Colunas
Friburguense - O Retorno - Capítulo 6 - O desencanto - 22 de março 2011
A posição de atacante é uma das mais exigidas, senão uma das mais ingratas do futebol. Isso porque, enquanto o goleiro tem por objetivo impedir gols, o atacante tem por objetivo fazer gols. Ou seja, fazer gols é uma obrigação do ofício. O goleiro impede que os gols aconteçam, mas naturalmente eles acontecem. Se o atacante não faz um gol, ele perdeu a chance, provocou a derrota, deixou passar a obrigação do gol.
Justamente o goleiro que tem por objetivo impedir gols e o atacante que tem por objetivo fazer gols foram os destaques de mais um capítulo da jornada de retorno do tricolor. Grande jornada ainda tão longe do fim, mas cada vez mais próxima de seu desfecho.
Marcos entrou em campo como o goleiro menos vazado do campeonato e saiu dele assim – ainda que tenha sofrido um gol do fraco mas persistente lanterna Artsul. Zambi que ainda não havia marcado fez não só um, mas dois gols na vitória por três.
Aliás, foi o confronto do único invicto, dono da melhor campanha, melhor defesa e ataque, com melhor aproveitamento da competição, contra o lanterna do grupo B. O Friburguense se impôs desde o inicio, ainda que de forma um tanto sonolenta. Num chute despretensioso de Marcelo, o primeiro gol surgiu. Chute tão despretensioso que teve torcedor que não viu, jogador que não entendeu e até câmera que não flagrou. De fora da área, o meia reserva chutou, o goleiro Renan achou que ia pra fora (eu também) e a bola acabou morrendo no fundo do gol. A bola arrastou-se pela rede à direita do goleiro que apenas lamentou – afinal, goleiro não pode achar, tem que desconfiar de todas as bolas, todos os chutes.
Mas o Friburguense jogava por jogar e quem joga por jogar acaba sendo punido pelos deuses do futebol. Num cochilo geral da defesa, o tricolor da serra tomou o empate pelos pés de Norton.
Mas os mesmos deuses do futebol que punem também reconhecem, redimem-se. E reconheceram e redimiram-se perante Zambi. O atacante que injustamente ainda não havia marcado na competição foi abençoado com o gol que já era para ter saído há tempos. Já no finalzinho do 1° tempo, o gol do “xô urucubaca”, do desencanto. Zambi recebeu de Marcelo e fez. Um gol tranquilizador? Que nada! Os jogadores reconheceram que o time estava sonolento, tendo sua pior atuação em todo o campeonato.
Voltaram diferentes para a segunda etapa. O suficiente para fazer o terceiro. Com Zambi de novo. O mesmo Zambi que perdeu mais duas grandes oportunidades no pouco tempo em que o Frizão pressionou. Enquanto pressionou, o Friburguense teve todas as chances de golear o fraco adversário. Mas logo adormeceu de novo e permitiu ao Artsul alguns minutos de protagonista. Protagonistas que nada. Um bom time começa por um bom goleiro. Marcos fechou o gol e defendeu tudo e um pouco mais. Num jogo fácil, só o Friburguense podia dificultar. Dificuldades vencidas por Marcos, que defendeu as bolas altas, cruzadas, os chutes fortes e também os despretensiosos.
3 a 1. Zambi desencantou e o Friburguense venceu mais uma. O time jogou mal, mas venceu. Imaginem se tivesse jogado bem... Desencantou por não encantar. Zambi desencantou e a campanha de retorno ainda encanta!
FGTS (1)
Terminou no último sábado, 19, o atendimento especial da Caixa para o saque do FGTS em Nova Friburgo. Conforme determina resolução do FGTS, os trabalhadores têm até 90 dias, após o reconhecimento do estado de calamidade/emergência, para solicitar o saque.
FGTS (2)
Isso quer dizer que os residentes em Nova Friburgo que não solicitaram o saque durante o período de atendimento especial no antigo Fórum têm até o dia 19 de abril. Sendo que, a partir de agora, o atendimento será feito somente pelas agências da Caixa do município.
Seguro Desemprego
Com relação ao Seguro Desemprego, estão sendo pagas até duas parcelas extras para os trabalhadores cuja última parcela tenha vencido em janeiro ou fevereiro. Ou ainda, àqueles que tenham sido demitidos nesses meses, que façam jus ao benefício e que residam nos municípios atingidos. O prolongamento do benefício é automático.
PIS
Já o PIS teve pagamento do abono e rendimento liberado para todos os trabalhadores, independente do calendário, beneficiando mais de 30 mil pessoas só em Nova Friburgo – totalizando mais de R$ 2,5 milhões.
Friburguense no UFC (1)
Em sua segunda luta no UFC – o mais famoso circuito de luta livre do mundo –, o friburguense Edson Barboza Júnior venceu a sua segunda luta. Dessa vez contra o nigeriano Anthony Njokuani, por decisão unânime dos juízes. O ponto alto do combate foi um belo chute nos últimos segundos do round final.
Friburguense no UFC (2)
Além da vitória, o friburguense que luta na categoria peso leve teve sua luta classificada como a melhor da noite. Por isso, Júnior ganhou 70 mil dólares como prêmio de “luta da noite”, ao lado do adversário dele, o nigeriano Anthony Njokuani. Ele foi o único brasileiro a vencer na rodada.
Carteira de Motorista
O programa de notificação por e-mail sobre o vencimento da carteira nacional de habilitação entre 90, 60 e 30 dias antes do prazo limite já funciona há dois meses. 35 mil pessoas já se inscreveram. Para se cadastrar, basta acessar o site www.detran.rj.gov.br .

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário