Maio de todos

quinta-feira, 03 de maio de 2018

Hoje é dia

  • do Parlamento
  • do Pau-brasil
  • Nacional do Sertanejo
  • Mundial da Liberdade de Imprensa
  • do Sol

O dia

Em 3 de maio de 1933, as mulheres brasileiras foram às urnas pela primeira vez na história do país em uma eleição para a Assembleia Nacional Constituinte. Apesar do direito conquistado, ainda são muito poucas as mulheres ocupando cargos eletivos.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Polícia Federal mira 660 brasileiros com contas secretas na Suíça
  • Jacques Wagner não descarta PT como vice de Ciro e defende 'hora de ceder'
  • Candidatura de Dilma ao Senado amplia racha entre PT e MDB em MG
  • INSS convoca quase 60 mil para revisão do auxílio-doença
  • Estudo prova que jejum intermitente emagrece e prolonga tempo de vida

Palavreando

O infinito se faz no finito de cada instante. Eternidade é então uma infinidade de finitos reunidos.

Maio de todos

Maio sempre traz consigo a marca especial por ser o mês do aniversário de Nova Friburgo. Como uma pessoa, uma cidade também deve considerar o seu aniversário como festa por mais um ano, mas acima de tudo como período de reflexão sobre os passos dados e a se dar. O grande desafio é que para uma cidade isso deve ser feito do indivíduo para a coletividade. Ou seja, não há só uma reflexão, um só pensamento ou desejo e é a soma das reflexões e vontades que guiará a todos nós.

Mais importante que perguntar que cidade é Nova Friburgo, é se perguntar que cidade nós somos. Que cidade nós somos? Que cidade nós queremos ser? Nenhum período mais propício para tal do que na data de aniversário. Ainda mais um aniversário tão emblemático como dos 200 anos. Contestações históricas à parte, a data é emblemática e nos lança, a todos nós, numa viagem ao passado... E que história bonita temos. Mas só a história não nos levará à frente. É preciso reconhecer que nossa trajetória é especial e única. Mas é necessário usar essa história de inspiração e não como amarra saudosista que não nos tira do lugar em que estamos. A ânsia por avançar é o que fez com que nossa história se escrevesse da forma como se escreveu. Inovadora por vocação.

Recuperar o papel de liderança regional e de vanguarda é, portanto, o primeiro passo para iniciar o futuro friburguense paralisado há algum tempo. Nova Friburgo tem potencialidades incomuns e um destino que nos grita: ser grande! Grande para as pessoas. Com liberdade que nos conduz a um compromisso de responsabilidade pela qualidade de vida de todos.

Para que não apenas maio seja de todos, mas o ano todo, se faz necessário levante de autoestima, consciência da responsabilidade de cada um para com todos e olhar para além das montanhas para que as montanhas não sirvam de muros para nossas utopias. Que as montanhas nos protejam, mas não nos aprisionem em ilhas voltadas para nossos próprios umbigos.

É preciso sonhar! Um por todos e todos por nossa Friburgo! Para que a cidade de todos os povos, seja também para todos os povos.

Ocupação hoteleira

De acordo com a Associação Brasileira de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH) a ocupação do feriadão do trabalhador deste ano ficou acima da registrada em 2017. No ano passado, a média foi de 68%, e, este ano, subiu para 71%. Da maior parte dos turistas que se dirigiu ao interior do estado, 90%, é proveniente do Rio de Janeiro. Petrópolis e Paraty atingiram 100% de ocupação. A região de Penedo também teve destaque. Já Cabo Frio, Búzios, Teresópolis e Nova Friburgo ficaram entre as que ultrapassaram metade de ocupação.

Drone ambiental

Um drone. Essa é a nova ferramenta que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) quer utilizar para monitorar o desmatamento ilegal. Após uma primeira experiência, em abril, no Parque Estadual da Ilha Grande, na Costa Verde, a ideia é ampliar o uso dessa tecnologia para outras áreas do estado.

Construções irregulares

Um dos objetivos é usar o drone em territórios onde não há segurança para os agentes, em que se formaram condomínios irregulares ou se tem extração de pedra e saibro sem autorização, por exemplo. O uso do equipamento em unidades como a da Região Serrana estão previstas para a partir de agosto. O equipamento foi comprado com recursos de compensação ambiental.

Telefonia móvel

Nova Friburgo e as cidades do interior do estado localizadas em áreas com DDDs 22 e 24 passaram a ter acesso, nesse mês, a um novo serviço de telefonia: o Correios Celular. O serviço é oferecido por meio de chips pré-pagos, adquiridos e recarregados tanto em agências quanto no site dos Correios. Entre os benefícios oferecidos estão o uso gratuito do WhatsApp e planos de internet de 30 dias, que não cortam a conexão após o consumo da franquia contratada.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.