Colunas
A era retrô
Hoje é dia
- da Criança Palestina
O dia
Em 5 de abril 1955, aos 80 anos, Winston Churchill renunciou ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Conservador e estadista, ele ficou reconhecido principalmente por sua atuação como primeiro-ministro durante a Segunda Guerra Mundial.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Temer proibirá novos cursos de medicina nos próximos cinco anos
- China retalia e anuncia taxação de 106 produtos dos Estados Unidos
- Apple trabalha em controles com gestos e telas curvas para futuro iPhone
- Fifa cria regra contra elefantes brancos na Copa
- Malu Mader é dispensada após 35 anos na Globo
Palavreando
Há pessoas especiais, há pessoas fundamentais, há pessoas até essenciais. Mas há uma ou outra pessoa que vai além de tudo isso...
A era retrô
O famoso grupo Balão Mágico voltará aos palcos no próximo dia 2 de junho. O grupo se apresentará com Simony, Mike e Tob, em São Paulo. O palhaço Fofão também deve aparecer por lá! A apresentação traz uma memória afetiva para muita gente que viveu a mágica década de 80. Mas independente dos anos 80, vivemos uma época de nostalgia com o retorno, por exemplo, do emblemático grupo Rouge, sucesso do início dos anos 2000.
É a volta dos que jamais foram ou seria uma pobreza artística dos dias de hoje? O que faz esses tempos serem resgatados com tamanha força e emoção? Não acredito em respostas fechadas para essas perguntas, como não respeito opiniões preconceituosas de que o que temos hoje é ruim. A música brasileira tem conquistado números impressionantes! Isso é um fato.
Arte é sempre arte e serve ao artista e ao seu público. Não há artista sem público, nem arte sem apreciadores. Temos hoje um imenso público para o que se tem. Também notamos que há público para o retrô. Como gosto musical não se discute, talvez não tenha que se discutir se o que existia ontem era melhor que hoje. Apenas são épocas diferentes. O que se revive hoje não é exatamente o que se vivenciou ontem. São formas, olhares e nuances distintas.
Provavelmente, naquela época havia críticos que diziam que as bandas de sucesso dos anos 80 não prestavam, que o bom mesmo era a Tropicália, Bossa Nova, Jovem Guarda. Uma coisa não anula a outra. Todas podem ser boas ou ruins e perdurar. Quem decide isso não é a crítica, mas o tempo e quem vive esse tempo. É preciso reconhecer que gostos diferem e é exatamente isso que gera a diversidade.
Só para rememorar: o Balão Mágico iniciou como programa infantil da Rede Globo, formando o grupo musical. O programa durou três anos, de 1983 a 1986, quando foi substituído pelo Xou da Xuxa. O grupo musical lançou cinco álbuns. Emplacou muitas músicas de sucesso, sendo as mais famosas Amigos do peito, Superfantástico, Ursinho Pimpão, É tão lindo e Se enamora. O derradeiro fim se deu em 1986, quando Mike e Ricardinho saíram do grupo e o quinto álbum não teve boas vendas. No entanto, até hoje, toda festa Ploc que se respeite tem pelo menos uma canção do Balão Mágico.
Voluntário ambientais
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) abriu até o dia 13 de abril inscrições para o Programa Voluntário Ambiental. São dez vagas para atuação no Parque Estadual dos Três Picos, que abrange os municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. O edital está disponível no portal do Inea (www.inea.rj.gov.br).
Concurso
Os interessados poderão se inscrever de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na sede do Parque Estadual, em Cachoeiras de Macacu, ou pela internet, através do link: goo.gl/HPYQCM. Os candidatos aprovados no processo, que conta com análise curricular, documental e entrevista, apoiarão a manutenção de trilhas do parque, recepção de visitantes, atividades e eventos educativos, planos de ação do parque, organização de atividades predeterminadas, produção de relatórios e contagem de visitantes no Parque Estadual dos Três Picos.
Intolerância religiosa
As escolas estaduais terão prevenção a intolerância religiosa em parceria com a Secretaria estadual de Direitos Humanos. É o Programa Educação Mais Humana. Filmes com duração de até cinco minutos e adaptados para uso nas escolas que abordam essa temática serão exibidos e debatidos em unidades da rede pública de ensino. O programa também fará capacitações com professores de diversas disciplinas para que abordem, de forma pedagógica, a intolerância religiosa nas escolas.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário