Colunas
Fluminense—o campeão
O Fluminense conquistou o seu 31° título estadual. Está agora há apenas um do Flamengo, que é o maior campeão com 32 conquistas. Números que servem para acirrar ainda mais a disputa de rei do Rio nos próximos anos. Mas, o rei do Rio neste ano é, está sendo o Fluminense.
Nas quartas de final da Libertadores e campeão estadual como o Santos. Fluminense e Santos, aliás, estão na lista de muitos como os dois favoritos ao título na competição continental.
Mas falando de Estadual, o Fluminense não foi nem de perto o time mais estável da competição. Se não foi o mais estável, seguradamente foi o mais decisivo. No 1° turno foi o último a garantir classificação para as semifinais. Todos se lembram: na última rodada tinha que vencer e torcer para que os reservas do Vasco vencessem o Boa Vista. O Fluminense venceu, o Boa Vista caiu e os tricolores avançaram aos trancos e barrancos para as semifinais da Taça Guanabara. Aí surge o diferencial entre equipes que têm qualidade e equipes que têm qualidade e poder de decisão. O Fluminense provou que para ser campeão é preciso ter poder de decisão. Nas semifinais da Taça Rio eliminou o Botafogo nos pênaltis e, na final, com esse poder de decisão bateu o Vasco que merecia, na ocasião, melhor sorte.
Na Taça Rio, o Fluminense já garantido na final do Estadual, simplesmente abdicou de brigar. Priorizou a Libertadores e a recuperação de alguns de seus principais jogadores. Jogou algumas rodadas com reservas, em outras parecia que estava com a cabeça em outro lugar. Faltou foco. Quando percebeu que deva para se classificar, apareceu de novo o time decisivo. Lutou e conseguiu chegar à última rodada com chances. Goleou, fez o dever de casa ainda que tardiamente, mas não se classificou.
Na final, não tomou conhecimento do Botafogo. Como time decisivo garantiu o título já na primeira partida ao golear por 4 a 1. No segundo jogo foi inteligente e apenas administrou a vantagem. De quebra, ainda venceu mais uma vez: 1 a 0.
O Fluminense tem um grande time, de grandes jogadores. Tem um dos melhores elencos do futebol brasileiro. Conquistou o título de forma merecida mais por ser um time decisivo do que equilibrado. A vantagem de ser decisivo é que você é eficiente. Não treme quando é obrigado a dar a cara a tapa! Um campeão precisa disso! E o Fluminense tem isso!
O Estadual 2012 termina tricolor. Aos demais muitos ensinamentos. O jejum do Vasco segue, assim como a sua sina de vices, ainda que tenha terminado o Estadual apenas em 4°. Vice foi o Botafogo que nos últimos 6 anos foi 4 vezes vice! O Flamengo fez o seu pior Estadual dos últimos anos, não chegando à final de nenhum dos dois turnos. Entre os pequenos destaques para o Resende, o melhor entre os times de menos investimento na classificação final e destaque para o Bangu, que de um time esfacelado no 1° turno ressurgiu das cinzas graças ao trabalho do técnico Cleimar. Fez milagre! Fugiu do rebaixamento e ainda se classificou para a semifinal de turno.
Para o Friburguense, mais uma vez, aquele insistente sentimento de que poderia ter sido mais, poderia ter ido mais longe. Faltou, talvez, um pouco desse poder de decisão que levou o Fluminense ao título. De qualquer maneira, com todas as dificuldades, o Friburguense fez um Estadual a contento, permanecendo na 1ª divisão!
Emporium
O show de Naldo na Emporium no último sábado, 12, marcou o fechamento de uma fase da casa. A Emporium depois de quase 10 anos deixa de ser boate para se transformar em uma casa de festas. A despedida foi em grande estilo: casa lotada com gente de lado de fora querendo entrar.
MaiFest
Dudu Nobre, Preta Gil e Pimentas do Reino são os destaques da nova festa da cerveja de Nova Friburgo, que serve para celebrar também o aniversário da cidade que neste ano completa 194 anos. A MaiFest começa na próxima quarta-feira, 16, mas somente no sábado, 12, teve a sua programação oficial liberada. A festa vai até o dia 20.
2ª maior festa de cerveja do país
Marcada para ocorrer na Via Expressa, a festa que não era realizada há quatro anos, pretende retomar o seu posto de 2ª maior festa de cerveja do país. Para tanto, importou o modelo da Oktober Fest de Blumenal (SC), que não só é a 1ª do país como a maior das Américas.
Chope Brahma
Haverá pavilhões com dezenas de tonéis de chope, boate, comidas típicas, parque de diversões e apresentações musicais e culturais de nível nacional. A festa também agenda shows de bandas locais. A entrada para a festa será gratuita. O chope será da Brahma e o patrocínio que possibilitou a realização da festa de iniciativa da Prefeitura é da Ambev.
Destaques da programação
A programação marca show de Dudu Nobre para a quarta, 16. A banda Pimentas do Reino, responsável pelas principais composições de artistas como Ivete Sangalo e Claudia Leitte, sobe ao palco na quinta, 17. Preta Gil é a atração da sexta, 18.
Friburguense
O Tricolor da Serra já entrou em contagem regressiva para o Brasileiro da Série D. Os treinos tem sido intensos, boa parte dos dias em tempo integral. Em amistoso realizado na última sexta, 11, fora de casa, o time empatou em 2 a 2 com o Duque de Caxias. O Frizão estreia na Série D no próximo dia 27, em Divinópolis, contra o Guarani Mineiro.
Teste de sirenes de alerta
As 35 sirenes de alerta de cheias e/ou deslizamentos instaladas em Nova Friburgo funcionaram sem problemas em teste realizado na semana passada. O teste foi para identificar possíveis problemas nos equipamentos, evitando defeitos nos momentos realmente necessários. Todo dia 10 de cada mês as sirenes serão testadas.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário