Manhã dos meus 33

sexta-feira, 04 de agosto de 2017

Hoje é dia

  • do padre

O dia

Em 4 de agosto de 1944, a Gestapo capturou a garota Anne Frank e sua família em Amsterdam graças a um informante. Anne morreu em um campo de concentração e seu diário ficou mundialmente famoso.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Temer corta bolsas de alunos de iniciação científica de universidades públicas
  • Psol se divide sobre Constituinte venezuelana em extremos
  • 'Pequena Pompeia' do século 1 é descoberta no sudeste da França
  • Globo reduz valor, número de cotas e prevê faturar R$ 1,08 bi na Copa da Rússia
  • Vascaínos criam estúdio de tatuagem só para torcedores do clube

Palavreando

Meus passos cantam, meus passos voam, meus passos pulsam e de passo em passo vou me transformando em mim mesmo.

Manhã dos meus 33

Dizem que o novo ano se inicia quando fazemos aniversário. No meu caso, todo 4 de agosto. Para a astrologia, essa virada de ano é a chamada revolução solar. Os astros trocam de posições e levando-se em consideração o local de passagem do aniversário, como a data de nascimento, hora e local, temos um mapa muito particular - exclusivo.

Mais do que as tendências vindas do céu, fazer aniversário, assim como virar o ano, nos faz pensar, refletir, avaliar e projetar. O que fizemos? O que queremos? O que fomos? Quem queremos ser? Ser.  

Escolhi uma música pouco conhecida para ilustrar esse sentimento. Compartilho com vocês a canção do Sagrado Coração da Terra, de Marcus Viana, Manhã dos 33. Ela diz muito dessa nossa viagem pela vida e pelo tempo que temos. É a música que escuto nessa manhã de 4 de agosto para refletir as saudades que tenho, as alegrias que me construíram e a minha parte no mundo que me faz ser quem eu sou e vislumbrar quem eu quero ser.     

“Às vezes eu tenho uma leve impressão

Às vezes é uma bruta certeza

de que a nossa vida na Terra

não é bem uma viagem de férias

Nascemos pelados, sem nada, sozinhos

como fogo do sol nos olhinhos de neném

E ninguém pode nos consolar

da fome enorme que é viver

da imensa dor que é nascer na Terra

Saudade da luz das estrelas... saudade... estrela

Tudo vem, passa por nós e se vai

Sonhos e planos, fracassos, vitórias

o bem e o mal, pesadelos e sonhos bons

nada mais restará na corrente dos anos

que ainda tentamos deter a todo custo nas mãos

Se tudo e todos que amamos se vão

Meu amor segura firme a minha mão

A mente e o corpo tão breves são ilusões

Só restará o coração, a vela de um barquinho

no oceano infinito do Tempo a vagar...

E na branca manhã dos meus 33

Eu tive uma bruta certeza

De que a vida humana na Terra

Não é bem uma viagem de férias...”

Friburguense

Apesar da derrota para o Olaria por 1 a 0, o Friburguense não tem muito o que reclamar da rodada. Todos os seus adversários no grupo não venceram, mantendo situação similar à da rodada anterior: 3ª posição com diferença de pontos igual para a zona de classificação. No entanto, a luta para ser um dos quatro melhores na soma dos turnos que dá grande vantagem numa eventual semifinal geral – complicou.

Obrigação de vitória

Apesar de ter se mantido em 5º geral, a diferença para o primeiro colocado, o Audax, aumentou para nove pontos. Para o segundo colocado, Americano, a diferença agora é de sete pontos. Faltando seis rodadas para o término da competição, o Friburguense recebe neste sábado, 5, o Serramacaense, com necessidade de vitória. Olho na partida entre Tigres e Queimados. Em caso de derrota ou empate do Tigres, o Friburguense entra na zona de classificação para as semifinais do turno, em caso de vitória.

Jovens embaixadores

Terminam no próximo dia 9, as inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2017, que podem ser efetuadas no site www.jovensembaixadores.org/2018. A iniciativa, que proporciona um intercâmbio estudantil de três semanas nos Estados Unidos, é aberta a alunos do ensino médio da rede pública de ensino (de 15 a 18 anos).

Orgulho friburguense

Nova Friburgo já teve um jovem embaixador. Matheus Marlisson foi escolhido em 2015. Recentemente, ele ganhou uma bolsa para cursar universidade no exterior. De responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, o programa tem como foco os jovens que são exemplos em suas comunidades, por meio da liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da Língua Inglesa. Outras informações em: www.embaixada-americana.org.br.

Foto da galeria
#OMelhorFriodoRio - Amanhecer na estrada Serramar, entre Nova Friburgo e Casimiro de Abreu
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.