Colunas
Mapas - 28 de janeiro 2011
Minha rua é extensa e se estende para onde os meus olhos não podem ver. Minha rua não termina onde começa o horizonte, mas por mais que eu me esforce, não consigo alcançar o seu fim. Finita em si mesmo, interminável em minhas suposições particulares.
Cheia de esquinas e becos, cada paralelepípedo seu guarda uma história, conta um segredo, esconde um mistério. E assim devem ser todas as ruas, mesmo aquelas...
Essas ruas se encontram com outras, suas esquinas se entrelaçam e formam grandes avenidas, bairros e cidades. Os mapas são pressupostos daquilo que se pode ver de forma muito amplificada, mas esta forma que mostra a totalidade não consegue fazer perceber o mínimo, o sentimento de cada um. Não mostram as histórias, não desvendam a canção por detrás da música, não ouvem a poesia oculta no grito do vendedor da banca da praça, nem o desespero que esconde o ecoar de cada sirene. Silenciam os barulhos, atormentam o silêncio.
(...)
Há alguns que deixam a rua se levar sob seus pés, há outros que se escondem nas multidões das ruas para que as ruas não o percebam e ainda há aqueles que olham para o final da rua, sabendo que nunca poderão alcançá-lo e na ânsia de entender acabam se esquecendo da magnitude que é o começo da rua. E todos se confundem...
Um coração é como uma cidade. Carrega em si uma parte do mundo a fim de ser parte do universo. Cada veia sua é uma rua que...
Finito em si mesmo, eterno em suas pretensões de imortalidade. E o sonho do coração é se estender para além do horizonte e quem sabe enxergar num outro coração o mundo dentro do universo, ainda que não se possa ver. Cria viadutos para se interligar com outros corações, abre túneis para alcançar com maior rapidez outras vias que o levem a outras cidades, mas nem sempre a velocidade ajuda ainda que o tempo esteja sempre se esgotando, nunca se multiplicando.
(...)
Os mapas não me desenham, como não descrevem muitas ruas e cidades, mas afinal, se nem as cidades conhecem todas as suas ruas, como pedir para que o universo registre cada...
Leia na íntegra, amanhã, 29, no caderno Light de A VOZ DA SERRA
INSS (1)
A Previdência Social de Nova Friburgo está de mudança. O prédio na Rua Galeano das Neves foi fortemente atingido pelas chuvas e por isso o órgão está se mudando para o Cadima Shopping. A previsão é de que o INSS funcione por dois anos no espaço provisório.
INSS (2)
Enquanto isso, o prédio da Rua Galeano das Neves passará por amplas reformas, com sua completa modernização, com a colocação, por exemplo, de elevadores. Como o prédio é próprio, o governo federal decidiu, forçadamente (por causa da destruição parcial por conta das chuvas), investir no espaço.
Férias e folgas suspensas (1)
Tendo em vista o estado de calamidade pública e a saída dos hospitais de campanha da cidade, a Secretaria Geral de Governo da Prefeitura informa que todas as férias e folgas de médicos e profissionais da rede municipal de Saúde estão suspensas, inclusive as dos profissionais que atuam nos postos de saúde.
Férias e folgas suspensas (2)
O objetivo da medida é evitar que ocorram problemas como os flagrados na quarta-feira, 26, por uma equipe de reportagem da TV Zoom, em que o Hospital Raul Sertã tinha apenas um médico na urgência, gerando, assim, filas e demora no atendimento. Sem contar que a previsão é de que haja muitos problemas de saúde no pós-tragédia: alergias, infecções, entre outras doenças.
Crédito rural
O governo federal está disponibilizando crédito para investimento na área rural dos municípios atingidos pelas chuvas na região, no valor de até R$ 200 mil por produtor, com taxas de juros de 1,5 a 5% ao ano e prazo de até dez anos para pagar, com até dois de carência.
Vagas confirmadas
A Secretaria Estadual de Educação informa que todos os alunos que foram alocados na primeira fase da matrícula, nas cidades atingidas pelas chuvas na região, tiveram suas vagas confirmadas automaticamente no sistema e poderão apresentar a documentação na escola em que foram matriculados, até 4 de fevereiro.
Rioprevidência
O Rioprevidência já está realizando seu atendimento, agendado nas agências da região. Os segurados devem ligar gratuitamente para 0800 285 8191 e marcar o melhor dia e horário para serem atendidos. A agência Nova Friburgo funciona na Rua Ernesto Brasílio 25, Centro.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário