Colunas
Friburguense – O Retorno - Capítulo 19 – Invencibilidade Indigesta - 21 de junho 2011
Sabe quando você come aquela comida deliciosa, que lhe dá imenso prazer desde o cheiro, passando pela aparência ao sabor, mas que lhe acaba indigesta quando chega ao estômago. Assim poderíamos resumir o 1° turno do Friburguense nesta fase final do Estadual da Série B. O tricolor foi bem, ninguém pode se atrever a dizer que o time foi mal. Invicto na competição, sem ter corrido nenhum risco de derrota em casa, arrancando pontos dos adversários diretos nas partidas fora de casa, mas apesar disso tudo, não está hoje entre os dois que se classificam para a Primeira Divisão. Azar? Sorte demais do Quissamã, principalmente?
Revivendo os 11 jogos, muitos diriam que foi indigesto o único empate que a equipe teve em casa, diante do líder Quissamã: 0 a 0. Eu diria que não! Mas afirmaria com absoluta certeza que foram indigestos os empates diante dos coadjuvantes Estácio (3x3), Angra (2x2) e Serra Macaense (2x2). Ainda que todos eles tenham sido fora de casa, foram jogos em que o Friburguense teve a vitória nas mãos, partidas nas quais o tricolor não poderia perder pontos. Aliás, dos que brigam pelo acesso, o Friburguense foi o único que perdeu pontos para essas equipes.
Assim como o Friburguense foi o único que fora de casa se fez impossível de ser batido pelos adversários diretos, empatando fora de casa com Bonsucesso (2x2) e Sendas (2x2). Porém, o jogo mais importante foi mesmo a vitória sobre o Barra Mansa (2x1) também fora de casa. Aquela vitória seria a arrancada para a subida que acabou sendo interrompida nos adversários menores.
Uma invencibilidade indigesta, afinal, se todos esses empates deram o tricolor 5 preciosos pontos, se tivéssemos ganho pelo menos dois deles teríamos 6. Empate é um péssimo negócio em campeonatos de pontos corridos, ainda que melhor do que a derrota. Empate é bom para os adversários, afinal, um tira ponto do outro e os dois perdem pontos.
A 1ª parte final se foi... Terminamos em 3°, numa posição que não nos colocaria de volta à elite. O returno é a metade final e qualquer vacilo agora pode ser fatal. O Friburguense foi brilhante nos jogos em casa e é isso que dá ao torcedor a esperança de conquistar uma das duas vagas na primeira divisão do ano que vem. Em 5 jogos em casa, foram 4 vitórias e um empate, sendo que o time sofreu apenas 1 gol e ainda assim um gol de pênalti, numa marcação bastante duvidosa, na vitória por 5 a 1 sobre o Ceres. Se levarmos em conta que no returno o Friburguense faz 6 jogos em casa, sendo 3 deles contra os concorrentes diretos a vaga (Bonsucesso, Barra Mansa e Sendas) e mantendo-se a escrita, a esperança é grande. No mais, o Friburguense ainda depende apenas de si para conquistar o seu objetivo. Que venha o returno... É esperar pra ver e torcer pra valer!
Expo Cordeiro (1)
Após algumas especulações de que não haveria, a realização da Expo Cordeiro 2011 está confirmada. Começa dia 16 de julho e vai até 24 do mesmo mês. As atrações da exposição ainda não foram oficialmente divulgadas. A Expo Cordeiro, que é a mais tradicional exposição do Estado do RJ, chega neste ano à sua 69ª edição e completa 90 anos, já que a primeira foi realizada em 1921.
Expo Cordeiro (2)
Enquanto isso, o Parque Raul Veiga está passando pelas últimas reformas, que custaram quase R$ 1 milhão aos cofres do Governo do Estado que toca a reforma em parceria com a Prefeitura de Cordeiro. Entre as obras estão a recuperação de pavilhões e banheiros públicos e reforma dos dormitórios de tratadores.
Padre Fábio em Macuco
Enquanto isso, a cidade vizinha de Macuco recebe nesta sexta-feira, 24, na festa do padroeiro São João Batista, o Padre Fábio de Mello. O show “Eu e o Tempo” é inédito na região e acontece logo após a procissão. Local: Parque de Exposições Edgard Rodrigues Lutterback. Entrada franca.
Expresso Santiago
A banda friburguense Expresso Santiago não só se apresenta no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival como tem a honra de fazer a abertura do evento internacional que começa amanhã, 22, 17h, na Praça São Pedro. O 9º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival revela a sofisticação melódica do jazz e a força rítmica do blues. Serão cinco dias de shows gratuitos.
Edson Souza (1)
O ex-técnico do Friburguense, Edson Souza, que havia assumido a Portuguesa, agora está no Sendas. Após os tropeços do Sendas na competição, o clube resolveu trocar de treinador e acabou convidando Edson Souza, que assim dirige a sua terceira equipe na mesma competição.
Edson Souza (2)
Edson já estreou no fim de semana goleando o Angra dos Reis, fora de casa, por 4 a 1. Edson e Friburguense se reencontrarão pela 2ª vez em Nova Friburgo, dia 20 de julho, pela 9ª rodada do returno, quando o Friburguense recebe o Sendas. Eles já haviam se reencontrado, no confronto com a Portuguesa, vencido pelo tricolor serrano por 2 a 0. Aliás, esse foi o último jogo de Edson no comando da Portuguesa.
Sesi Música 2011 (1)
Terminam nesta sexta, 24, as inscrições para o Projeto Sesi Música 2011. Os interessados — que devem ser trabalhadores da indústria ou dependentes diretos dos mesmos — podem se inscrever gratuitamente até o dia 24 de junho. São duas categorias: composição inédita e interpretação.
Sesi Música 2011 (2)
A participação pode ser feita individualmente ou em dupla. O Sesi oferecerá uma banda base para todos os candidatos, formada por músicos profissionais, além de hospedagem, passagem e alimentação. Outras informações estão disponíveis no site da Firjan: www.firjan.org.br.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário