Colunas
Energia solar prejudicada
Energia solar prejudicada
Com empresas locais crescendo no ramo da energia solar, uma bola fora do Governo Federal pode comprometer o avanço do setor. É que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está tentando alterar as regras da chamada geração distribuída, sistema pelo qual consumidores podem produzir sua própria energia, normalmente por meio do uso de painéis solares.
Corrida contra o tempo
A ideia é taxar e reduzir os incentivos para a adesão a esse sistema. A redução dos incentivos está em consulta pública, mas a pretensão é que as alterações já comecem a valer em 2020. Os interessados em participar da consulta pública devem encaminhar contribuições até 30 de novembro. Para quem deseja investir no modelo, talvez seja hora de correr contra o tempo, para não ser pego pelas regras novas.
Mais dez anos de benefício
Os que já investiram e já possuem sistemas assim permanecem no atual regime de compensação até 2030. Para quem investir depois da nova norma começar a valer, as regras seriam diferentes. A geração distribuída local passaria a pagar os custos da rede. Em 2030 ou quando a energia gerada atingir uma quantidade pré-determinada, seriam cobrados também os encargos.
Inviabilidade do setor
Na geração remota, quem implantar um projeto depois da mudança, passaria a pagar custos de rede e os encargos, compensando o componente de energia da tarifa. Eventuais mudanças terão impacto, principalmente sobre o segmento de energia solar fotovoltaica, que responde por mais de 90% das conexões. A proposta feita pela Aneel causou surpresa no setor que avalia ser um retrocesso que pode até mesmo inviabilizar a geração distribuída por energia solar
Cinema com samba
O samba movimentou o cinema de Nova Friburgo, no último domingo, 20. Não foi um filme ou um grupo de sambistas que foi assistir a um filme. Foi a turma da Vilage na gravação do clipe da atual campeã de Nova Friburgo, visando o carnaval 2020.
Vilage
Com direito a super produção, a escola vai em busca do bi com o cinema como tema. O clipe deve estar disponível a partir da semana que vem, após a festa marcada para o próximo domingo, 27, quando a agremiação apresenta o seu samba. Lembrando que a Vilage, a exemplo de algumas escolas do Rio, não faz concurso para a escolha do seu samba. Sua própria ala de compositores, liderada pelo campeoníssimo Jeffinho, produz a obra há alguns anos.
Alunos do Samba
O Alunão decide seu samba no próximo sábado, 26. Após duas etapas que contaram com um total de oito obras, cinco estão na final. Com o enredo sobre a Estrada Real, a escola de Conselheiro Paulino está com uma disputa acirrada que tem levado times de intérpretes de primeira grandeza, muitos deles com atuação no carnaval carioca, como Niu Souza, Márcio Monstrinho, Guto e Kaisso.
Saudade e Imperatriz
A Unidos da Saudade já definiu seu samba. A Imperatriz de Olaria, última a definir o enredo, inicia o processo de escolha apenas no dia 9 de novembro, quando apresenta as suas obras. A Saudade aposta em um enredo africano, enquanto a Imperatriz falará dos quatro elementos.
Blocos de rua
Iniciada também as movimentações de muitos dos blocos de rua de Nova Friburgo. A exemplo do que vem acontecendo, de forma muito bem-sucedida, no carnaval carioca, por aqui os ensaios fazem parte de uma extensa programação que vai até o carnaval. Que ganhem as ruas da cidade desde já!
Campeoníssimo
O preparador físico do Friburguense levantou sua terceira taça só neste ano. O jovem Leonan Martins, conquistou o título mundial com a seleção brasileira Fut-7, no México. Com uma campanha irretocável, o Brasil conquistou um título inédito. O preparador, natural de Santo Antônio de Pádua, fez parte da comissão técnica campeã. Leonan já havia conquistado com o Friburguense a Taça Corcovado e o título estadual.
Parabéns, Leonan!
Leonan terá pouco tempo de descanso. Após o intenso Estadual, ele embarcou para o México e agora terá merecidas férias, ainda que curtas, já que o Friburguense deve retornar aos trabalhos na semana que vem.
Palavreando
“O tempo é furioso, mas se torna aliado se nos deixamos levar pelos verdadeiros motivos de estar aqui. Estamos aqui para compartilhar”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário