Independência ou morte - 7 de setembro 2011

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Não sei se o famoso grito de Dom Pedro realmente aconteceu ou se é apenas ilustração nos livros de história. O fato é que a frase é bonita, marcante e sugestiva. É independência ou nada mais interessa.

Mas somos realmente independentes? Somos um povo soberano? Temos o que queremos ter porque somos realmente independentes?

Como se conquista a independência?

Eu acredito que não há grandes transformações sem revolução ao mesmo tempo em que tenho fé no sistema democrático. É aí que sonho que as revoluções podem acontecer sem sangue e sem ser à base da força. Revolução através da democracia. Quase utopia? Talvez, mas é possível e é preciso sonhar ainda que tal processo se dê de forma vagarosa. Estamos aprendendo da pior forma possível—errando.

Independência ou morte! Esse é o grito que temos que dar aqui em Nova Friburgo, na capital fluminense e de Brasília aos rincões nordestinos. Fazê-lo ecoar do sul ao norte deste país, de Lumiar a Riograndina, de Olaria a Conselheiro. Esse grito deve ser dado nas ruas, mas não tem eco se a gente não faz ele dentro da gente mesmo. Aquilo que não nos convence, não apaixona, não motiva, não encanta.

Precisamos que o nosso grito nos convença ao ponto de que nenhuma peça publicitária bem feita por marqueteiros de primeira seja capaz de mudar aquilo que pensamos e aquilo que queremos. Nada pode ser capaz de tirar a nossa independência, ainda que promessas sejam tentadoras! Mas lembre-se: certas falas podem até ser bonitas e eloquentes, mas são vazias na boca de gente que mente e acredita nas suas próprias mentiras. Não se esqueça do histórico dessa gente! Essa gente arruína as cidades e só se interessa em se manter no poder e para se manter no poder precisam sugar a nossa independência.

Nada pode ser mais sagrado que a nossa independência! Não permita que lhe roubem o direito de ir e vir, de poder gritar quando for preciso e de batalhar por aquilo que acredita. A liberdade de ser o que é e de defender o ideal que lhe motiva!

Independência ou morte! Ao combate, porque o Brasil merece, o Estado do Rio precisa e Nova Friburgo necessita!

Grito dos Excluídos

Como já é tradicional no dia 7 de setembro, o Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo realiza também neste ano o Grito dos Excluídos. A concentração acontece às 10h, na Praça Dermeval, em frente ao Centro de Turismo. Com o lema “Por um Brasil com justiça e sem corrupção”, o Grito cobra moradia, trabalho, dignidade, aluguel-social, transporte, educação e combate à corrupção.

Ary Toledo e Nova Friburgo (1)

O veterano humorista Ary Toledo esteve no programa do Jô da última quinta-feira, 1º. Mais do que conseguir a proeza de fazer o entrevistador ficar calado por mais de cinco minutos, Ary Toledo fez diversas menções a Nova Friburgo em um dos esquetes que leva para seus shows.

Ary Toledo e Nova Friburgo (2)

No esquete, Ary Toledo conta a história de um cliente que vai ao restaurante e só fala palavras que começam com a letra F. É de impressionar a sequência do diálogo com o garçom, onde o cliente que é de Nova Friburgo, onde tinha uma fábrica e sofre um acidente, e tem ainda sua filha fazendo faculdade, usa mais de 500 palavras que começam com F.

Ary Toledo e Nova Friburgo (3)

Ah! O personagem que só fala com a letra F torce para o Flamengo e para o Friburguense, é claro! O vídeo está disponível no YouTube com o nome: “Ary Toledo no Jô 01/09”. O referido esquete está na parte 2 do mesmo vídeo. Vale a pena conferir!

Energia elétrica

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São Sebastião do Alto, da Energisa, iniciou sua operação comercial, com 13,2 MW. Construída no Rio Grande, entre os municípios de Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto (RJ), a PCH possui reservatório de 2,72 km² e barragem de 40 metros de altura. A usina terá geração anual de 62,5 GWh.

Concurso TJ-Rio

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro está com inscrições abertas até o dia 30 desse mês, no Portal do TJ-RJ, para concurso público. São 50 vagas e o salário é de R$ 20.677,85. As provas começam no dia 27 de novembro. O conteúdo programático para se estudar engloba diversas especializações do direito, como Direito Civil, Penal, Constitucional, Comercial, entre outros.

Torneio Sesc

O Sesc realiza hoje, 7, a partir das 9h, em sua quadra, mais um torneio de futsal, o tradicional Torneio da Independência. Toda a comunidade pode participar de forma gratuita. Na parte da manhã está previsto o torneio adulto. À tarde, o torneio infanto-juvenil. Para participar, basta comparecer.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.