Colunas
Friburguense – O Retorno - Capítulo 20 – A arrancada para a elite - 28 de junho 2011
Dia 22 de junho, por voltas das 16h. Nesse dia, nesse horário, na serra fluminense, começou a arrancada do Friburguense rumo à elite do futebol carioca. A data, o horário e o local da arrancada da jornada de retorno. Serra fluminense que não era exatamente a casa tricolor, mas bem perto. Teresópolis, diante do adversário de mesmo nome. No placar, derrota por 2 a 0. Mas os guerreiros tricolores são daqueles que não sabem o que é desistir. Valente, persistente, o Friburguense não sabe o que é se entregar a qualquer revés. Lutou e em poucos segundos, quando realmente usou de sua capacidade, não teve dificuldades para diminuiu e empatar. E, poderia, até mesmo conseguiu a virada. Nos acréscimos, Paulo Roberto ainda perdeu o gol mais feito da segundona inteira. Mas o empate de 2 a 2 não foi importante. O que realmente importou foi a busca por ele. Foi o jeito como a arrancada de retorno começou.
Claro que todos os jogos anteriores nos trouxeram até aqui. Mas o daqui em diante, em que tudo dá certo, em que os astros conspiram a favor do tricolor é que marcam os capítulos que introduzem o final dessa história que a cada jogo fica mais próximo.
Capítulo especial certamente será o confronto dos invictos. Presunçoso, o Bonsucesso veio sem qualquer respeito pelo Friburguense, que na sua sobriedade soube respeitar o adversário e, minuto a minuto, ensinou que não existe invencibilidade sem humildade, sem luta constante. Por aí você já pode presumir que apenas o verdadeiro invicto conseguiu sustentar a sua invencibilidade.
Bem postado em campo, com qualidade nos passes e segurança nas saídas de bolas. Todos estavam bem, jogando bem, conectados, unidos. A volta de Bidú foi outro fator que merece destaque. Bidú ama o Friburguense e esse amor contagia. Não tinha como o Friburguense não sair como o vencedor daquela partida.
O gol era questão de tempo, mas às vezes o tempo é cruel e traz apreensão. E a apreensão logo evaporou. Insistente em suas cobranças de laterais longas, Diego Guerra colocou a bola para Zambi fazer o gol. O mesmo Zambi que firmou seu nome de Deus africano também como deus no futebol e com graça e talento fez 2 a 0 tudo isso nos 15 minutos finais do 1° tempo.
Um invicto começava a cair... Se a apreensão era aniquilada a esnobação do Bonsucesso também evaporou e o 2° tempo foi mais uma vez do tricolor.
Alguns poderiam apostar que a presunção do Bonsucesso poderia migrar para o lado do Friburguense, mas os nossos guerreiros foram sábios, como campeões têm que ser. A presunção não é uma tentação que consegue se aproximar do tricolor. Para ser vencedor, para obter sucesso, é preciso ser mais do que propriamente se é. Sem ser esnobe, o Friburguense anulou o Bonsucesso, que não conseguiu sequer colocar a bola no chão. O terceiro era questão de tempo e veio da forma como ninguém melhor que o Friburguense consegue. Jorge Luiz cobrou escanteio e o pequenino Ricardinho se agigantou para fazer 3 a 0. Escanteio, arma mortal do tricolor, assim como os contra-ataques sempre muito bem encaixados. Num deles Jorge Luiz recebeu, deu chapéu, deu lençol, tirou o goleiro e por um pecado a bola bateu na trave. O gol de placa não veio, mas a jogada demorará a sair da memória. O quarto veio numa cobrança de falta de Leomir, que havia entrado no lugar do volante artilheiro Lucas. Festa completa. Invencibilidade do Friburguense mantida. A invencibilidade do Bonsucesso caiu de quatro para o tricolor.
A arrancada foi dada. O Frizão vai subir, ou melhor, vai retornar ao seu lugar. A jornada continua, mas o final dela será exatamente como se imaginou. Que venham os nove adversários finais! “Quissamã, pode esperar, a sua hora vai chegar!”
Número de vereadores (1)
O Legislativo friburguense deve iniciar de forma oficial nas próximas semanas os debates para definir o número de vereadores para o próximo mandato de 2012 a 2016. Das atuais 12, a Câmara pode passar para 21 de acordo com a Lei Orgânica que foi modificada antes mesmo da aprovação pela Câmara Federal e Senado.
Número de vereadores (2)
Mas de acordo com interpretações legais acerca da regra, o número pode ser diminuído, já que a lei não estipula um número específico, mas diz que o máximo para cidades do porte de Nova Friburgo é de 21. Assim, poderia ter qualquer número entre 9 e 21.
Número de vereadores (3)
A ideia de maior força entre os atuais vereadores flutua entre 15 e 17. Mas a discussão deve gerar conflitos de interesse de alguns e até mesmo dos partidos. O fato é que o assunto terá que vir à pauta mais cedo ou mais tarde, por motivação de algum vereador ou até mesmo por apelo popular e, claro, antes do limite dos prazos eleitorais. A mudança pode até não ocorrer, mas o que parece é que no mínimo a discussão terá que existir.
MPE Brasil 2011 (1)
Mais importante prêmio de competitividade para micro e pequenas empresas, o MPE Brasil 2011 está com inscrições abertas. O prêmio, que também é destinado a cooperativas e associações produtivas, tem primeiramente a etapa estadual com o objetivo de promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade entre as empresas, além de disseminar os conceitos e as práticas de gestão.
MPE Brasil 2011 (2)
Se for premiada no ciclo estadual, a empresa pode utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios da excelência. Os vencedores estaduais também participam do evento de reconhecimento nacional.
MPE Brasil 2011 (3)
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de agosto pela internet, no site www.premiompe.sebrae.com.br ou nos pontos de atendimento do Sebrae-RJ. Podem participar empresas que tenham receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões e tenham completado pelo menos um ano fiscal. A inscrição prevê a apresentação de relatório de gestão, por parte da organização candidata.
Festival de Inverno (1)
Neste ano, o Festival de Inverno do Sesc vem com uma série de novidades. Uma delas são as promoções na internet que dão desde hospedagens em hotéis a kits exclusivos e convites para atividades e eventos do festival. Para concorrer à hospedagem é preciso seguir o perfil @Sesc_Rio no Twitter, retuitar (dar RT) a mensagem publicada e aguardar o sorteio.
Festival de Inverno (2)
O kit de canecas exclusivas do Festival de Inverno poderá ser disputado por quem publicar uma foto sua em uma das atrações do Festival no mural da página do Sesc Rio no Facebook. A foto mais curtida leva o kit. E nas redes sociais do Festival serão sorteados vários ingressos para os eventos.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário