Esse tal de Enem!!! - 10 de novembro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

“Num país em que bolinha de papel causa traumatismo craniano, lápis é considerado arma de destruição em massa...” A frase de um professor carioca é emblemática. Exageros, erros sobre erros. Todo o cuidado com o Enem acabou sendo pouco.

E quando você acha que o Enem vai se acertar, aí vêm erros bobos que colocam todo o processo em voga. Mais do que isso, colocam na berlinda o sonho de ver o Brasil ter um vestibular unificado, impedindo a indústria dos concursos que fazem circular muito dinheiro, mas muito dinheiro mesmo, em cima dos sonhos de futuro de nossos jovens. Cada prova de vestibular não sai por menos de noventa reais. Um estudante que quer e deve tentar várias faculdades pagará quase trezentos só para fazer provas. O Enem seria a saída para que esse estelionato educacional acabasse. Mas falta competência e sobra gente se justificando. Mas falta coerência e muita gente querendo tirar proveito da situação.

Ora, fazer outra prova para quem se sentiu prejudicado prejudica quem não se sentiu prejudicado. Então, seria sensato manter as provas de domingo e todos refazerem a prova de sábado. E ainda: punir os responsáveis pelo novo erro, porque errar uma vez é até desculpável, mas errar duas vezes... Tanto é que já tem estudante dizendo por aí que errar uma vez é humano, duas vezes é Inep. Eu prefiro uma frase de um amigo meu que diz: “se alguém erra com você, esse alguém está errado e talvez mereça uma nova chance. Se alguém erra com você uma segunda vez, você está errado e esse alguém também, você porque o desculpou e ele por repetir errar. Mas se esse alguém erra com você por uma terceira vez, apenas você está errado, porque aceitou erro por duas vezes, o que suscitou o terceiro que você acabou sendo corresponsável.”

Então que não haja um terceiro erro, pelo próprio bem do processo de entrada para o ensino superior e pelo fim do estelionato dos vestibulares nesse país.

Posse de Glauber

Foram definidas as datas de diplomação e posse dos deputados federais eleitos nas Eleições 2010. O deputado federal eleito Glauber Braga será diplomado no dia 16 de dezembro, uma quinta-feira, às 14h, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Já a posse, em Brasília, será no dia 1° de fevereiro de 2011, ainda em horário a ser definido.

Enem

O Ministério da Educação disponibiliza nesta quarta-feira, 10, no site do Enem (www.enem.inep.gov.br), um requerimento para que alunos prejudicados pela troca do cabeçalho dos cartões de resposta possam pedir a correção invertida. Além disso, o site promete receber reclamações de estudantes que tenham se sentido prejudicados. Eles terão até o dia 16 para enviar seus pedidos e queixas.

Friburguense

O Friburguense encerra hoje, 10, 16h, no Estádio Eduardo Guinle a sua participação na Copa Rio. Sem chances de classificação, a equipe enfrenta o também já eliminado América que, inclusive, vem com um time reserva mesclado com juniores. Em campo, testes e última prova de fogo para alguns jogadores e também para o técnico Anderson que terá sua última chance de provar que é uma boa aposta para a disputa da segundona 2011.

Vistoria

O Detran iniciou nesta semana a vistoria itinerante nos municípios que não possuem posto fixo do Detran. Na região, depois de passar por Bom Jardim, Duas Barras e São Sebastião do Alto, a vistoria chega hoje, 10, a Rio das Ostras, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena. Amanhã, 11, é a vez de Sumidouro e Carmo.

Euclides da cunha

O município de Cantagalo está em festa em homenagem ao escritor cantagalense Euclides da Cunha. Até domingo, 14, a cidade vizinha realiza o Caminho cultural euclidiano. Euclides vive! Viva Cantagalo!. A programação conta com palestras, ciclos de debates, oficinas e exposições, entre outros.

Dilma friburguense (1)

A mãe da presidenta eleita Dilma Rousseff, Dilma Jane Silva, não é friburguense como consta na biografia da presidenta, inclusive nos sites oficiais da campanha que elegeu a primeira mulher a presidência do país. Motivada pela informação de que a mãe de Dilma seria friburguense, a jornalista Anne Lise Ruiz, da TV Zoom, canal 10 da TV a cabo, conseguiu uma entrevista por telefone com Dilma Jane Silva.

Dilma friburguense (2)

A mãe da presidenta eleita confirmou ser nascida no estado do Rio de Janeiro, mas na cidade de Resende. Ela não soube informar o porquê da confusão, mas revelou que morou em Nova Friburgo, por dois meses, quando ainda era criança. Ela disse ter boas lembranças de Nova Friburgo, considerando a cidade muito bonita, mas lamentou não ter voltado mais à cidade. Informou ainda que tem um tio-avô da presidenta eleita enterrado em Nova Friburgo.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.