Esportes TV Zoom - 15 anos

quarta-feira, 09 de dezembro de 2015

"Um marco de amor e carinho pelas mais diversas modalidades"

Foi com um romântico incorrigível que aprendi que um homem será resumido, ao final de sua vida, às suas paixões. O mestre Laercio Ventura me ensinou isso na palavra e na prática. Daí meu desejo de ser um resumo extenso. Alguém de muitas paixões, vestido de inúmeras bandeiras.

Apropriando-me dessa premissa, estendo o pensamento um pouco mais e digo que somos todos resultados de nossos encontros. Cada encontro faz com que saiamos diferentes, assim como o outro que nos encontra - também. Os bons encontros devem ser repetidos até se tornaram permanentes.

Peço licença hoje para fazer uma coluna diferente das dos outros dias. Hoje não é dia das crônicas literárias. Essas fazem moradas nas edições de fim de semana. Só escrevo dessa maneira nos dias de semana em ocasiões muito especiais. Esta é uma ocasião para lá de especial. Para mim, pois devemos sim celebrar nossas alegrias. Para a cidade, pois o programa “Esportes TV Zoom” filmou, incentivou e eternizou muitos feitos dos nossos atletas, do nosso esporte. Mais do que isso, trouxe à tona a história, perpetuando na imagem e no som depoimentos de monstros sagrados que se consagraram ao testemunhar um tempo em que Nova Friburgo respirava futebol, basquete, boxe, atletismo, o esporte de uma maneira geral.

Hoje, portanto, quero dividir com todos a imensa alegria de completar 15 anos à frente do “Esportes Tv Zoom”, no canal 10 da TV a cabo friburguense. É o programa de TV há mais tempo ininterrupto e com o mesmo nome não só da TV Zoom como de todas as demais emissoras locais a cabo ou com sinal aberto. O único programa de esportes que resistiu ao tempo. Um programa de TV local e ainda com temática de esportes completar 15 anos é de fato algo mágico, mas que não conquista tal feito apenas por magia. É resultado de muitas mãos, dedicação, apoio e muito trabalho.

Adorei a frase do colega de TV, Modesto Arouca: "Sonhar não custa nada, mas tornar os sonhos uma realidade requer muito trabalho". Quando cheguei ao “Esportes TV Zoom”, por indicação de Landri Schettini, não poderia supor a grande jornada. Meus sonhos eram muitos, mas os objetivos à época eram estudar, fazer faculdade, ser um bom jornalista. A TV Zoom me possibilitou fazer faculdade e dividindo o tempo entre a Rádio Friburgo AM e a TV Zoom fui um menino quase prematuro trilhando esse caminho difícil. Acumulava ainda o trabalho no Colégio Anchieta que me deu anos muito felizes. O tempo passou, fui evoluindo à medida que as sobrancelhas pesavam menos. Eu e o programa como a própria TV crescemos juntos. Chegamos aos 5, aos 10 e agora aos 15 anos.

São 15 anos de muitos encontros e desses encontros muito aprendizados, capazes até de mudar meus próprios rumos. Para fugir de qualquer injustiça, evito citar nomes, mas é impossível não falar de certos expoentes. Rodolpho Abudd, o pioneiro da comunicação esportiva; Laercio Ventura, meu mestre esperancista; Markinho Galhardo, um exemplo de ser humano; Swian Zanoni, meu professor de sonhos. Todos com passagens marcantes pelo programa. Permanecem como luzes fortes na minha trajetória e na própria trajetória do “Esportes TV Zoom”. Sim. Programa e eu nos confundimos, como já se confunde com a trajetória do talentoso e ético Vinicius Gastin. Esses insistentes teimosos que merecem o pleonasmo são assim como esses aqui já homenageados: Toni Ventura, Siqueirinha, Wagner Faria, Edinho, Fajardo, Fernando Cruz, Fátima Zarife, Vera Cintra, Renato Satyro, José Augusto, Nilton Baptista, Frank James, Baeta, José Tadeu, Hespanha, Alex do Gol de Placa, Caroço, Bachini, Juca Berbert, Raul Marcos, Decache, Luis Roberto, Lucas, Ziquinha, Cadão, Sérgio Gomes, Bidu, Edson Jr., Marlon Moraes, Felipe Malhard. Servem de inspiração aos novos que chegam já se destacando e que acompanhamos desde muito pequenos como a nossa Jheniffer.

Tantos encontros que nos movem, comovem e nos transformam. Fazem quem somos afeiçoando-se com nossas essências. Os amigos, os afilhados, os amores... Adotamos e nos deixamos se adotar.

Minha profissão é o jornalismo, minha dedicação é a educação, mas meu maior ofício e prazer são as pessoas. A razão de tudo isso são as pessoas. E, devemos ser leais às pessoas que nos acolhem e que acolhemos. Talvez por isso, em toda a minha vida eu só tenha trabalhado numa emissora de TV, a TV Zoom; numa só rádio, a Friburgo AM; num só jornal, A VOZ DA SERRA. Faço parte dessas famílias e sempre farei! Tenho imenso orgulho por isso, porque esses veículos são algumas de minhas paixões. As pessoas que estão neles estão entre os meus encontros prediletos.

Meu caráter se cristalizou junto aos dons que Deus me deu desde o primeiro encontro, com minha mãe, meu pai, meus irmãos... As convicções foram se fazendo encontro após encontro de amizade, profissional, de companheiros. Não sou especial por isso, porque é assim com todo mundo. Mas me encanta demais a possibilidade de perceber e reconhecer isso. Tão fundamental é perceber e reconhecer - é vital!

Por fim, como disse Anne Lise Ruiz na homenagem que escreveu a mim em nome de todos da TV Zoom: "Os sonhos são possíveis de serem realizados". O vendedor de sapatos na adolescência realizou muitos de seus sonhos, mas o maior deles sempre estará em curso: doar sonhos e fazê-los realidade!

Que as paixões nos garantam a história e os encontros nos permitam a felicidade! 

Foto da galeria
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.