Mais radares

quinta-feira, 03 de outubro de 2019

Mais radares
Mais dois radares estão sendo instalados ao longo da RJ-116 e devem entrar em operação ainda este mês. Um na altura do Comperj, em Itaboraí, e outro próximo a um pequeno condomínio próximo a Papucaia, distrito de Cachoeiras de Macacu. A principal via de ligação a Nova Friburgo é campeã na fiscalização de velocidade. É tanto radar que, em termos turísticos, a piada que circula é: “Vá a Nova Friburgo e volte com pelo menos uma multa”.

Indústria da multa?
Se não for multado na estrada, qualquer desatenção pode levar a uma multa municipal dentro do perímetro urbano. Pelos sinais monitorados ou mesmo por não acender o pisca alerta nas vagas de curta duração. O turista desavisado e o próprio motorista local devem redobrar a atenção para não alimentar o que uns chamam de organização e que outros tem certeza se tratar de uma indústria de multas.

RJ-116 campeã de radares
Mas voltando à RJ-116, não custa lembrar que houve uma longa discussão e batalha para diminuir o número de radares ao longo da RJ-116. De fato, à época, os pardais caíram pela metade. Agora, a metade não só voltou à totalidade de antes, como está sendo acrescida. O governo do Estado argumenta que é por segurança, na contramão dos argumentos federais que extinguiu radares nas rodovias sob sua batuta.

Quebra-molas
Além dos pardais, o excesso de quebra-molas é visível, especialmente no trecho urbano de Cachoeiras de Macacu. Em pelo menos dois trechos, além do pardal tem o quebra-molas. Convenhamos: é um ou outro, se o critério é mesmo segurança.   

Dois problemas
Por falar em quebra-molas, há duas culturas em moda, mas complicadas, em Nova Friburgo: quebra-molas e asfalto. Os pedidos de quebra-molas ou mesmo a implantação por conta própria de moradores, em vias que consideram perigosas, é um grande problema. Além de carecer de estudo técnico, não educa ninguém.

Asfalto em debate
A outra que é o asfalto traz sérios problemas ao meio-ambiente. Ter asfalto em vias rápidas faz parte. Mas em cada cantinho do município não tem lógica. Além de mais caro, faz muito mal ao solo que perde, por exemplo, a absorção da água da chuva. A longo prazo é um péssimo negócio. Nos custos, um simples reparo da concessionária de águas gera remendos que não são reparados e daí aparecem os buracos que a cidade coleciona aos montes.

Carnaval 2020
Considerada dona do 2º melhor desfile de escolas de samba do estado, Nova Friburgo já começa a ouvir os tamborins esquentando nas quadras de suas agremiações. A compra de materiais das escolas do Rio, praticamente já se encerrou. Agora, a concentração ficará para os ensaios e escolhas dos sambas.

Imperatriz de Olaria
A Imperatriz de Olaria será a última agremiação a revelar seu enredo para o Carnaval 2020. Finalmente, a vermelho e branco apresenta seu tema para a folia, nesta sexta-feira, 4, na quadra da agremiação, a partir das 21h. Na ocasião, se apresentarão todos os segmentos embalados pela bateria do mestre Fred.

Vilage
As outras três escolas já apresentaram seus enredos e estão no processo de escolha do samba. Exceto a Vilage que como nos últimos anos faz um único samba com sua própria ala de compositores. A atual campeã levará o cinema para a avenida.

Saudade
A Unidos da Saudade apostará mais uma vez em um enredo com temática africana: “Oxum - Divina Mãe Padroeira; Senhora do Ouro e da Beleza”. A escola apresenta seus sambas concorrentes no próximo domingo, 6, a partir das 12h, no almoço da harmonia.

Alunos do Samba
O Alunão já apresentou seus sambas concorrentes. Seis seguem na disputa que terminará no próximo dia 26. Com enredo assinado pelo competente Alfredo Fraga, a escola promete surpreender mais uma vez contando a história da Estrada Real.          

Palavreando

“A poesia que circula em meu sangue não é minha. É resultado dos meus ancestrais. Nada que aqui está é meu. Mas cabe a mim cuidar, proteger, evoluir o que me entregaram”.

 

Foto da galeria
Concorridíssima a inauguração do Solar da Arte, no Cônego. Um casarão azul e branco foi totalmente transformado pela educadora Jane Ayrão que entrega a Nova Friburgo um espaço de exposições, oficinas, cursos e formação cultural. O espaço ficou pequeno para tanta gente numa movimentação atípica nos arredores do espaço.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.