Friburguense - O Retorno - Capítulo 3 - Ziquinha é o nosso rei! - 1 de março 2011

domingo, 31 de julho de 2011

“Cara, passei por uma cirurgia no joelho... Estava difícil voltar. Nem eu acreditava mais em mim. Mas os meus companheiros, Siqueirinha, os fisioterapeutas me ajudaram, acreditaram...” Disse a mim um jogador em meio às lágrimas ao fim do jogo contra o Cardoso Moreira. “Ziquinha, Ziquinha!”, gritava a torcida que se fazia ecoar por todo o estádio. Disse a ele: “Emoção igual a essa agora só na volta olímpica em julho!”.

Mais um capítulo dessa história, talvez o mais bonito até agora, tem um personagem que jogou poucos minutos, mas os poucos minutos que esteve em campo, correndo, fazendo gol, levantou a torcida e emocionou muitas pessoas. Não porque tenha sido decisivo na vitória, mas pela superação e simbolismo dessa jornada de retorno. Ziquinha voltou, o Frizão também voltará!

O time entrou em campo de cabeça erguida, com o moral elevado. No meio de semana venceu por 1 a 0 o confronto mais aguardado da segundona, o jogo entre os favoritos ao acesso, Friburguense e Tigres, os dois que caíram da elite, e deu tricolor, fora de casa. São Lucas mais uma vez. O melhor jogador do Friburguense no campeonato até aqui, no entanto, não conseguiu diante do Cardoso Moreira repetir as atuações de gala. Mas não faz mal. Se Lucas não brilhou, brilhou Jorge Luiz. Jogando quase como um atacante, participou, mostrou vontade e foi premiado por participar das principais jogadas do time.

Assustado, mas à vontade, o Cardoso Moreira defendia-se como podia e sonhava com uma vitória jogando nos contra-ataques. O gol do Friburguense era questão de tempo e saiu aos 29 minutos com Bidú aproveitando uma sobra após um cruzamento bem executado.

O 1° tempo terminou com o resultado perigoso. O capitão da equipe adversária comemorava ao sair de campo. Pandora me dizia que era bom jogar com o Friburguense, porque diferente dos times da segundona, o time da serra jogava e deixava jogar. Não disse, mas quis dizer que era um time de primeira na segunda.

E é mesmo. No 2° tempo, o time de Edson Souza deslanchou. Aos 9 Jorge Luiz fez o 2°, após bela roubada de bola de Sérgio Gomes. Com o gol logo no início, o Friburguense passou a atuar com mais tranquilidade e o Cardoso Moreira perdeu a cabeça. Dois jogadores acabaram expulsos (o zagueiro Muniz e o lateral esquerdo Carlinhos) e o pequenino goleiro Erisvan, da estatura do Romário, fazia grandes defesas, impedindo o vexame. Mas o baixinho podia ser bom, mas nem tanto para ser milagreiro. Aos 31, Ricardinho se redimiu da expulsão da partida contra o Quissamã, guardando o seu. Cinco minutos depois, aos 36, Sérgio Gomes fez o seu após passe de Zambi. O 5° veio aos 46 e se não foi o gol mais bonito foi o mais comemorado. Ziquinha, que entrara por volta dos 35, guardou o seu. Um gol de libertação, um gol que pode ser batizado de “o xodó voltou!”. O árbitro Estevão Cunha da Trindade deveria dar pelo menos uns 5 minutos de acréscimo pela cera feita pelos jogadores visitantes, mas após o gol de Ziquinha, pensou ele, vamos terminar o capítulo dessa história como deve ser. Ziquinha foi para a torcida que ovacionava o seu nome na celebração de mais uma goleada do Frizão. “Ziquinha, Ziquinha!”. Se ouvia por todo o estádio e quiçá por toda a cidade! Ziquinha!

Ah! Ziquinha! Há jogadores que escrevem seu nome na história de um clube pelos títulos que conquista, pelos gols que faz ou pela fidelidade e amor que tem ao escudo. Ziquinha tem seu nome escrito na história do Friburguense porque a torcida o elegeu xodó, porque seu suor não foi em vão, porque se ele caiu com o Friburguense, com o Friburguense se reerguerá... E mesmo quando não for mais jogador, mesmo quando suas chuteiras estiverem penduradas, será para sempre uma referência na história do Friburguense porque um coração tricolor não se cala nunca, porque há amores que não passam, porque há lembranças que são eternas e temos que ser gratos por cada uma delas. Obrigado Ziquinha!

Vereadores (1)

O vereador Jorge Carvalho informa que a Lei Orgânica já está adaptada à emenda constitucional que aumentou o número de vereadores em todo o país, no caso de Nova Friburgo, de 12 para 21. É de autoria dele a emenda na Lei Orgânica que estipula como 21 o número de vereadores no município.

Vereadores (2)

A alteração foi feita ainda em 2008, quando as discussões ocorriam em Brasília. Só que o aumento não acabou sendo válido para a eleição daquele ano. O vereador já se antecipava à modificação, por isso, a eleição de 21 vereadores em 2012 está assegurada, salvo modificações e interpretações acerca do tema.

Vereadores (3)

Há discordâncias em relação ao parecer jurídico sobre a emenda no que tange a possibilidade das Câmaras definirem o número de vereadores. Há quem entenda que o número está estabelecido e há quem entenda que, como o texto diz “limite máximo”, logo se pode ter 21, o que não quer dizer que tenham que ser 21. A Procuradoria da Câmara deve apresentar parecer acerca do tema para balizar os debates em breve.

Farmácia Popular (1)

Além de poderem retirar de graça medicamentos para diabetes e hipertensão, os usuários do programa Aqui Tem Farmácia Popular já podem receber, também de graça, em seu aparelho celular, os endereços das drogarias mais próximas. Para isso, basta enviar SMS com o CEP do local desejado para o número 27397, que, em poucos segundos, chegará a resposta com sugestões das unidades mais próximas participantes do programa.

Farmácia Popular (2)

O serviço de recebimento de informações sobre os estabelecimentos conveniados ao programa por meio de torpedo estará disponível até o dia 25 de março. Nova Friburgo tem sete farmácias populares, sendo cinco no Centro, uma em Mury, uma em Olaria e uma no Prado.

Celular

A cobrança de roaming (chamadas de um telefone celular estando fora de sua área de cobertura original) pelas empresas de telefonia móvel pode estar com os dias contados. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se colocou favorável à proposta de proibição da cobrança de tarifas extra pelo roaming. Um estudo técnico, inclusive está sendo desenvolvido e a expectativa é que a cobrança seja extinta ainda neste ano.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.