Levante sua voz!

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Pelos próximos meses, a jornalista Laiane Tavares assina a coluna no lugar do titular Wanderson Nogueira. A Justiça Eleitoral determina que candidatos nas Eleições 2018 não podem apresentar, participar ou dar nome a programas de rádio e TV. A regra não se aplica aos órgãos impressos. Mesmo assim, o colunista e A VOZ DA SERRA, em comum acordo, optaram pela alteração neste período. Wanderson Nogueira volta a assinar o Observatório em outubro, após o período eleitoral.

Hoje é dia

  • do motociclista

O dia

Em 27 de julho de 1921, dois pesquisadores da Universidade de Toronto isolaram pela primeira vez o hormônio fabricado nas células do pâncreas: a insulina. Com a descoberta passou a ser possível controlar oa diabetes. A novidade, que recebeu o prêmio Nobel de medicina, livrou milhares de pessoas do sofrimento e até hoje é o método mais eficiente de controle da doença.

Palavreando

“Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar”.
(José Saramago)

Observando

Cinco notícias que talvez você não tenha visto:

  • Ex-PM suspeito usará amigos em bar como álibi no caso Marielle
  • Ambientalistas encontram 114 pinguins mortos em praias de Florianópolis
  • TRE-RJ mantém inelegibilidade de Rosinha Garotinho
  • Revisão garante correção de até 78% nas aposentadorias antigas
  • Supremo acolhe pedido do estado do Rio e mantém desconto previdenciário de 14%

Levante sua voz!

Sabe quando parece que só coisas ruins acontecem no mundo e que o mal está avançando e nos vencendo a cada batalha? Isso não é real. É só uma sensação gerada pelas notícias que cruzam o nosso dia, principalmente nas redes sociais, ou pelo que escolhemos ver, às vezes tendemos olhar aquilo que vá de encontro com o que queremos respaldar, criamos a bolha e ficamos presos à ela.

Eventualmente estaremos saturados daquele espaço, mas nem perceberemos o quão pequeno ele é. Vai parecer que o mundo é aquele microuniverso onde estamos entre iguais, e se estivermos todos sem esperança neste lugar, vai parecer mesmo que o mundo não tem mais jeito. Mas todo dia tem milhões de pessoas dando jeito no mundo.

Essa semana uma delas furou a bolha de muita gente através de um vídeo viral. Uma sueca entrou no avião e descobriu que no mesmo voo que ela, havia um homem do Afeganistão sendo deportado da Suécia. Então, ela se levantou e impediu que o avião decolasse. Quando fez isso foi questionada por um turista que disse: mas são as leis do seu país. E ela disse a ele o que devemos dizer a nós mesmos todos os dias: sim, e eu não concordo, estou tentando mudar as leis do meu país.

O rosto, cada vez mais avermelhado daquela mulher, deixava claro que não estava sendo fácil ficar de pé ali diante de várias pessoas que não se importavam, mas ela não se dobrou. Naquele dia o refugiado do Afeganistão não foi deportado, não voltou para um país em guerra. Talvez, no dia seguinte, sem a coragem daquela mulher, a covardia tenha vencido.

O mundo pode parecer um lugar ruim, mas entre o que parece e o que é, o que fará diferença serão as nossas ações. Cada uma e cada um de nós só precisa ter força suficiente para enfrentar uma vez o mal, somos tantos, o bem ainda pode vencer. Diante de uma situação de injustiça, levante-se.

Martin Luther King tinha muitas esperanças, e lutou durante toda sua vida por elas. Ele não tinha medo, tinha sonhos. Infelizmente o mal atravessou seu caminho, ele não se dobrou e por isso ainda é uma semente. Mas Luther King tinha um receio, você já deve ter lido, é famoso e uma vez ou outra também viraliza nas redes: “O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que me preocupa é o silêncio dos bons”.

O que é ruim no mundo conta com o nosso silÊncio para prevalecer. Grite no voo, na rua, no trabalho, na igreja, na loja, na escola. Onde estiver, levante sua voz e não permita que o mal avance.

Sarampo no mundo

Até o último dia 20, a região das Américas contabilizou 2.472 casos confirmados de sarampo, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O número é mais de seis vezes superior ao registrado até 6 de abril, quando haviam 385 casos confirmados, o que, de acordo com a entidade, demonstra a velocidade de propagação da doença. Em dados recentes, a Organização Mundial da Saúde divulgou os números do sarampo no mundo: foram registrados 173.330 casos, no período de um ano houve aumento de 41 mil casos.

Sarampo no Brasil

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, no Brasil o número de infecções, em dados contabilizados até o último dia 17, foram de 822. Os estados do Amazonas e de Roraima são os mais afetados, com dois surtos da doença. No Rio de Janeiro, 14 casos já foram confirmados. Do dia 6 ao dia 31 de agosto acontecerá por todo o país a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a pólio. A ação envolve todos os postos de saúde do Brasil e tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos. O dia de mobilização nacional – o chamado dia D – acontecerá em 18 de agosto, um sábado.

Foto da galeria
Um passeio que sempre garante os melhores registros: Pedra do Cão Sentado, por Camila Chagas, no Instagram oficial da campanha ‘O melhor frio do Rio’.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.