Colunas
Friburguense dá sorte em sorteio na Copa do Brasil
Hoje é dia
- da levitação
- do reservista
- do teatro amador
O dia
Início do processo de independência dos Estados Unidos, quando a 16 de dezembro de 1773, colonos disfarçados de índios entraram em três navios ingleses que traziam chá para as colônias na América do Norte e jogaram o carregamento no mar. A "Festa do Chá de Boston" marcou o início da rebelião que levou à independência dos Estados Unidos.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Após ameaça, Maduro diz que "ninguém vai tirar" Venezuela do Mercosul
- Brasil reassentará refugiados de El Salvador, Honduras e Guatemala
- Cedae pode ser transferida à União para abater dívida
- Reviravolta: Felipe Massa pode voltar a Williams e adiar aposentadoria
- Associação de clubes da Europa faz apelo contra Copa de 48 times
Palavreando
Ninguém sente o que a gente sente como a gente sente. Ninguém, por mais que queira, pode sentir o que sentimos, seja o peso da dor ou a leveza da paz.
Friburguense dá sorte em sorteio na Copa do Brasil
O Friburguense retorna à Copa do Brasil após mais de uma década. Todos se lembram com carinho da campanha tricolor na edição de 2005, quando a equipe só foi eliminada na terceira fase diante do Internacional, após heroico empate diante de um Eduardo Guinle lotado com torcida 100% para o Frizão. E os destinos parecem ter se cruzado mais uma vez. Se passar da 1ª fase diante do Oeste-SP, o Friburguense terá pela frente o vencedor de Princesinha dos Solimões e Internacional.
O Tricolor da Serra deu sorte no sorteio realizado ontem, 15. Dos pequenos cariocas é o único que não enfrenta times da elite nacional. O Volta Redonda é quem se deu pior e de cara enfrenta o Cruzeiro. O Boavista também não tem tarefa fácil pela frente e encara o Ceará. Como se pode perceber, o Friburguense é quem enfrenta a equipe menos tradicional, ainda que seja um adversário de segunda divisão do futebol nacional.
Com as novas regras, a primeira e segunda fases são em jogos únicos. Na primeira, o Friburguense tem o mando de campo por ser pior no ranking da CBF. No entanto, o Oeste terá o direito ao empate. Já na segunda, o mando de campo se dará por sorteio e em caso de empate, pênaltis. Só a partir da terceira fase é que os jogos serão em ida e volta. No caminho tricolor: se passar pelo Oeste tem Princesinha de Solimões ou Inter. Depois pega o vencedor do chaveamento Guarani-CE x Náutico e São José-RS x Sampaio Correa.
É quase um sonho imaginar que o Friburguense seja um dos 5 a chegar a fase principal da competição, quando se juntarão os times da Libertadores e outros. Mas é possível! Afinal, serão sempre 11 contra 11. Avante Frizão, sem esquecer, é claro, o objetivo fundamental da temporada 2017: sair da segundona do Estadual. Mas uma coisa não anula a outra. Sonhar é preciso!
Alívio nas contas? (1)
O governo federal oferece um Regime de Recuperação Fiscal ao qual o Rio de Janeiro se enquadra. Em troca de contrapartidas, o RJ poderá ficar até 36 meses, prorrogáveis por mais 36, com os pagamentos de dívidas com a União em suspenso. Também poderá tomar operações de crédito. Segundo o Estado, com a suspensão da dívida, o alívio no caixa seria de R$ 14,1 bilhões.
Alívio nas contas? (2)
As contrapartidas é que podem inviabilizar a “ajuda”. Entre elas, privatizações, aumento da alíquota da contribuição previdenciária de servidores ativos, inativos e pensionistas de 11% para 14%, redução de incentivos tributários e reajuste de impostos para alíquotas máximas autorizadas pelo Senado. E mais: proibição de concessão de qualquer reajuste a membros de Poder, servidores e militares.
Defesa Civil (1)
Após a elaboração de uma ferramenta de diagnóstico – voltada para as Defesas Civis municipais – e a consequente tabulação e análise das respostas, a Secretaria de Defesa Civil está se preparando para 2017. A ferramenta de diagnóstico começou a ser elaborada em 2015. Cada tema abordado foi baseado na legislação sobre o assunto, especialmente a Política Nacional de Defesa Civil.
Defesa Civil (2)
A Defesa Civil retornou para cada unidade mostrando sua situação, com pontos altos e baixos. O diagnóstico ajudará o Estado a criar estratégias estaduais. Pelo estudo, foi definido um dos pontos que mais precisa de atenção em 2017: Capacitação da Força de Trabalho. Como medida já nessa averiguação, serão oferecidos cursos na Escola de Defesa Civil para todos que quiserem, além de capacitações itinerantes.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário