Jô e Silvio: grande encontro

terça-feira, 11 de abril de 2017

Hoje é dia

  • do obstetra
  • da parteira
  • da Carta Régia
  • do cosmos
  • da intendência do Exército

O dia

Em 12 de abril de 1633, Galileu Galilei foi condenado por heresia pela Inquisição, porque criticou e contestou o sistema aristotélico, defendido pela Igreja Católica. Ele passou o resto da vida em prisão domiciliar.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Tribunal reforça segurança de Marcelo Brêtas, braço da Lava-Jato no RJ
  • Presidente do STF mostra preocupação com reforma política momentânea
  • Liberado 100% de capital estrangeiro nas empresas aéreas
  • Itamaraty investiga fraude na emissão de vistos em embaixada no Paquistão
  • Semis da Taça Rio dão prejuízo de R$ 764 mil a times. Ferj lucra R$ 100 milhões

Palavreando

Sem paixões e repleto de encantamentos, como cronista de mim mesmo, quem sabe eu não vire pintor de meus textos? Desenhe as frases que escapolem de meus papéis.

Jô e Silvio: grande encontro

Um dos meus álbuns musicais prediletos é O Grande Encontro, que reúne Zé Ramalho, Elba, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. Quando grandes nomes se encontram, mais do que o inusitado ou incomum, há uma catarse que emociona.

O encontro de Silvio Santos e Jô Soares, no Troféu Imprensa exibido na noite do último domingo, foi um dos momentos recentes mais emocionantes da TV brasileira. Diria não só emocionante, como histórico. Mais marcante, inclusive, que a despedida de Jô no seu último Programa do Jô na Globo, em dezembro passado.

Jô não conseguiu entrevistar Silvio Santos como queria naquela última edição e a ida dele ao SBT acabou sendo um retalho do que poderia ter sido a histórica entrevista. Com muito afeto de ambas as partes, os ídolos se reconheceram como grandes amigos. O Jô, que era grande comediante, pelas mãos de Silvio, se tornou o maior entrevistador do País. O agradecimento desnecessário, mas vital, é o que faz de Jô ser o Jô. E o jeito nada vaidoso de Silvio em receber o reconhecimento é o que faz Silvio ser o Silvio.

Outros instantes do Troféu Imprensa também merecem destaque, como o depoimento de Celso Portioli ao professor Silvio Santos. Nem sou muito fã do trabalho de Celso Portioli, mas cabe o reconhecimento ao espaço que ganhou, da forma que ganhou. A história contada serve como exemplo de gana e insistência em batalhar por seus sonhos, mesmo que se tenha de começar do zero, como ele revelou.

Essas histórias servem para mostrar que mesmo grandes artistas e ícones são pessoas comuns como qualquer outra. E, mais do que isso: quando se olha para o sucesso de uma pessoa, as pessoas torcem o nariz ou aplaudem sem saber tudo o que ela passou ou se dedicou para estar ali. Nunca olhe apenas para o momento de ápice de alguém, mas perceba que a história nunca começa no ápice. Algo foi construído, muitas das vezes com enormes sacrifícios para se chegar ali.

Uerj (1)

Com as aulas retomadas, a Uerj funciona mesmo sem as condições adequadas de estrutura e com salários atrasados em três meses. O atraso também ocorre com as bolsas de estudantes e pesquisadores. Nesse cenário, semanalmente devem ter reuniões da Associação de Docentes da Uerj para avaliar e definir junto com os professores paralisações e até mesmo uma greve por tempo indeterminado.

Uerj (2)

Uma nova assembleia de professores sobre a greve está prevista para a próxima terça, dia 18. Se os docentes estão nas atividades, apesar de todos os problemas, os técnico-administrativos estão em greve desde o início do ano. Mesmo assim, a universidade retomou as aulas. Ao todo, a universidade possui 84 cursos de graduação, dois deles em Nova Friburgo.

Peixe caro (1)

O prato principal da Semana Santa, o peixe, está até 15% mais caro em relação ao ano passado. Os preços de outros produtos consumidos na Semana Santa também subiram acima da inflação. Levantamento da Fundação Getúlio Vargas do Rio mostra que pelo menos quatro produtos que costumam ter muita saída no período de Páscoa sofreram reajustes acima da inflação no intervalo de um ano.

Peixe caro (2)

O vinho subiu quase 10%. Bacalhau, bombons e chocolates, mais de 5%. O peixe foi o que mais encareceu, quase 16% mais caro. Em Nova Friburgo, o aumento acompanha a tendência, com o agravante do transporte, já que o município é forte apenas na produção de trutas. 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.