao bullying e outras manifestações de violência, como o uso de drogas, além da melhora no relacionamento familiar e no relacionamento professor-aluno.

Combate ao bullying e drogas (2)

O programa prevê, além da distribuição gratuita dos materiais didáticos para alunos, capacitações para os professores oferecidas pela editora parceira. Além da capacitação dos profissionais, o projeto envolve toda a comunidade escolar no tema da prevenção. Nova Friburgo é uma das 11 sedes, e a etapa local envolve ainda os municípios de Sapucaia e Bom Jardim.

Foto da galeria
A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Lumiarense e o Gama (Grupo Arte Movimento e Ação), ambos friburguenses, receberam no Palácio Tiradentes, Rio de Janeiro, o Diploma Heloneida Studart de Cultura, uma das maiores honrarias culturais fluminenses concedida pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do estado (Alerj). As duas instituições agraciadas de Nova Friburgo foram representadas por Sandra Siaines e Chico Figueiredo.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.