Colunas
Há mais soluções do que problemas - 6 de abril 2011
A propaganda é capaz de emocionar e também indignar. Uma propaganda se consagra quando seu resultado é exatamente o de causar alguma coisa em seu receptor — o telespectador, o ouvinte, o leitor. Se passa indiferente, não atinge o seu objetivo. Muitas, talvez a maioria, passe indiferente por sua qualidade duvidosa; outras, no entanto, marcam e permeiam para sempre nossas memórias. Criativos como são, os publicitários criam peças emocionantes, mas também fazem peças passíveis do ridículo, que nem o lixo merece.
Nessa leva de propagandas que estão no ar, destaque para a nova da Coca-Cola, que após algumas propagandas bem aquém do que pode e deve, voltou a impressionar. Impossível passar indiferente a ela. Uma propaganda que nos faz refletir, não para beber Coca-Cola, mas para acima de tudo lembrar que o bem é ainda maior que o mal.
Diz a propaganda, que é baseada numa pesquisa feita pela marca de refrigerante: “Para cada pessoa dizendo que tudo vai piorar, cem casais planejam ter filhos. Para cada corrupto, existem oito mil doadores de sangue. Enquanto alguns destroem o meio ambiente, 98% das latinhas já são recicladas no Brasil. Para cada tanque fabricado no mundo, são feitos 131 mil bichinhos de pelúcia. Na internet, amor tem mais resultados do que medo. Para cada arma que se vende no mundo, 20 mil pessoas compartilham uma Coca-Cola. Existem razões para acreditar. Os bons são maioria.”
Dito isso, faço um paralelo à nossa realidade local. Há mais soluções do que problemas, ainda que só os problemas estejam em foco. O bem ainda é maior do que o mal, ainda que o mal se destaque mais. Apesar da falta de liderança pública, total ostracismo e vagarosidade ainda têm muitos que estão batalhando para recolocar Nova Friburgo no seu curso normal.
O mal e o bem existem, mas o bem prevalece, sempre, ainda que mais tarde do que esperamos! Para cada problema pode haver três, quatro, cinco ou mais soluções. Se no mundo há mais soluções do que problemas, se as coisas boas acontecem a todo momento e se tudo pode mudar para melhor, por que seria diferente com Nova Friburgo? Pense nisso!
Congresso convoca prefeito (1)
O prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Neto, deve comparecer ao Congresso Nacional para prestar esclarecimentos sobre a atual situação do município. A decisão da convocação deve ser tomada nesta quarta-feira, 06, em reunião da Comissão Especial de Medidas Preventivas diante de Catástrofes.
Congresso convoca prefeito (2)
O requerimento para o comparecimento do prefeito de Nova Friburgo foi feito pelo deputado federal André Moura (PSC-SE). A comissão realiza estudos e levantamentos sobre áreas de risco, ações preventivas e o trabalho de reconstrução urbanística e recuperação econômica das áreas afetadas por enchentes e deslizamentos. O relator da comissão é o deputado friburguense Glauber Braga.
Descaso
A morosidade do poder público em resolver os diversos problemas da cidade ocasionados pela tragédia de janeiro levou moradores e comerciantes da Rua Glória Mattos Pinheiro, no Loteamento Barão, Jardim Califórnia, a se unirem para tapar os buracos e recuperar as manilhas danificadas. Juntaram dinheiro e fizeram o serviço.
IML de Nova Friburgo
O governo pretende entregar o novo IML da cidade até agosto. Ele está sendo construído junto ao Batalhão da Polícia Militar, onde também será instalada a Delegacia Legal. Além do IML, será entregue o Instituto de Criminalística Carlos Éboli, responsável pela realização de perícias.
Friburguense
Primeiro time matematicamente classificado para a próxima fase — com a melhor defesa, melhor média de gols, melhor campanha —, o Friburguense volta a campo hoje, 06, quando recebe no Eduardo Guinle, às 19h30, o Tigres. A promoção de ingressos prossegue: R$ 5 para as descobertas. A diretoria confirma que o jogo restante desta 1ª fase, em casa, diante do CFZ também será às 19h30.
Peixe Urbano
O mais famoso site de compras coletivas do Rio de Janeiro está chegando a Nova Friburgo. Pioneiro do gênero no Brasil, o Peixe Urbano se junta aos já consolidados Vitrine Coletiva e Boa da Serra. Neste momento estão sendo realizados os cadastros de internautas, assim como a captação de empresas de Nova Friburgo, englobando ainda os demais municípios da região, incluindo Teresópolis.
Replantio (1)
Segundo estimativas do governo do Estado, com as chuvas de janeiro, a zona rural de Nova Friburgo acumula prejuízos de R$ 260 milhões. Os Técnicos da Embrapa vem desenvolvendo importante trabalho nas áreas rurais do município. O objetivo é estipular as condições do replantio. Alguns estudos concluem que muitas áreas estão com o solo pobre em nutrientes.
Replantio (2)
O levantamento leva em conta além do solo, o ambiente, a vegetação e o sistema da produção que depende agora de recursos para ser implementada. Com o diagnóstico, os pesquisadores instruirão os agricultores para recomeçarem as atividades.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário