Colunas
Inspiração - 17 de dezembro.
Há dias em que a gente acorda sem a vontade de acordar. Não por preguiça ou porque a manhã interrompeu um sonho bom. Mas pela falta de vontade em insurgir na loucura das horas que se prometem. Isso acontece com todos e ninguém tem a exclusividade da percepção de que falta algo ou que o ânimo escapa. Há a obrigação de levantar e encarar a labuta. É geralmente nesses dias sem inspiração que apenas vagamos. Vagamos sem nos conectar com os átomos que nos circundam.
(...)
A vida só é uma linha reta na corda bamba do cotidiano. Nada é constante: nem a dor, nem a alegria. O tempo ilustra bem isso: depois do sol, a chuva; depois da tempestade, a bonança.
E é preciso saber se equilibrar para sobreviver, sabendo que uma queda e outra não matam, ainda que arranhem. Você vai sobreviver. A gente apanha para aprender o dom de acariciar. A gente teme para...
Mas se pudéssemos escolher, optaríamos por estar sempre apaixonados. A paixão move tudo e faz mudar nossa visão de mundo. Mexe com nosso âmago, com nossa entranha mais profunda que, estranha, passa a ser completamente perceptível. A paixão transforma as pessoas, tanto quanto a falta dela. É a ausência dela que corrói o espírito, descolori os dias, nos prende à cama numa angústia sem ansiedade. Se a paixão nos planta a emoção, a carência da emoção nos rouba a intensidade que nos faz inspirados.
(...)
Apaixonados, colhemos inspiração na flor que nasce, assim como na pétala que se desprende do broto e alça o seu vôo suicida. Apaixonados, encontramos inspiração no olhar perdido do amigo, assim como no seu sorriso de canto de boca que disfarça a pequena vergonha pelo flerte fracassado. Apaixonados, descobrimos inspiração no cinza dos prédios, no verde dos bancos da praça, nas cores do arco-íris, na infinidade de possibilidades do prisma que distribui a luz pelo ar.
Se a inspiração tem um combustível, esse combustível é a paixão. Ela faz homens se disporem à guerra, motiva as conquistas, incita loucuras, firma trajetórias, cria histórias... Faz a gente levantar da cama com...
Leia na íntegra, amanhã, 18, no Caderno Light de A VOZ DA SERRA
Caça-níqueis
O comando do 11º BPM de Nova Friburgo não se manifestou sobre as prisões de cinco de seus policiais na Operação Serra-Mar da Polícia Federal, mas abriu inquérito interno para apurar possível desvio de conduta. Cinco PMs do batalhão foram presos na operação, suspeitos de dar apoio à quadrilha que explora as máquinas caça-níqueis na região. A Polícia Federal não divulgou os nomes dos envolvidos.
60, O Musical
A montagem cênica 60, O Musical, produção totalmente friburguense, continua colhendo o sucesso. O trabalho artístico de Bernardo Dugin e cia, foi selecionado para a programação especial de fim de ano da Rede Aparecida de TV. A exibição está marcada para o dia 31, 20h.
IPVA (1)
Se o DPVAT, seguro obrigatório de veículos, pago junto com o IPVA, ficará cerca de 7% mais caro para motos e automóveis, o IPVA ficará em média 7% mais barato no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria Estadual de Fazenda, o percentual, entretanto, varia conforme o modelo e ano do veículo, já que o imposto é baseado no preço médio de mercado dos carros.
IPVA (2)
As guias para pagamento estarão disponíveis nas agências do Itaú a partir da primeira semana de janeiro. Como nos anos anteriores, quem optar pelo pagamento a vista dentro dos prazos antecipados terá 10% de desconto. Outra opção é dividir o valor, sem desconto, em três vezes. Para os carros com final de placa zero, a data limite é 12 de janeiro.
Projeto Botinho
Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que passarem janeiro no litoral já podem se inscrever para o curso gratuito que ensina técnicas de salvamento e traz informações sobre os perigos do mar. É o Projeto Botinho, que acontece por todo o litoral do Rio de Janeiro. As inscrições são pelo site www.projetobotinho.com.br. É importante informar em qual praia deseja realizar as atividades.
Fevest
Se neste ano a Fevest, feira de lingerie, não aconteceu, o Sindicato dos Vestuários de Nova Friburgo garante a realização do evento em 2011. O planejamento indica a padronização de todos os 120 estandes que inclusive estarão disponíveis para empresários não só de Nova Friburgo e região, como também de todo o país.
Sexta
O fim de semana começa com o espetáculo Hamlet Caótico, em apresentação única, hoje, 17, às 20h, no Sesc. A peça é uma homenagem a Horácio, que reconta o ocorrido, cumprindo uma promessa interior que talvez tenha feito frente às palavras de um Hamlet moribundo.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário