Força, Friburguense!

sexta-feira, 01 de abril de 2016

Hoje é dia

  • da mentira
  • da abolição da escravidão dos índios no Brasil
  • do humanismo
  • da livraria espírita
  • da sociedade espírita

O dia

Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no dia da mentira, mas a mais forte é por conta da implantação do calendário gregoriano. Desde o começo do século 16, o ano-novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera no hemisfério norte. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Depois da adoção do calendário gregoriano, o ano-novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança. Gozadores passaram então a ridicularizá-los.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Salários do Judiciário e do Ministério Público são pagos, mas demais servidores estaduais ainda não sabem se receberão dia 14
  • Lucro de firmas de capital aberto no Brasil cai 87,2% em 2015
  • Golpista liga e convida Ratinho para seu próprio programa
  • Ministro descarta ajuda da União para pagar PM nas olimpíadas
  • Zagallo diz faltar maturidade a Neymar

Palavreando

Lutemos, sem armas nas mãos, mas com o espírito que emana da nossa real esperança de que apenas com a nossa voz e nossos passos podemos fazer a diferença. Salve as nossas cotidianas revoluções! 

Força, Friburguense!

O Friburguense se encontra em um momento delicado como não passava desde 2010, quando após mais de dez anos na elite se viu rebaixado para a segundona. Talvez, agora seja ainda pior do que naquele momento, já que o time não corria riscos e na rodada final acabou no grupo da morte e de favorito no torneio mortal acabou caindo. Neste instante, o risco é iminente antes mesmo dos instantes derradeiros.

Há fórmula para sair dessa? Eu não tenho a resposta, mas sei qual não é a resposta. Não é a resposta críticas contundentes, caça a culpados ou mudanças exageradas. Cabe, claro uma autocrítica interna. Há quem está de fora dois pontos cruciais: torcer e dar apoio, pois é o que resta neste momento. E, reconhecer que o Friburguense com a estrutura que tem hoje tanto físico como financeira é um milagre.

A mais baixa folha salarial do campeonato com quase todo o time formado nas divisões de base. Ou seja, não sai contratando, não só pela valorização da prata da casa, mas também porque não tem condições financeiras de fazê-lo como o Boavista, por exemplo, sensação da competição.

Vencer ou vencer. São três partidas para se safar do rebaixamento. Bonsucesso, Macaé e Portuguesa. Conta mágica: duas vitórias, especialmente nos confrontos diretos em que ambos (Bonsucesso e Portuguesa) ocorrem fora de casa.

Há esperança e possibilidades matemáticas em que o Friburguense depende apenas de si próprio. Isso significa que o desespero atrapalha, ainda que a responsabilidade imponha vitória a qualquer custo.

Jamil El-Jaick (1)

Alunos e professores do Jamil El-Jaick estão convidando a comunidade para uma reunião que irá discutir a situação de uma das maiores escolas estaduais de Nova Friburgo. Em estado de greve desde dezembro de 2015, os funcionários da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho, além de serem contra o novo projeto de reforma previdencial e o novo calendário de pagamento do estado.

Jamil El-Jaick (2)

Com a greve, o funcionamento da escola foi prejudicado, além de problemas estruturais. O encontro está marcado para o próximo dia 14, às 18h30, no auditório do próprio Colégio Estadual Jamil El-Jaick.

Parlamento Jovem Brasileiro (1)

Estão abertas até o dia 30 de junho, as inscrições para mais uma edição do Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara Federal. O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Parlamento Jovem Brasileiro (2)

Pelo menos 78 alunos são empossados como deputados jovens, vivenciando uma semana em Brasília, em setembro. São sete escolhidos do estado do Rio de Janeiro. Para participar o jovem deve estar matriculado em escola pública ou privada, na 2ª ou 3ª série do ensino médio. Deve concorrer, escrevendo um projeto de lei, sobre qualquer tema. Os autores dos melhores projetos vencem.

Foto da galeria
A Caixa Econômica Federal lançou ontem, 31 de março, o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ferramenta é uma maneira prática de o trabalhador verificar o seu extrato do Fundo e está disponível, gratuitamente, para download em celulares com qualquer sistema operacional. O lançamento do aplicativo faz parte das comemorações dos 50 anos do FGTS.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.