Colunas
Histórias de Natal:Um lugar vazio à mesa - 22 de dezembro.
Poucas semanas antes do Natal, João perdeu a esposa por quem era apaixonado. Eles foram casados por 30 anos. Contando o tempo de namoro e noivado, passaram 35 Natais juntos, sendo que nos últimos 25 eles eram os responsáveis pela ceia para toda a família, os familiares dele, alguns parentes dela, além dos que foram chegando com o tempo: filhos, sobrinhos, netos.
Quem via aquele casal percebia que ali existia muito amor.
- Parecia que mamãe e papai estavam recém-casados mesmo com 30 anos de matrimônio - lembra o filho caçula.
- Papai está sofrendo muito!
O Natal daquele ano por pouco não foi cancelado. Mas Deus tem maneiras intensas e misteriosas de conversar com o homem. Foi numa noite dessas que João teve o sonho mais real de sua vida.
No sonho, João conversava com um ser de luz que lhe possibilitou um pedido. João nem titubeou e pediu: trazer de volta a sua amada para pelo menos mais aquele Natal. João disse ao ser de luz:
- Não está sendo fácil, como fazer a ceia, celebrar o Natal sem ela? Não posso suportar aquela cadeira vazia. Me dê pelo menos mais este Natal para celebrar ao lado dela. Farei dele o maior Natal de nossas vidas, porque saberei que é o último.
O ser de luz então respondeu:
- Compreendo a sua dor e a sua aflição. De certo você ama muito essa mulher.
- Com toda a força da minha alma!
- Já que você a ama tanto assim, concederei a possibilidade de passar um último Natal ao lado dela!
- Obrigado, obrigado...
- Mas você terá que cumprir uma pequena missão!
- Qualquer uma!
- Eu quero que você consiga qualquer ingrediente de qualquer família que será usado na ceia de Natal.
- Qualquer um?
- Qualquer ingrediente. Mas há uma condição. O ingrediente deve ser de uma casa em que nenhum lugar à mesa esteja vago pela perda de alguém. Traga a mim esse ingrediente que estarei nesse tempo observando a sua jornada.
No sonho, João não perdeu tempo e correu de casa em casa. Na sua rua, no seu bairro, nos bairros mais distantes de sua cidade. Todos compreendiam a dor do viúvo, ofereciam prontamente o ingrediente, mas ao saberem da condição imposta, logo também relatavam a dor da perda: um amigo, um parente, um amor que trazia saudade e fazia falta à ceia, fazia falta ao Natal.
João então compreendeu que a sua dor não era uma exclusividade. Que toda ceia de Natal, dos mais ricos aos mais pobres, falta alguém querido. Percebeu que o próprio aniversariante do dia, Jesus, não está fisicamente entre nós, mas sobrevive porque todos se reúnem em memória Dele, para relembrá-lo e para reacender a sua mensagem de amor ao próximo.
João acordou feliz e triste. Triste porque não teria fisicamente a sua esposa neste Natal. Feliz porque, por amá-la intensamente, ela permanece viva como o Cristo na esperança de reencontrá-la num mundo sem perda. Por amar, as biografias dele e dela não foram em vão.
Não há Natal que não falte alguém, que não tenha um lugar vazio à mesa: uma mãe, um pai, um filho, um esposo, um amigo. Mas essa saudade é a comprovação de que houve e há amor. Essas pessoas que não estão mais entre nós querem que celebremos o Natal com toda a intensidade, porque o Natal é a reafirmação do amor que sentimos e o compromisso com Cristo de amar e prosseguir.
Ponto facultativo
O governador, Sérgio Cabral, decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais no dias 24 e 31 de dezembro. O expediente só será normal nas repartições onde as atividades não podem ser suspensas, como os hospitais. O prefeito em exercício de Nova Friburgo, Dermeval Neto, acompanhando o decreto estadual, também deu ponto facultativo nestes dias.
Bancos (1)
Atenção para o horário de funcionamento das agências bancárias durante os feriados de Natal e Réveillon. Para o dia 24 de dezembro, sexta-feira, véspera de Natal, a Febraban anuncia que o horário de atendimento dos bancos no interior do Estado será das 8h às 10h. Já na capital, o horário será de 9h às 11h. No dia 31, véspera de ano-novo, não haverá expediente bancário.
Bancos (2)
As agências voltam a atender normalmente no dia 3 de janeiro, primeiro dia útil de 2011. A Febraban recomenda aos bancos que contas com vencimento no dia 31 de dezembro possam ser quitadas até o dia 3 de janeiro, sem aplicação de multa ou correções.
Friburguense
Após o empate sem gols com o Americano, o Friburguense faz o segundo amistoso de uma série de três nesta primeira parte da pré-temporada, visando ao Estadual da segunda divisão. Hoje, 22, às 16h, o time enfrenta a Cabofriense, em Cabo Frio. A última partida será contra o Resende, no Eduardo Guinle, dia 29.
É verão
Apesar do calor e das chuvas de fim de tarde, típicas do verão, registradas desde o início do mês, a estação mais quente do ano começou oficialmente às 20h38 de ontem, 21. A previsão indica maior concentração de chuvas no início da estação, mas com volumes dentro da normalidade para o período. As temperaturas serão mais altas, mas nada muito acima do normal para a estação.
Operação IPVA (1)
O Detran, a Polícia Militar e os agentes municipais de trânsito realizam a partir de hoje, 22, em Nova Friburgo e mais 13 municípios do interior do Estado, entre os quais também Rio das Ostras, a operação de fiscalização das vistorias anuais obrigatórias. A operação se estende por todo o período de festas de fim de ano, até o dia 3 de janeiro.
Operação IPVA (2)
Para fazer a vistoria anual é preciso estar com o IPVA pago. No entanto, o IPVA pago não garante que o veículo não seja multado e recolhido se o proprietário não tiver feito a vistoria. Segundo o Detran, o objetivo é retirar de circulação carros que estejam transitando irregularmente. As ações também vão acontecer nas rodovias estaduais e federais que cortam o Estado.
Rádio Câmara
O Rádio Câmara, programa radiofônico da Câmara de Vereadores prossegue mesmo com o recesso das sessões ordinárias do Legislativo. Hoje, 22, às 13h, o programa veiculado na Rádio Nova Friburgo AM (660) será ao vivo. Todos os 12 vereadores foram convidados e os ouvintes poderão participar pelo telefone.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário