Janeiro se vai...

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Hoje é dia

  • dos trovões

O dia

Em 19 de janeiro de 1982, morria Elis Regina, uma das maiores cantoras da história do Brasil. Sua morte causou grande comoção nacional. Ela faleceu aos 36 anos de idade, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína e bebida alcoólica.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Pesquisa revela que má qualidade do transporte público aumenta opção por carro
  • Ala jovem do MDB pedirá expulsão de Cunha e de Cabral
  • EUA apuram conexão de grupo paulista com ala do Hezbollah
  • Beckham irá lançar linha de cosméticos para homens
  • Pela 1ª vez no BBB, áudios da direção serão transmitidos

Palavreando

Escolhemos errado pela inexperiência, escolhemos impensadamente pelas paixões, escolhemos certo pelo exemplo alheio, deixamos de escolher por malditos medos e crenças de que não é possível ou de que não é a hora certa. E, deixar de escolher já é uma escolha!

Janeiro se vai...

Com muito sol, alguma chuva e bastante calor, os dias do 1° mês do ano correm como se disputassem uma Olimpíada com os demais meses. Fevereiro, março, abril e todos até dezembro terão que ser bons para derrotar janeiro que literalmente sai na frente. Mas, se eu fosse janeiro, não subestimaria os demais. Para frente tem carnaval, Copa, eleições, compras: dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia das crianças, Natal. É compra para a família inteira.

Janeiro leva suas vantagens sobre os outros: é um mês de férias para a grande maioria. E você, tendo ou não tirado férias nesse mês, vai concordar comigo: férias passam muito rápidas e sempre fica aquela sensação de que poderia durar um pouquinho mais. Seria tão bom, né? Pois é! Janeiro corre demais!

Mas janeiro também é mês para fazer as contas e calcular todos os impostos que tem que se pagar: IPVA, IPTU, taxas e mais taxas. Impostos que raramente voltam em seu benefício. Vem o material escolar, o cartão de crédito com as compras de Natal.

De férias ou não, você dorme de menos e assim janeiro corre demais. E você anseia dias melhores, menos atribulados, talvez. Você quer paz, mas se enrola em novos trabalhos cada vez menos rendosos. Assume mais compromissos e cada vez tem menos tempo. E, à medida que envelhece o tempo passa mais rápido e fica aquela sensação de que este janeiro passou mais rápido do que janeiro passado e que fevereiro será, como o é, pelo menos na contagem de dias, mais curto e por isso mais rápido que janeiro. Faz promessas de dietas, academia e outras mais e diz: “mês que vem eu faço aquela dieta”. Até porque, fazer dieta em fim de ano e em janeiro é loucura. Mas aí vem Carnaval, Páscoa, aniversários e mais aniversários, festas e a dieta fica para o ano que vem. Por que esse já está indo.

E assim, será fato: janeiro se vai, fevereiro logo já terá ido também e quando chegar dezembro você nem lembrará que leu este texto até o fim.

Self-service

Os restaurantes self-service não podem mais cobrar taxa de serviço. É o que determina lei estadual que passou a valer nesta semana. A nova norma proíbe os restaurantes self-services de cobrarem taxa de serviço, geralmente um valor que equivale a 10% da conta. Os estabelecimentos que não cumprirem o que determina a resolução poderão ser interditados.

Novas regras

No caso em que os clientes fizerem algum pedido diretamente para os garçons, como refrigerantes, por exemplo, a taxa poderá ser cobrada. Entretanto, o percentual será calculado apenas em cima do produto servido à mesa pelo profissional.

Hotéis carnaval

O setor hoteleiro do Rio de Janeiro está otimista quanto à ocupação para o Carnaval. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Estado do Rio (ABIH-RJ), a expectativa é de que nestas férias a taxa média alcance 70% contra os 55% registrados no ano passado. Para o Carnaval, espera-se atingir 85%. A ideia é integrar cada vez mais a capital com o interior, induzindo o turista a esticar a visita e a estadia.

Redução no valor das diárias

Um dos fatores relacionados ao crescimento da ocupação seria o valor das diárias. Segundo levantamento da Associação de Hotéis, as diárias tiveram uma queda de aproximadamente 15% em relação ao mesmo período do ano passado, ajuste considerado natural em função do aumento de pelo menos 20 mil novos quartos de hotéis.

Feminicídio

O Estado do RJ é um dos primeiros a conseguir destacar nas suas estatísticas de segurança pública, a violência contra a mulher. A criação do subtítulo feminicídio nos registros de ocorrência da Polícia Civil, para os casos de homicídio contra a mulher trouxe números graves. No último ano ocorreram 76 assassinatos de mulheres por motivo de gênero. Os registros apontam também 268 tentativas do mesmo delito.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.