Colunas
Matemática tricolor
Hoje é dia
- do obstetra
- da parteira
- da carta régia
- do cosmos
- da Intendência do Exército
O dia
Em 12 de abril de 1633, Galileu Galilei foi condenado por heresia pela inquisição, porque criticou e contestou o sistema aristotélico, defendido pela Igreja Católica. Ele passou o resto da vida em prisão domiciliar.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Após eleições, deputados do PT cogitam fazer desfiliação coletiva
- Gravações mostram preocupação de Bin Laden com corrupção
- OAB cassa a carteira de advogado de José Dirceu
- Estudo britânico diz que não é o amor que nos faz fechar os olhos ao beijar, mas a biologia
- Seleção de futebol dos mais caros do mundo vale R$ 2,9 bilhões e não tem brasileiros
Palavreando
Lutemos, sem armas nas mãos, mas com o espírito que emana da nossa real esperança de que apenas com a nossa voz e nossos passos podemos fazer a diferença. Salve as nossas cotidianas revoluções!
Friburguense depende apenas de si, mas também de sorte
Aos 50 minutos da partida, Giovanni (Tigres) bate o pênalti e Charles (Resende) defende. Seria o gol de empate. O que esse pênalti teve de importante para o Friburguense? Tudo. Definiu, por exemplo, que a Portuguesa ainda tem chances de classificação para as semifinais da Taça Rio e que o Resende garantiu classificação antecipada.
O empate eliminava a Portuguesa e obrigava o Resende a pelo menos empatar com a Cabofriense. A Portuguesa, portanto, jogará pela vitória a qualquer custo diante do Friburguense. Enquanto isso, o Resende pode até poupar seu time para o confronto com a Cabofriense que ainda luta contra o descenso.
Na outra esfera, temos o Tigres tendo que obrigatoriamente vencer o Bonsucesso e o Macaé tendo chances de classificação caso vença o América. Com muita sorte, o Friburguense pode até perder para a Portuguesa, caso América e Bonsucesso também percam seus jogos.
Pode empatar, desde que América e Bonsucesso não vençam seus jogos. E, como depende apenas de si mesmo, uma vitória fora de casa garante, independente de qualquer outro resultado, a permanência na elite. A sorte é muito bem-vinda tendo as dificuldades imensas na Ilha, palco desse confronto dramático.
A vitória mais bem-vinda ainda para não dar asas para o azar. Diga-se de passagem, coisa que o Friburguense mais fez neste campeonato: flertar com o azar e se ver agora nesta situação desesperadora.
Friburguense
As estatísticas não são favoráveis ao Friburguense. Neste campeonato estadual, o time não conseguiu uma sequência de duas vitórias em nenhum momento. A última chance vem justamente na última rodada. Além disso, o Friburguense não conquistou nenhuma vitória fora de casa. O confronto com a Portuguesa serve para quebrar essas estatísticas e mais ainda para fugir do rebaixamento.
Matemática tricolor (1)
Pelo regulamento do estadual um dos riscos é cair no chamado grupo extra ou da morte. Se duas ou mais equipes terminarem empatadas com o mesmo número de pontos na penúltima colocação ou mais de duas na última, haverá necessidade de confrontos de ida e volta para definir os rebaixados. Na atual situação, o cenário é mais do que possível. A vantagem é que não há critérios de desempate, o que seria muito prejudicial para o Friburguense que tem o pior saldo de gols.
Matemática tricolor (2)
O torneio extra pode se dar caso o Friburguense perca para a Portuguesa e Bonsucesso e América empatem com Tigres e Macaé, respectivamente. Haveria aí um triangular com apenas um se salvando. Há a possibilidade ainda se o Friburguense empatar e América ou Bonsucesso (apenas um dos dois vencer) e a Cabofriense perder para o Resende. Neste caso, cairia direto América ou Bonsucesso (o que perder ou empatar) e Friburguense e Cabofriense fariam dois jogos para definir o outro rebaixado.
Fábrica da Ambev na região (1)
A Ambev pretende comprar a fábrica da Brasil Kirin, do grupo Kirin, para produção e envase de bebidas em Cachoeiras de Macacu. O negócio está no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A fábrica produz cervejas, refrigerantes, sucos e água mineral.
Fábrica da Ambev na região (2)
O negócio ocorre conforme a Brasil Kirin busca redimensionar sua capacidade produtiva com a venda de uma unidade na região Sudeste. A Ambev busca a expansão de sua capacidade produtiva com o objetivo de atender a projeção de demanda da Região Serrna nos próximos anos. A fábrica de Cachoeiras de Macacu, deixaria de produzir produtos da Kirin e passaria a produzir cerveja e refrigerantes das marcas da Ambev.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário