FLAMENGO É O CAMPEÃO! O CAMPEÃO É O FLAMENGO!

sábado, 31 de julho de 2010

O pai de um dos meus melhores amigos, Henrique, me dizia: “não quero ver o Flamengo campeão brasileiro por mim, mas sim por meus filhos”. Continuou ele: “eu já vi o Flamengo ser cinco vezes campeão brasileiro, campeão de Libertadores e do mundo, mas nunca tive a chance de comemorar um título da importância do Brasileiro com os meus filhos.” Todos rubro-negros, é claro, como ensinou seu Henrique. Todos agradecidos ao pai por passarem para eles esse amor que decerto eles perpetuarão transmitindo a seus filhos, os netos do seu Henrique.

Pois é. O sonho do seu Henrique se realizou, assim como o sonho de muitas famílias unidas pelo sangue, mas muito mais pela alma rubro-negra. Famílias que formam uma imensa torcida de pais, filhos, tios e irmãos espalhada por todo o país. Imensa torcida de famílias de amigos que ganham no Flamengo o mesmo sobrenome. Sonho consumado para uma jovem geração que tem os filhos do Seu Henrique e muitos outros que viu inúmeros estaduais conquistados, mas nunca um campeonato brasileiro. E teria que ser o Flamengo o primeiro time do Rio a ser campeão brasileiro na era dos pontos corridos. Se dizem, por pontos corridos que é justo, então a justiça reconheceu aquilo que os deuses do futebol sempre consagraram: o justo é o Flamengo ser campeão!

E se foram 17 anos de espera, uma geração, valeu a espera pela coincidência das histórias. Duas histórias, 92 e 2009, que poderiam receber o mesmo título: Volta por Cima! Superação! Técnicos, soluções caseiras, almas rubro-negras: Carlinhos e Andrade. Jogadores excepcionais de um talento incrível, mas que eram considerados velhos demais para o futebol: Júnior e Petckovic. Mas ambos, ídolos que têm que ser respeitados sempre. Assim como cada guerreiro rubro-negro que se uniu, deixando de lado a vaidade de ser destaque, para que o time inteiro fosse o destaque, o campeão.

E ainda que seja repetitivo falar dela, a torcida do Flamengo merece a honra de todas as conquistas. É sempre ela a primeira a acreditar, a empurrar seus jogadores, a energizar os gramados e elevá-los a busca pelo doce sabor das vitórias que somadas dão em títulos como esse. Títulos com a cara da torcida do Flamengo. Uma torcida que supera a tudo e na base da raça rubro-negra – vence!

Seu Henrique está feliz! Como ele mesmo disse, não por poder comemorar o sexto título brasileiro de seu time, mas por poder celebrá-lo ao lado dos seus filhos. Seu Henrique, os filhos do seu Henrique, as famílias rubro-negras, os amigos unidos pelo sobrenome Flamengo, essa geração, a imensa torcida do Flamengo ainda verão muitas conquistas, mas decerto, essa será uma das melhores e mais inesquecíveis, como disse Pet: “quando conquistamos o Estadual de 2001 parecia ter sido a conquista do título brasileiro, essa de 2009 parece a de um mundial!”

E assim é o Flamengo, tudo se torna maior, longe de exageros, tudo se transforma em mais grandioso!

O RIO SORRI

E a temporada de 2009 pode ser marcada como um interstício para o ressurgimento do futebol do Rio de Janeiro. O Macaé vitorioso na Série D e estará na C do ano que vem. O Vasco volta muito forte para a elite após uma brilhante Série B e um ano de mais vitórias do que derrotas. O Botafogo, rei dos empates, venceu quando precisava, e se manteve na Série A. O Fluminense teve uma virada fantástica e inesperada até pelos mais otimistas e também se manteve na elite pronto para fazer um 2010 exuberante. Motivos não faltam para que o futebol do Rio não seja apenas predestinado pela sorte, mas que seja predestinado pela competência, estrutura e competência!

FRIBURGO NA GLOBO (1)

A Rede Globo estreia hoje, 8, às 22h40m, o seriado Cinquentinha. A minissérie trata da briga de quatro viúvas pela herança do ex. Na trama, Nova Friburgo será destaque na vida de uma das viúvas, mais precisamente na vida de Rejane, interpretada por Betty Lago.

FRIBURGO NA GLOBO (2)

Betty Lago, terceira mulher de Daniel, onde gira toda a história é uma ex-hippie dos anos 70 e adepta de um estilo de vida alternativo. Ela está voltando do Caminho de Santiago, quando sabe que, durante uma tromba d’água em Nova Friburgo, um desabamento de terra destruiu sua casa. Rejane, então, resolve ir para a casa do filho, Daniel Júnior (Bruno Garcia), em Santa Teresa, e é neste contexto que recebe a notícia da morte de Daniel e inicia a briga pela herança.

ORÇAMENTO 2010

É de 50% o percentual pedido pelo Executivo para remanejamento das verbas do orçamento 2010 que será votado hoje, 8, pela Câmara. Exatamente o mesmo deste ano, aprovado pelos vereadores no ano anterior. No entanto, àquela época, o argumento era de que como era um governo novo, precisava-se deste percentual para dar governabilidade. O argumento não deve colar nesse ano, segundo de administração do governo Heródoto, e se negocia descer dos 50% para 30% de remanejamento.

FÓRUM DE SEGURANÇA

O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) confirma para o próximo dia 14, a realização da quarta edição do Fórum de Segurança Municipal. O local do evento também está confirmado para o auditório do Senai. Serão tratados temas como delegacia legal , policiamento comunitário e violência no trânsito.

MELHORES DA IMPRENSA

A AFI (Associação Friburguense de Imprensa) fechou para o dia 17 deste mês, às 20h, no Restaurante Gourmet Brazil, a entrega do Troféu Zuenir Ventura aos destaques da imprensa neste ano. Concorrem profissionais de rádio, TV, internet e jornal impresso. Três foram indicados para cada uma das categorias estipuladas e um será escolhido por uma comissão para receber o troféu. Haverá na ocasião um jantar de adesão.

PLURALIDADE SERRANA (1)

A cidade conta com uma nova instituição voltada para as questões dos direitos humanos, da educação, da saúde e da inclusão social. Trata-se do Grupo Pluralidade Serrana, ONG presidida por Rômulo Siqueira, organizador, juntamente com Débora Spezanes e Sandra Castro, do Festival Estudantil de Poesias, que teve sua noite de premiação no Teatro Municipal Ariano Suassuna, no dia 28 de agosto.

PLURALIDADE SERRANA (2)

A ONG recém-criada pretende ter o mesmo sucesso do festival – que levou quase 600 pessoas ao teatro – e se conseguir, pode-se esperar que ela venha a prestar muitos e bons serviços a Nova Friburgo.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.