Colunas
Friburguense – O Retorno - Capítulo 23 – A justiça tarda, mas não falha! - 19 de julho 2011
Justiça seja feita, finalmente. Dos ditados populares este é o mais apropriado: a justiça tarda, mas não falha. O Friburguense finalmente está no seu devido lugar: a liderança da competição. E, sem dúvidas, estará na elite de novo. Era difícil olhar para a tabela e ver o único time invicto, com o melhor ataque e uma das melhores defesas não ocupar o primeiro lugar. E, justamente, na reta final eis que fulgura o Friburguense. Se formos além dos números frios, este também deveria ser o lugar do Friburguense. Afinal, dos times que vi jogar (quase todos), nenhum se mostrou melhor ou sequer igual ao Frizão. Digo isso sem qualquer ufanismo. O Friburguense é disparado o melhor time da competição. Tem o melhor elenco, está unido, coeso, pensando igual e querendo a mesma coisa.
A sequência do Friburguense é simplesmente invejável. E, uma sequência que veio na hora certa: na reta final de competição. O último resultado adverso foi o empate com o Tigres, fora de casa. De lá pra cá, só vitórias. Falemos das duas últimas.
Na quarta fria do dia 13 de julho, o Friburguense mais do que permanecer no G2, podia ampliar a vantagem para o 3° colocado (Quissamã) em 4 pontos. Tarefa aparentemente fácil, já que o adversário era o último colocado, o Angra dos Reis. O confronto do único time que ainda não venceu, contra o único que ainda não perdeu. Mas quando a bola rola tudo isso vai para o espaço. A única coisa que não vai para o espaço é o ditado futebolês que diz que quem não faz, leva. O Friburguense era visivelmente superior. Cansou de perder gols, hora com Rômulo, outra com Marcelo, hora com Zambi, outra com Ricardinho. Em menos de 10 minutos foram, sem exagero, seis, sete chances claras de gol. No único ataque do Angra, o primeiro zero sai do marcador. Mas o Friburguense é forte, nossos jogadores são valentes e buscaram o empate com Cadão. O mesmo Cadão faria pouco depois o segundo numa jogada confusa. Falta no goleiro? Não importa. 2 a 0. Faz mais um Cadão que você pede música! Qual música Cadão pediria? “Tudo dando certo, mas eu to esperto...” E um caminhão de gols foi sendo perdido, até que já nos acréscimos, numa brilhante jogada de Ziquinha, Zambi foi derrubado pelo goleiro Gustavo. Pênalti convertido por Diego Guerra na noite dos zagueiros. Mais uma vitória para a alegria dos 666 que foram ao estádio e os milhares espalhados pela cidade, debaixo das cobertas com o radinho na Nova Friburgo AM.
Mas o grande desafio seria no sábado contra o Céres. Um rival cheio de raiva e ódio que elegeu o Friburguense como seu grande adversário. Usaram de todos os artifícios para atrapalhar o Friburguense. Até soldaram portão para a delegação ter dificuldades para entrar no Estádio. Mas nem isso era capaz de tirar o tesão tricolor pela vitória. Portando-se como verdadeiros heróis, uma atuação heróica. Sem Lucas, Jorge Luiz e Rômulo, o meio-campo do Friburguense tinha três desfalques. Mas o Friburguense tem reservas e titulares? Não. Quando todos ganham, todos ganham juntos. E juntos o time tinha em Bidú a liderança e vibração para vencer. Em Marquinhos apostou a sua sorte e foi abençoado com um gol aos 19 minutos do 1° tempo. Marquinhos rouba a bola no meio-campo, toca na esquerda, avança e termina a jogada que começou com um belo chute. Marquinhos sensacional! 1 a 0 com 70 minutos ainda por jogar, num verdadeiro campo de guerra armado pelo adversário. Mas com gana e vontade, não teve adversidade que pudesse derrotar o tricolor, mesmo com um jogador a menos, Evair foi expulso. Mesmo com duas alterações forçadas ainda na 1ª etapa, já que o capitão Cadão e o artilheiro Zambi foram feridos pelos inimigos. Tudo poderia dar errado. Mas herói que é herói não desiste e luta ainda que tudo esteja desfavorável. Herói que é herói não desanima e tira fôlego de onde não há ar. Resiste, persiste, traz para si a boa sorte que anuncia o tropeço do Bonsucesso e uma liderança que demorou, mas que veio quando mais importava. Na reta final e decisiva. Herói tem façanhas heróicas e assim foi o Friburguense contra o Céres, numa vitória que mostra: ninguém, absolutamente ninguém poderá tirar a vaga na elite do Friburguense!
Contra o Sendas, todos ao Eduardo Guinle! A jornada de retorno está próxima do fim e pode até terminar antes do que se imaginava. Faltam três jogos, mas matematicamente a vaga pode vir já na quarta-feira, dia 20 de julho. Que assim seja, justiça seja feita!
PIS/Pasep (1)
Ontem, 18, foram depositados os pagamentos dos trabalhadores que possuem direito ao PIS ou Pasep que possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, respectivamente. O benefício é creditado direto na conta. Trabalhadores de empresas (PIS) que têm convênio também receberam nesta segunda, 18.
PIS/Pasep (2)
Já os que não tem conta, nem convênio, realizam o saque diretamente nas agências bancárias a partir do dia 11 de agosto, de acordo com o mês de aniversário do beneficiário, no caso dos trabalhadores cadastrados no PIS, ou pelo final da inscrição no Pasep.
PIS/Pasep (3)
No PIS começa pelos nascidos em julho e assim por diante até 22 de novembro (nascidos em junho). No Pasep começa pelo final da inscrição 0 e 1 e assim por diante até 6 de setembro (final de inscrição 8 e 9).
Revisão INSS
O INSS vai revisar os benefícios de segurados que se aposentaram entre abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004. A correção virá no contracheque de agosto, pago em setembro. A revisão vale para aposentadorias ou benefícios limitados ao teto prejudicados por emendas, com correção reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal. A Justiça deu dezembro de 2012 como prazo final.
13º de aposentados e pensionistas
No mês de agosto, aposentados e pensionistas receberão a primeira parcela do 13º salário. A antecipação, discutida pelo governo, poderá ser adiantada a cada ano, sendo que o benefício poderá ser pago no mês de julho do ano que vem e em junho em 2013.
Friburguense (1)
Para garantir matematicamente a vaga na elite do futebol carioca já na próxima quarta-feira, 20, além de vencer o Sendas, o Friburguense precisa torcer pela derrota do Quissamã, que recebe o Serra Macaense. Outra combinação que dá a vaga ao tricolor por antecedência é derrota do Bonsucesso para o Tigres e empate do Quissamã.
Friburguense (2)
Isso porque, Quissamã e Bonsucesso se enfrentam na última rodada, ou seja, os dois não poderão somar 3 pontos, é um ou outro. O melhor é que o tricolor entra em campo já sabendo os resultados dos adversários que jogam mais cedo, às 15h. O Friburguense entra em campo às 19h30. Se não der, a subida poderá ser garantida no jogo seguinte, contra a Portuguesa, na Ilha.
Vacinação sarampo
Últimos dias para que os pais de todas as crianças com idade entre um ano e menores de sete anos levem seus filhos para se vacinar contra o sarampo. A vacinação vai até o próximo dia 22 nos postos de saúde.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário