Mais para 2018 do que para 2016

quinta-feira, 03 de agosto de 2017

Hoje é dia

  • do tintureiro
  • do rito brasileiro
  • do skate

O dia

Em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo saiu do porto de Palos, na Espanha, com três navios. Em 12 de outubro, ele chegaria à costa de San Salvador. O novo continente seria batizado mais tarde como América.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • TCU vai analisar ação do BNDES na compra da Cedae
  • Justiça autoriza preços diferentes para homens e mulheres em baladas paulistanas
  • 21% ainda dizem que exame de toque retal não é "coisa de homem"
  • F1: Mercedes e Ferrari devem manter pilotos para 2018
  • Crise com emissoras pode implodir a GfK no Brasil

Palavreando

Procura-se idealistas. Precisa-se de idealistas. Daqueles que sentem a alma ferida quando seus direitos são surrupiados.

Mais para 2018 do que para 2016

Ouvi a frase numa mesa de bar. “Estamos mais em 2018 do que estávamos em 2016”. Sabedoria de bar é a filosofia que se constrói pelos olhos do cotidiano. O ano correu e já passamos para a sua metade final. Agosto. Logo primavera para o calor do verão. 2018 é logo ali, enquanto 2016 se tornou distante. 2017 segue o seu curso.

O tempo corre cada vez mais veloz e nós cada vez mais impacientes com o próprio tempo. Para apressá-lo ou mesmo para tentar contê-lo, como se fosse possível. O tempo tem vida própria e segue seu curso, queiramos ou não. Igual para todo mundo, ainda que a percepção sobre ele nos diferencie no espaço.

Mais para 2018 do que para 2016 é quase um mais para lá do que para cá. Fato é que 2017 está aqui e agora na nossa frente. Já em seu oitavo mês. Agosto de Leão e injustamente intitulado mês de desgosto. Está ao nosso gosto.

Cinco meses apenas para virar o calendário e entrarmos em ano de Copa do Mundo e eleições. Sete já foram. O último quadrimestre na conta de alguns, os dois últimos bimestres na avaliação de outros. Tudo é uma forma de ver e sentir. Que os próximos 150 dias que nos separam de um novo ano possam ser novos dias de muita vontade, otimismo e mais do que esperança – realização!  

Dia do comércio

Como se tornou praxe nos últimos anos, o dia do comerciário, comemorado em outubro terá seu feriado antecipado para agosto. As lojas de Nova Friburgo, portanto, não abrem suas portas na segunda, 21 de agosto. O Dia do Comerciário de outubro é antecipado para a terceira segunda-feira de agosto porque não há outros feriados em agosto.

Feriados

Nos demais feriados do semestre, as lojas da cidade têm autorização para abrir. O que não é uma obrigação, abre quem quer. A adesão tem se mostrado bastante baixa nos feriados anteriores. Os próximos feriados são: 7 de setembro, Independência do Brasil; 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro, Finados; 15 de novembro, Proclamação da República; e 20 de novembro, feriado estadual de Zumbi dos Palmares.

Licitação folha de pagamento

Será na próxima quarta, 9, a licitação da folha de pagamento do Estado, com o objetivo de contratar instituição financeira para prestação de serviços bancários, incluindo o processamento da folha de salário dos servidores ativos, inativos e pensionistas das Administrações Direta e Indireta do Poder Executivo, arrecadação de tributos e pagamentos de fornecedores.

Caixa x Itaú x Bradesco

O aviso do pregão presencial, que será realizado por meio da modalidade maior oferta de lance tem preço mínimo de R$ 1,3 bilhão. Atualmente, a folha do Estado e serviços bancários, entre os quais pagamento de impostos como o IPVA, está sob a batuta do Bradesco. Os serviços também já ficaram com o Itaú, logo após a privatização do Banerj. Especula-se que três bancos disputarão a folha fluminense: o atual Bradesco, o antecessor Itaú e a Caixa.    

Foto da galeria
#OMelhorFriodoRio - O amanhecer no inverno. A névoa se dissipando nas montanhas na Vila Amélia
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.