Colunas
Eu acredito em anjos
Eu acredito em anjos. Seres iluminados que vem para cuidar de nós. Abrem suas asas e nos chamam para dentro delas para se divertir, se encantar, cantar, sorrir e depois adormecer tranquilamente. Alçam voo e nos puxam sempre para cima. Nos olham e nos entendem, mesmo que perdidas as direções estejam. Nos ouvem e nos compreendem, mesmo que silêncio façamos. E se as lágrimas nos inundam, os anjos nos dão colo e nos empurram para seguir. Nos fazem prometer que ninguém, absolutamente ninguém, nos deixará ser menores. Anjos que nos escolhem, seres que escolhemos por 100 ou nenhuma razão.
Existem diversos poemas e textos sobre amizade, de autores dos mais distantes tempos. Lindas declarações de filósofos gregos, Shakespeare, Chaplin, Einstein, Vinícius de Moraes, entre tantos outros. Parece impossível a missão de descrever esse amor tão particular. Eles, assim como eu e você, se irradiaram de pensamentos acerca de seus amigos para tentar colocar no papel aquilo que se sente sobre os amigos e amizade. O que você acredita ser amigo?
Amigo é um anjo que te escolhe para te proteger. Proteção aqui não tem nada a ver com concordar com tudo ou com ser submisso. É cuidado e só quem ama cuida. É acreditar. Reconhecer os defeitos alheios, sem precisar consertar, mas atento a evoluir. É se adaptar na conciliação das qualidades e daqueles pequenos deslizes perfeitos para nós mesmos. É querer estar junto, sem necessariamente estar perto. É ser luz para abrir caminhos e consequentemente se tornar iluminado. É sentimento pleno sem angústia ou ansiedade.
A amizade é o melhor tipo de amor. Porque tem uma certa ingenuidade corajosa em que não se importa em ser infantil ou adulto demais. É sorriso largo e lágrima solta – sem pudor. Verdade sem julgamento. Quem não tem amigo, não tem história para contar. Fica com a biografia vazia, sem testemunhas, sem canções, sem vida. Por tudo isso, a amizade é a maior necessidade, a única necessidade que o ser humano tem. O resto entra no campo dos desejos. Quem não entende uma amizade, tampouco entende o que Deus quis dizer quando fez o mundo.
A felicidade tem muito a ver com a amizade. Todos nós queremos ser felizes! E não há felicidade sem que esta seja conquistada e dividida com outros. Com-par-ti-lha-da.
Quando penso em céu, não vejo o tal paraíso como desenham: natureza abundante, com lindas cachoeiras, árvores abarrotadas de frutas diversas, verde esparramado para todos os lados e harmonia perfeita entre homens e animais. Quando penso em céu, vejo todos os meus momentos felizes ao lado dos meus amigos. Penso em cada um deles e se faltar um então o céu deixa de existir para mim.
Se a vida tem que ter um sentido, não há mistério para mim de qual seja esse sentido. Aos meus amigos: somos anjos uns para outros. Às vezes, você sabe e não vê. Por vezes, você vê e não sente. Mas anjos não precisam ser revelados. Sou seu anjo e um dia vai descobrir nas entrelinhas da poesia que minhas asas para você eu abri. Vocês são meus anjos. Talvez, nunca descubra que sou seu anjo, mas saiba que minha missão eu cumpri. E, vocês também cumprem as suas. Por ser anjo, não tenho que ser imortal. Até mesmo anjos morrem para evoluir. Um dia, vou partir, mas saiba que todos os dias eu te protegi. Para todo o sempre nos protegeremos.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário