Eta friozinho gostoso! É tempo de romance na serra! - 19 de maio 2011

domingo, 31 de julho de 2011

Nada mais serrano do que o frio e tudo o que vem com ele: romantismo, vinho, casacos, fondue e lareira. Isso sem contar, claro, a preguiça e os minutos a mais na água quente do chuveiro. Se é difícil entrar nele, é mais difícil ainda sair dele.

Obviamente não é fácil sair da cama tão quentinha para trabalhar. Tirar o pijama, colocar a calça jeans fria que congela as pernas... Respirar o ar frio que nos envolve e insiste em tentar derrotar os quilos de roupa. Mas é preciso trabalhar. E como!

Há quem reclame, mas é reclamação para esquentar o corpo e ver sair fumacinha da boca. Esse é o nosso verdadeiro clima, essas temperaturas abaixo dos 20 durante o dia e abaixo dos 10 durante a noite. A temperatura sentida pelo corpo é sempre menor do que a externa, o que faz bater os dentes ainda mais. Uma dica: esquentar as extremidades do corpo, especialmente a cabeça. Por isso, mais importante que a meia e a luva é a toca. Experimente!

O frio chegou com tudo e nos faz lembrar que é hora da nossa terra ser convidativa e se mostrar, porque agora é a hora da recuperação. O momento é nosso! Que o clima possa fazer com que conduzamos um novo clima de mais otimismo e esperança. O frio é a atração, ainda que vendamos muito mal esse peixe. Mais do que isso: Nova Friburgo é a mais fria das cidades serranas. Basta ver que nossas temperaturas sempre estão 2 a 3 graus abaixo de Teresópolis e 3 a 5 abaixo de Petrópolis. Então pergunto: qual a verdadeira ou mais serrana das cidades?

É hora de abençoar a montanha que abraça os amores. Passear pela Praça Getúlio Vargas. Frio pede corpos abraçados, mão dadas em volta da fogueira, chocolate quente... Tim-tim! Pede tudo que o romantismo pode imaginar. E o cenário friburguense só vem para colaborar. Por isso é tempo de romance na serra. Vamos vender essa ideia? Porque não há cidade mais serrana que Nova Friburgo, nem lugar mais romântico, nem ambiente melhor para se amar.

Emprego (1)

A recuperação econômica de Nova Friburgo começou. Pelo menos se levar em conta o nível de emprego apontado no mês de abril. A cidade foi a 4ª do Estado do Rio de Janeiro na geração de empregos. Os dados são do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Governo Federal. Nova Friburgo gerou 711 empregos, ficando atrás apenas da capital (15.052), Duque de Caxias (784) e Campos (720).

Emprego (2)

Os outros dois municípios da região também afetados pela tragédia de janeiro ficaram atrás de Nova Friburgo na geração de empregos em abril. Petrópolis com 549 ficou no 10º lugar do Estado e Teresópolis (316) ficou na 14º posição. No entanto, se levado em conta os quatro primeiros meses do ano, Nova Friburgo fica atrás dos dois municípios vizinhos.

Emprego (3)

Apesar da recuperação em abril, no acumulado de 2011, Nova Friburgo ainda tem saldo negativo. Perdeu 705 postos de trabalho contra perda de 401 empregos em Teresópolis e 1043 empregos gerados em Petrópolis, o único com saldo positivo na região. De acordo ainda com os dados do Ministério do Trabalho, em Nova Friburgo, os setores com maior perda de empregos foram os de comércio e confecção.

Swian (1)

O piloto de Nova Friburgo, Swian Zanoni está no Brasil. Mas ele voltou ao país para disputar a etapa brasileira do Mundial de Motocross que acontece neste fim de semana em Indaiatuba, São Paulo. Após a prova o piloto pretende vir a Nova Friburgo para visitar parentes e amigo, seguindo logo depois para a Itália, onde fica a sede da sua equipe.

Swian (2)

No último fim de semana, Swian disputou uma das mais tradicionais provas da competição, a de Glen Helen, no estado da Califórnia (EUA). Apesar de dores no pulso direito o piloto mostrou evolução quanto à etapa anterior e terminou na 23ª colocação a segunda bateria da MX2. Na primeira bateria, apesar de perder duas posições na volta inicial, Swian se recuperou na segunda e conseguiu se manter em 26º. O alemão Ken Roczen lidera o mundial.

Gripe

Prorrogada por mais uma semana, terminaria no último dia 13, só vai até hoje, 20, a campanha de vacinação contra a gripe. A procura pela vacina foi abaixo do esperado. Gestantes, idosos, crianças com menos de dois anos e profissionais da área da saúde devem ser imunizados nos postos de saúde da cidade.

Recuperação ambiental (1)

O valor da recuperação ambiental estimado em R$840 milhões (publicado recentemente nesta coluna) não leva em conta desapropriações e habitações novas. Segundo o Inea, autor da estimativa, os recursos são para intervenção das calhas dos rios, em parques fluviais, na reconstrução de pontes e travessias, em demolições, na limpeza manual e na macrodrenagem, dentre outras coisas.

Recuperação ambiental (2)

A programação dos investimentos é para o longo de quatro anos, com o Plano Plurianual (PPA). Fora desses valores, o Governo do estado pretende ainda comprar dois radares meteorológicos a serem instalados na região para prever o horário, a intensidade e o local onde a chuva cairá. Serão construídos também mais dois reservatórios em Nova Friburgo para impedir novas cheias.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.