Colunas
GOLIAS VENCE DAVI
Na história bíblica Davi vence o gigante Golias. É a tradicional parábola para ilustrar a fé que vence a força. Por muitos anos, especialmente nos últimos, evocou-se essa história no Campeonato Estadual do Rio. Da fé dos pequenos que vencem os grandes, mesmo com estruturas menores, folhas de pagamento que não pagavam nem um super-craque de um dos grandes e desigualdades, desigualdades e assim por diante. Mas nesse ano, a história de Davi e Golias fica mesmo apenas nas páginas da Bíblia.
Os pequenos são apenas coadjuvantes e não fazem nem cosquinha nos grandes que passeiam, como se curtissem Copacabana antes de eventualmente se enfrentarem pra valer, brigarem pelo título onde quem perder estará fora sem qualquer possibilidade de se recuperar. O que se percebe é um desnível técnico como há muitos anos não se vê. Parece um tanto inútil a primeira fase, já que o fim da história, mesmo com o Botafogo não muito bem, será os quatro grandes na decisão, salvo zebras improváveis que respondem pelos nomes de Madureira, Olaria e Boa Vista.
Apesar da derrota sofrida pelo Friburguense por 3 a 0 para o Vasco, não uma certeza, porque futebol não tem certezas, mas diria que um sentimento surgiu nessa rodada esclarecedora. O Friburguense não será a sensação do estadual, mas não brigará para não cair. O time é relativamente equilibrado, os jogadores parecem comprometidos com o clube, ainda que possuam limitações.
Pelo menos nessa metade para o fim do primeiro turno, o posto de sensação será disputado por Madureira, Olaria e Boa Vista, os melhores entre os pequenos, com uma importante ressalva. São os únicos a não terem enfrentado os grandes, o que ocorrerá nestas duas últimas rodadas.
Aparentemente, não pela pontuação até aqui, mas pelos elencos em si, brigarão contra o rebaixamento Americano, Bangu, Macaé, Tigres, Volta Redonda e Resende. Obviamente, que assim como o Friburguense conseguiu o milagre de escapar no ano passado, após um trágico primeiro turno, o fato pode se repetir, apesar de difícil.
No confronto entre os grandes não há essa de Davi contra Golias. Aliás, há é muitos gols, futebol envolvente e a garantia de que o Rio vive um excelente momento. Se foram seis gols no clássico Vasco e Botafogo, foram oito no Fla-Flu. A diferença é que no segundo houve equilíbrio, enquanto no primeiro qualidade, sorte e uma sucessão de fatalidades foram preponderantes.
O Fla-Flu foi realmente sensacional. No confronto do campeão brasileiro contra o milagreiro, deu o campeão brasileiro, o que me leva a imaginar o aguardado confronto entre os dois campeões brasileiros, confronto cada vez mais próximo, mas cada vez mais distante de ser o de uma das semifinais.
TRÂNISTO
A engenharia de trânsito da Autran está preparando mudanças no trânsito de Nova Friburgo. Se em 2009 o principal objetivo foi tentar solucionar os congestionamentos no Paissandú, agora é a vez de tentar solucionar os problemas da outra ponta da cidade, Duas Pedras, no acesso e na saída de Conselheiro Paulino. Está em estudo a possibilidade de mão dupla na Euterpe Friburguense, assim como alternativas na General Osório, rua onde se concentram muitos colégios, hospitais e consultórios médicos.
NOVAS VIATURAS (1)
Serão entregues simbolicamente hoje, 02, às 14hs, na 7ª DRPI (Divisão Regional de Polícia do Interior), localizada na Rodoviária Norte, em Duas Pedras, 12 novas viaturas para a Polícia Civil. Os veículos atenderão a toda região e não apenas a Nova Friburgo. Os modelos ficaram expostos durante o último fim de semana e já estarão nas ruas amanhã, 3.
NOVAS VIATURAS (2)
A manutenção da frota será realizada pela própria unidade, mas o objetivo é terceirizar o serviço. A secretaria de Segurança entregou novas viaturas para todas as delegacias civis do estado e planeja agora informatizar todas as unidades que ainda não se transformaram em Delegacia Legal até o final do ano, como a de Nova Friburgo que terá novas viaturas para uma velha delegacia com sérios problemas pela falta de estrutura.
CARNAVAL
A capa da Playboy, Nana Gouvêa, esteve em Nova Friburgo no último fim de semana especialmente para ser coroada rainha de bateria do bloco de rua Rastafári. Durante a coroação, Nana esbanjou simpatia e sensualidade. O Rastafári prossegue seus ensaios sempre muito concorridos no estacionamento do Mais 1, até a sexta-feira do Carnaval, dia 12, quando sai às ruas da cidade para o seu desfile.
SESI
Depois deste fim de semana, em que realizou diversas atividades gratuitas na sua unidade da Vila Amélia, o Sesi planeja outras atividades para este fim de semana, o último antes do Carnaval e também para o fim de semana de folia. Aulão de alongamento, futebol de salão, futsal infantil, ensaio de bloco, festival de natação, pagode na piscina e outras atrações. Tudo gratuito e para participar, basta comparecer ao Sesi.
CEFET (1)
Terminam amanhã, 3, às 23h59 as inscrições para o Cefet Friburgo pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que substitui o vestibular da instituição para os cursos de Turismo e Física. A inscrição só pode ser feita por aqueles que fizeram o Enem 2009 pelo site sisu.mec.gov.br.
CEFET (2)
O sistema que atende a todo o país e serve para inscrever nas universidades federais que aderiram ao novo Enem apresentou falhas e instabilidade no primeiro dia de inscrição, sexta-feira, 29, mas na tarde de sábado, 30, se estabilizou e passou a funcionar melhor. O resultado da primeira etapa será divulgado em 5 de fevereiro. Haverá mais duas oportunidades para inscrição: nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário