Colunas
Jaburu - o bom mineiro Friburguense
Hoje é dia
- de Tiradentes
- Nacional das polícias Militar e Civil
- do metalúrgico
- da latinidade
- Nacional pela paz no trânsito
- da união nacional
O dia
Em 21 de abril de 1993 um plebiscito aprovou a continuidade do regime presidencialista no Brasil.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Renan critica Cunha por interferência no impeachment no Senado
- Dilma decide ir aos Estados Unidos e planeja denunciar 'golpe' em fala na ONU
- Gasto do brasileiro no exterior cai 14% em um ano
- E-mail revela que CBF foi "forçada" a parar de financiar campanhas políticas
- Após reclamar da Record, Geraldo Luís é suspenso
Palavreando
O mal do século não é o acúmulo de ódio, tampouco de amor. O mal do século é a indiferença.
Jaburu - o bom mineiro Friburguense
Ícone da cultura e da alegria. Um gênio. No bolso, sempre uma piada. No rosto, sempre um sorriso contagiante. Nas mãos, sempre versos de uma poesia. Um encontro com Jaburu sempre tinha uma piada, uma poesia e, por conseguinte, muitas alegrias. Encontrar com Jaburu era a certeza de sair mais leve para continuar o dia.
Leveza. O sentimento que não resume Jaburu, mas que contempla a sua passagem. Ele cumpriu com seu destino de trazer mais leveza ao mundo. E quis que fosse em Nova Friburgo seu pedacinho de mundo para se desdobrar e sacramentar sua missão.
Leveza pela arte que trazia, leveza pelas brigas que comprava, leveza quando saltava nas bolas quando goleiro do tempo glorioso do futebol friburguense, leveza é o que deixava nesses esbarrões cotidianos.
Quando alguém tão importante como Jaburu se vai, muito se fala da perda. Pela perspectiva inspirada no próprio Jaburu eu falaria sobre o tanto que ganhamos com a sua existência e o que a sua existência deixa de legado.
São peças teatrais, são os monumentos - símbolos e pontos turísticos, o culto à arte e à história com os reconhecimentos a personagens reais marcantes, o museu de papel machê, o Gama (Grupo de Arte, Movimento e Ação) e, acima de tudo, esse olhar positivo e de levante de autoestima que Nova Friburgo tanto precisa.
Jaburu buscou levantar a autoestima dessa cidade como ninguém. Com sua mineirice de menino moleque atrevido, mas acima de tudo com sua paixão pelas coisas de Nova Friburgo que não tinha como não se apaixonar por ele.
Espécies raras no Parque dos Três Picos (1)
O Inventário Florestal do Estado do Rio de Janeiro trouxe um fato inusitado e animador: no Parque Estadual dos Três Picos foram identificadas espécies que não eram vistas há quase 150 anos. O levantamento das espécies endêmicas, exemplares que só vivem em uma determinada região geográfica, serve de base para a criação de ações para a conservação da Mata Atlântica e seus ecossistemas no território estadual.
Espécies raras no Parque dos Três Picos (2)
Ao todo, foram encontradas 904 espécies endêmicas, sendo que 53% possuem algum grau de ameaça. Foram mais de 260 pontos visitados, em 79 municípios. O levantamento foi feito por profissionais das áreas de engenharia florestal e biologia. Previsão é de que o trabalho seja concluído até o fim deste ano.
Turismo (1)
Empresários de 23 municípios turísticos do estado, entre os quais Nova Friburgo, participarão de uma pesquisa de mercado a ser realizada ao longo dos próximos 12 meses. O levantamento, denominado “Clima Empresarial do Turismo no Estado”, quer identificar as principais variáveis da conjuntura econômica e compor relatórios de monitoramento quanto ao desempenho nos setores de alimentação, transportes, meios de hospedagem, lazer e agências de viagem.
Turismo (2)
As respostas obtidas por meio das coletas trimestrais serão analisadas e comparadas a cada período de referência – trimestre atual, anteriores e posterior – e os dados ajudarão a compor diagnósticos de mercado. O compromisso é com o sigilo absoluto. Ao fim do processo, os participantes terão acesso a um relatório conjuntural produzido a partir desta ótica empresarial e de cenários macroeconômicos do turismo em âmbito nacional e no estado.
Fiscalização no feriadão
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) está com operação especial para o feriado prolongado de Tiradentes. A fiscalização tem o objetivo de coibir o transporte de passageiros sem autorização. Agentes do Detro e da PM atuam juntos. Além da operação de inteligência, o Detro utiliza as denúncias para direcionar as ações de fiscalização. Os cidadãos podem enviar informações por meio do WhatsApp Fale Detro pelo número (21) 98596-8545.
Ceasa Friburgo
A Ceasa de Nova Friburgo atingiu volume recorde de produtos para negócio com 23.412 caixas. Atualmente, Nova Friburgo produz e negocia 118 itens, entre eles legumes, frutas, hortaliças e outros. Há 30 anos, a Ceasa concentra um grande volume de negócios e chegou a ser considerada o maior mercado do gênero na América Latina.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário