Colunas
Friburguense – O Retorno - Capítulo 15 - Sintonia total - 24 de maio 2011
Garra, raça, vontade, determinação, gana. Todos esses adjetivos são fundamentais para um time campeão, para uma equipe vencedora. Mas garra, raça, vontade, determinação e gana são apenas palavras ao vento ou esforços em vão se não houver o ingrediente sintonia. A sintonia é o elo entre todos esses adjetivos essenciais. Sem sintonia não se vai a lugar algum. A sintonia é o que faz um time campeão.
Sintonia é quando a torcida grita, pula e canta quando ninguém espera e essa energia salta das arquibancadas e toma conta do campo e invade a alma. Sintonia é quando o volante lança uma bola a longa distância sabendo que mesmo sem olhar o atacante estará lá para recebê-la. Sintonia é quando o goleiro sai para cortar um cruzamento e sabe que tem um zagueiro defendendo as traves. E há vários outros momentos que podem ser descritos para comprovar a existência dessa tal sintonia.
Sintonia se ganha com muito treino, mas se faz mais forte com companheirismo. Há times que são fortes, mas que não têm espírito. São times cheios de almas, mas sem alma. Treinos podem dar entrosamento, mas não espírito. E não há treino que dê espírito. Hoje, o Friburguense tem espírito. Sintonia que se comprovou e se firmou no belo lance entre Marquinhos e Sérgio Gomes que originou o primeiro gol do tricolor, ainda no 1° tempo da partida contra o Tigres. O gol de Ricardinho foi apenas um detalhe na bela troca de passes na direita entre os dois jogadores. Um instante mágico desses que você não se esquece.
No 2° tempo o Friburguense foi soberano e até poderia aplicar uma goleada se não fosse a impaciência de nossa linha de frente que desperdiçou vários gols. Bom que Rômulo soube aproveitar e fez o 2° e tranquilizador gol.
Antes do Tigres, o time fez o que muitos consideram como a melhor partida até agora da segundona. Empate de 2 a 2 com o Bonsucesso com direito a virada e com os goleiros impedindo um nada estranho empate de 4 a 4 ou 6 a 5 para qualquer um dos dois lados. Depois do Tigres, Estácio em Moça Bonita. Uma bela possibilidade de vencer fora de casa e quem sabe decidir a liderança contra o Quissamã no sábado, 28. E ao assumi-la, não deixá-la escapar.
Porque agora cada jogo é uma final, cada minuto é decisivo. A jornada de retorno prossegue e a cada partida o retorno fica mais próximo! Que não nos falte a tal sintonia tão evidente na jogada entre Sérgio Gomes e Marquinhos no primeiro gol do tricolor contra o Tigres. A sintonia, essa sintonia, nos levará ao nosso devido lugar.
Des-compromisso federal (1)
Apenas quatro dos doze deputados federais eleitos pelo Estado do Rio de Janeiro que fazem parte da comissão especial da Câmara Federal vieram a Nova Friburgo no último fim de semana. O objetivo: apurar a tragédia e o processo de reconstrução. Do Estado do RJ estiveram em toda a visita apenas o friburguense Glauber Braga (PSB) e Fernando Jordão (PMDB). Participaram parcialmente das visitas (da parte em Duas Pedras e Córrego Dantas) os deputados Dr. Aluizio (PV) e Adrian (PMDB).
Des-compromisso federal (2)
Além deles, estiveram presentes deputados de MG, ES, SC e AC. Alguns deputados do Rio que participaram apenas das atividades na capital fluminense tiveram votos em Nova Friburgo e inclusive vieram à cidade para fazer campanha, mas agora quando a cidade mais precisa, não puderam vir.
Des-compromisso federal (3)
O caso mais entristecedor foi o relatado por um assessor que teria ouvido da deputada Andréia Zito (PSDB) que não viria à Região Serrana porque não era a região de votos dela. Além dela, não vieram os deputados federais Anthony Garotinho (PR), Cristiano (PTdoB),Hugo Leal (PSC), Jandira Feghali (PCdoB), Otávio Leite (PSDB), Stepan Nercessian (PPS) e Vitor Paulo (PRB).
Concurso Banco do Brasil (1)
O Banco do Brasil está com inscrições abertas para concurso que preencherá vagas em cadastro de reserva para escriturário, com oportunidades em Nova Friburgo. Para participar o interessado deve ter o ensino médio completo. O salário é de R$ 1.280,10, com gratificação de 25% paga mensalmente.
Concurso Banco do Brasil (2)
Há cinco vagas para a região que envolve os municípios de Cantagalo, Nova Friburgo, Cordeiro, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena, Carmo, Sumidouro, Macuco e Duas Barras. A prova objetiva prevista para 7 de agosto será aplicada em Nova Friburgo. As inscrições podem ser feitas até 16 de junho, através do site www.concursosfcc.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 40.
Friburgo Rugby
O time de rugby de Nova Friburgo continua sua saga contra o rebaixamento para a segunda divisão do Estadual. A equipe foi derrotada na última rodada por 40 a 7 pelo Guanabara em jogo realizado em Papucaia. Ainda sem ter conquistado nenhuma vitória na competição, resta apenas uma partida para a equipe se livrar do descenso. O último jogo acontece no dia 4 de junho, diante da UFF, no Gragoatá.
Violência sexual (1)
O Ministério Público do Rio está reforçando o trabalho de combate à violência sexual a crianças e adolescentes com a campanha “Quem cala consente”. O objetivo é aumentar o número de denúncias — e o índice de crianças para tratamento do trauma.
Violência sexual (2)
Há dois canais de queixas de abusos: o Disque 127, telefone da Ouvidoria Geral do MP, e o Disque 100 (Disque-Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República).

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário