Colunas
Internet ruim e cara por muito mais tempo
Hoje é dia
do contato publicitário
do despachante público
da iluminação
do lixeiro
nacional da alimentação na escola
O dia
Em 21 de outubro de 1805, a frota inglesa comandada pelo almirante Nelson venceu a frota combinada franco-espanhola na Batalha de Trafalgar. Nelson morreu meia hora antes do fim do combate, que acabou com as esperanças de Napoleão de invadir a Inglaterra.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Estado autoriza CCR Barcas a cortar serviços e viagens para Niterói
- Empresas mostram os testes feitos para 5G no Brasil
- Titanossauros da América do Sul migraram para Austrália pela Antártida
- Tóquio é eleita a melhor cidade para se visitar
- Brasil vai a 3º no ranking da Fifa; Argentina lidera, seguida por Alemanha
Palavreando
Pescar estrelas, por mais divertido que possa parecer, um dia perde a graça, afinal, não se pode tirá-las da imensidão azul.
Internet ruim e cara por muito mais tempo
Enquanto é dada publicidade aos testes feitos pelas operadoras para a implantação do 5G no Brasil, o usuário na ponta sabe que os serviços são muito ruins de uma maneira geral. Mais do que isso: são caros. Diga-se de passagem, a internet no país é uma das mais caras do mundo.
E o cenário não deve mudar a curto prazo. Realistas, mas desmotivadoras são as declarações do novo presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que regula o setor, Juarez Quadros. Ele reconheceu o problema, mas atribuiu os altos custos às tributações impostas ao serviço de telecomunicações. Mudanças? Nenhuma. Ele culpa a atual situação econômica do Brasil para a manutenção do cenário.
Quanto à qualidade, o mesmo discurso de sempre que parece mais como proteção às empresas do que propriamente ao consumidor que paga integralmente para legalmente poder receber somente 40% pelo serviço que paga.
Ele defende que não interessa a agência aplicar multas, mas sim incentivar e orientar as empresas para que elas tenham critérios, programas e sistemas que propiciem que a origem dos problemas seja evitada. No discurso do se antecipar aos problemas — tudo bem. Mas na prática....
O pior de tudo é que o Brasil caminha para piorar ainda mais o que já é ruim, com a proposta de limitar a internet, acabando com a fixa. Pagar pelo que se consome. A limitação é proibida na Alemanha, por exemplo. Aqui, se quer permitir. Por quê?
Som alto em carros (1)
Motoristas que deixarem som em volume alto em seus veículos poderão ser multados em R$ 127,69. A infração passou a ser considerada grave e pode render a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caberá aos agentes de trânsito, registrar esse tipo de infração. A resolução não define qual seria o volume ideal.
Som alto em carros (2)
Diz apenas que a autuação vale para os condutores que forem pegos “com som automotivo audível pelo lado externo do veículo, independentemente do volume ou frequência, e que perturbe o sossego público, em vias terrestres de circulação”. Faz ainda uma exceção a ruídos produzidos por componentes obrigatórios do próprio veículo, bem como veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade.
Plano estadual de leitura
Estão abertas as inscrições para a formação do Grupo de Trabalho que viabilizará a construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, uma iniciativa que deverá contar com a parceria de outras secretarias de estado e a participação de todos os segmentos da cadeia do livro e da literatura. O grupo de trabalho deverá contar com representatividade de todo o estado. As inscrições podem ser realizadas no site www.cultura.rj.gov.br.
InterTV solidária (1)
A InterTV acaba de lançar o projeto “Produtora Solidária” em Nova Friburgo. O objetivo é promover ações de filantropia, causas sociais e humanitárias. Ao todo, são 21 produtoras da área de cobertura da InterTV, sendo seis de Nova Friburgo. A ideia é que cada produtora participante produza vídeos com foco nas causas sociais de entidades dos municípios participantes, dando mais visibilidade aos seus eventos e campanhas.
InterTV solidária (2)
A expectativa é que, com mais divulgação, haja reflexo no aumento de visitas e arrecadação de verbas ou doações. Uma vez por mês, em rodízio, uma das produtoras será ativada para produzir um vídeo de filantropia. A Inter TV irá veicular gratuitamente o vídeo de 15 a 10 dias antes do evento para potencializar a campanha ou a festa da entidade. O tipo de ação é semelhante ao que A VOZ DA SERRA promove regularmente.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário