Enche a caçamba aí! - 24 de fevereiro 2011

domingo, 31 de julho de 2011

“Mesmo quanto tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma (eu sei) a vida não para”. Diz a música de Lenine.

Pedem calma à população; a gente pede alma às empreiteiras e autoridades. A calma deve existir e reforçamos a importância da paciência nesse momento ainda complicado, mas há certas situações que devem ser observadas. Afinal, cuidado, você pode estar sendo observado. Esse é o objetivo do Observatório: observar.

A paciência existe, o que não quer dizer que há contentamento com trabalho em baixa velocidade. Na retirada de algumas barreiras o que se vê são caminhões saindo com pouca terra na caçamba, quando poderia sair com muito mais. Caçamba pela metade, enquanto a máquina fica parada esperando o caminhão voltar para ter a caçamba cheia novamente, ou melhor, caçamba pela metade... Obviamente, sou um leigo no assunto, talvez tecnicamente se explique a questão. Mas a pergunta que não quer calar: as máquinas são pagas por hora ou empreitada? Ou estão trabalhando gratuitamente?

Temos calma, mas também pressa. É uma equação difícil de explicar, mas é o que temos, porque como diz a música de Lenine a vida não para... Tanto como é rara.

Eleições 2012 (1)

Já existe um movimento, ainda que tímido na Câmara, pela definição de quantos vereadores serão eleitos no ano que vem. Dos atuais 12 o número pode chegar a 21. Fato é: o que define o número de vereadores é a Lei Orgânica do município desde que obedeça à Constituição em vigor, que sofreu recente e polêmica emenda.

Eleições 2012 (2)

A emenda constitucional é clara no que diz respeito ao estabelecimento de limites, não fixando assim um número determinado de vereadores. Nova Friburgo, por exemplo, está enquadrado na faixa de municípios com 160 a 300 mil habitantes, podendo ter até 21 vereadores, o que não quer dizer que tenha que ter 21 e sim um máximo de 21.

Eleições 2012 (3)

A modificação na Lei Orgânica tem que ser dada ainda neste ano, por esta Legislatura, antes do início do pleito de outubro de 2012. Nos bastidores, há quem defenda os 21, mas a ideia mais forte é de entre 15 a 17 vereadores. Além do natural inchaço, os repasses para os gastos da Câmara serão os mesmos atuais, ou seja, número maior de vereadores, mas gasto igual.

Eleições 2012 (4)

Para fechar a conta com 21 vereadores, é inevitável um número menor de assessores e cortes de gastos com os gabinetes. Em contrapartida, há a opinião dos partidos que defendem a representatividade. Os vereadores atuais poderão já pensar nas suas reeleições visando o que é melhor para eles. Uma discussão que vai esquentar as eleições 2012 bem antes do que se imagina.

ABC (1)

O ABC Compre Bem que já foi ABC Barateiro e só ABC vai mudar de nome mais uma vez. O hipermercado passará a se chamar Extra, se integrando ao braço do Grupo Pão de Açúcar que também é proprietário da marca Compre Bem.

ABC (2)

Segundo funcionários, as mudanças já foram iniciadas e se darão de forma paulatina com o hipermercado aberto, pelo menos por enquanto. A drogaria que tinha dentro do hipermercado já foi fechada. Ainda não foi definido se será necessário fechar completamente o espaço por alguns dias para todas as adaptações.

Estudos da tragédia (1)

Estudo da Coordenação de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revela que a chuva que castigou a região em janeiro foi tão rara que pode levar cerca de 500 anos para acontecer novamente. O documento foi encaminhado à Presidência da República e ao governo do Rio de Janeiro.

Estudos da tragédia (2)

O estudo revela que os estragos observados na região foram consequência de uma combinação de fatores, principalmente das fortes chuvas que atingiram a região. Para se ter uma ideia, na madrugada do dia 12, ao invés da típica chuva de verão durar no máximo dez, quinze minutos, ela durou quatro horas e meia, o que originou a maior tragédia climática da história do país.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.