Invenções poéticas - 22 de outubro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Há duas formas de encarar a vida. Uma é achar que se pode fazer poesia de tudo, a outra é acreditar que todas as coisas já são poéticas por si só. E a vida pode ser mais fácil ou mais difícil. Os dias podem ser mais bonitos ou mais feios. Tudo é uma forma de interpretação. Tudo depende do seu ponto de vista, de modo que toda moeda tem dois lados, sem que necessariamente sejam extremos, mas nunca exatamente iguais. Não há nada igual, nem uma lágrima, tampouco um sorriso. O motivo do choro ou da risada pode ser o mesmo, mas cada um tem seu próprio jeito de chorar e de sorrir e ainda assim o choro e o sorriso de ontem jamais se repetirá, ainda que perante a mesma situação. Cada momento é único, cada condição é um milagre e milagres acontecem uma só vez.

O sol que pesa nas costas de um pode ser alívio para outro. A chuva que castiga pode ser benção para quem vive da terra. O vento que incomoda também pode ser refresco. A pressa que cansa pode ser a necessidade de quem precisa chegar rápido a algum lugar. Assim, o que é bom para um pode não ser bom para o outro, o que um necessita pode não ser a...

Há poesia em todos os lugares, há versos em todos os olhos que almejam coisas diferentes, mas a poesia, para ser poesia, independe de enredo. Tudo é poético, até a tristeza e a melancolia. A felicidade e a nostalgia. A esperança e a incerteza também. Agora, se tudo não passa de invenções poéticas, quem inventou a poesia e quem tratou de esquecê-la?

(...)

Somos tão seguros, que nos esquecemos de tirar os pés do chão. Somos tão medrosos, que estancamos na paralisia de estar e ficar, quando podemos ir. Podemos voar... Basta deixar as asas da poesia nos conduzir. Não, não, as asas da poesia não nos levarão à Terra do Nunca ou a mundos incríveis e inventados em livros e contos, mas nos farão enxergar toda a maravilha que é este mundo aqui, todas as mágicas que estão aqui, ao nosso alcance, ao nosso redor, nos braços...

Leia na íntegra, amanhã, 23, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA

Busão do Brasil (1)

Terminou nesta semana, de forma um tanto despercebida, o reality show da Band, que tinha uma friburguense, Teca. Também passou despercebida a eliminação dela no programa, ocorrida na semana passada. A friburguense, que entrou no Busão por ter vencido uma promoção de um dos patrocinadores do reality, foi a última eliminada, ficando a um passo da grande final.

Busão do Brasil (2)

Teca foi eliminada justamente quando o ônibus chegou a seu penúltimo destino, o seu estado natal, o Rio de Janeiro. O vencedor foi o piauiense Mário, que arrebatou o prêmio de R$ 1 milhão. Infelizmente, o programa não atingiu bons índices de audiência. Para nós, fica o registro da participação de Teca, moradora das Braunes, a primeira friburguense a participar de um reality show em rede nacional de TV.

Telefone fixo

A Anatel autorizou o aumento nas tarifas de telefonia fixa da Oi em até 0,6596%. A cesta local é composta pelas tarifas de assinatura e de minuto. Já a interurbana engloba 16 degraus tarifários, que variam de acordo com a distância e o horário. O reajuste deve ser divulgado pela empresa 48 horas antes de implementar os novos valores. O cartão com créditos para orelhões também aumentará, cerca de 0,5%.

Financiamento de cursos superiores (1)

A partir de agora, alunos de baixa renda não precisarão mais ter fiador na hora de pedir o crédito estudantil para cursar uma faculdade particular. A medida vale para quem possuir renda familiar mensal per capita de um salário mínimo e meio ou estiver matriculado em um curso de licenciatura. Os financiamentos variam de 50% a 100% do valor da mensalidade.

Financiamento de cursos superiores (2)

Também podem dispensar o fiador os bolsistas parciais do ProUni. Para que o estudante tenha acesso ao financiamento, será preciso que a instituição de ensino tenha aderido ao fundo. Essa adesão é voluntária. A adesão das faculdades já foi iniciada. Contratos antigos que já têm fiador não poderão entrar no novo fundo garantidor.

Escola de Enfermagem

Terminam hoje, 22, as inscrições para o processo seletivo para o Curso de Técnico e Auxiliar de Enfermagem da Escola de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima. São 130 vagas, distribuídas nos turnos da tarde e da noite. Os interessados devem se dirigir à sede da escola, na Rua General Osório, 324, até às 19h. A prova será aplicada no dia 21 de novembro.

Sexta (1)

O destaque desse início de fim de semana fica por conta da apresentação de Rita Ribeiro, 20h, no Teatro Municipal. Para quem pretende cair na noite, a Prime realiza a warm-up da festa do colonizador do Country, que acontece no dia seguinte. Na Emporium, muita música eletrônica com a festa Aquarium. No Mais 1, Os Bartira. 18 ANOS

Sexta (2)

Ainda nesta sexta, 22, o Sesc Nova Friburgo realiza o Festival Infanto-Juvenil Sesc de Dança. A quadra do Sesc será ocupada por escolas de dança da cidade e de Teresópolis, com apresentações a partir das 19h, com entrada franca. O festival prossegue até amanhã, 23. LIVRE

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.