Liberdade, liberdade para a felicidade

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Hoje é dia

  • do doente
  • do propagandista de laboratório
  • da liberdade de pensamento
  • da liberdade
  • Nacional dos povos americanos
  • do representante da indústria farmacêutica

O dia

Completam-se hoje, 14, seis anos que entrou em vigor a lei que criou o divórcio direto no Brasil. A medida acabou com os prazos necessários para o pedido de divórcio. Antes, para se divorciar, o casal precisava esperar um ano depois da separação formal (judicial ou no cartório) ou dois anos depois da separação de fato (quando o casal deixa de ter vida em comum).

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Puxada por televisores, venda de eletrodomésticos no país cai 16% no ano
  • Caixa se prepara para reduzir juros de financiamento habitacional
  • Primeira viagem do VLT da rodoviária Novo Rio ao aeroporto Santos Dumont dura 50 minutos
  • Portugal convoca menino que consolou francês para campanha sobre amizade
  • Band terá Ana Paula Padrão na cobertura das Olimpíadas

Palavreando

Tenho fome, mas descarto a voracidade que pode me tornar feroz.

Liberdade, liberdade para a felicidade

Haverá o dia que não gerará polêmica, tampouco expectativa ou indignação qualquer cena no cinema, no teatro ou na televisão sobre amor entre duas pessoas do mesmo sexo.

Mais do que nas artes, que apenas reproduzem aquilo que acontece na vida real, não gerará qualquer tipo de constrangimento, no dia a dia, duas pessoas se gostarem e demonstrarem isso, independente de suas escolhas de gênero.

Neste dia, poderemos dizer que a sociedade considera justa toda forma de amor, exatamente como canta Lulu Santos em um de seus grandes sucessos.

Enquanto este dia não chega, é necessário celebrar os avanços na legislação, nos veículos de comunicação e até mesmo nas religiões. É sabido que a resistência antecede a aceitação.

Ainda se faz necessário resistir ao discurso de ódio e enfrentá-lo é essencial, porque o preconceito mata. Leva não só à morte física, mas também à morte em vida. Avançar. Estamos evoluindo como pessoas, porém estamos longe como coletivo.

Na primeira vez que a televisão brasileira mostrou um beijo entre pessoas do mesmo sexo, na novela “Amor e Revolução”, no SBT, houve comemoração de militantes da causa e com razão.

Mais celebrado ainda foi o primeiro beijo entre dois homens na Globo. E, mais uma vez, a Globo acerta em “Liberdade, liberdade” com a primeira cena de sexo entre dois homens. Em todas, o acerto se deu pela sensibilidade das cenas, por serem extremamente poéticas, sem qualquer tipo de apelação.

Retrataram mais o amor do que o desejo puro. Como deveriam ser também todas as cenas que envolvem as chamadas relações convencionais ou tradicionais. Convencional é o amor, seja como for, por quem forem.

Há ainda uma longa caminhada para o respeito à diversidade de gênero. Levará tempo para que textos como esse não pareçam polêmico ou façam o editor pensar se deve publicar ou não.

Mas é válido reconhecer avanços nas artes, ainda que com extremo pudor, na sua tarefa educativa. Colabora de sobremaneira para que sejamos mais humanos e contemplemos dias em que todos serão livres para alcançar a felicidade. Liberdade, liberdade para o amor!

ICMS Verde (1)

Cachoeiras de Macacu lidera o ranking provisório do ICMS Ecológico 2016 no estado do Rio. Segundo o Índice Final de Conservação Ambiental (IFCA) – Provisório, publicado pela Fundação Ceperj, as outras cidades que mais devem pontuar são Silva Jardim, Mesquita, Rio Claro, Nova Iguaçu, Magé, Miguel Pereira, Quissamã, Itatiaia e Petrópolis.

ICMS Verde (2)

Nova Friburgo foi o 15º colocado no ranking. O tributo premia a adoção de iniciativas e políticas de proteção ao meio ambiente. A lei estabelece que as prefeituras que invistam na preservação ambiental recebam o maior repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Após o prazo para recursos, 26 de agosto, o Índice Final de Conservação Ambiental será recalculado e publicado.

Correios nas Olimpíadas (1)

O Procon Estadual abriu uma investigação para apurar os motivos de os Correios terem anunciado suspensões e alterações em seus serviços durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Segundo a estatal, entre o próximo dia 28 e 19 de setembro, estarão suspensas as postagens de Sedex 10, Sedex 12 e Sedex para entregas na Região Metropolitana do Rio, e desta região para qualquer destino.

Correios nas Olimpíadas (2)

Também estarão suspensas a entrega e a coleta domiciliar de encomendas, malotes e cartas registradas nos endereços em torno das arenas e provas de rua no período em que estarão interditados. Além disso, haverá atrasos de até três dias úteis nos prazos de entrega de outros serviços. O Procon-RJ pede para que os Correios apresentem o plano de contingência e justifiquem o motivo de a prestação do serviço ser afetada em toda a Região Metropolitana.

Foto da galeria
O espetáculo das cerejeiras. Floridas encantam e chamam a atenção até dos mais desatentos. Mais uma bela foto de Pedro Bessa. Lembrando que neste domingo, 17, tem a tradicional Festa das Cerejeiras, o Hanami, em Florândia da Serra, Conquista.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.