EE - Equilíbrio no Escândalo - 13 de julho 2011

domingo, 31 de julho de 2011

Assim como até que se prove o contrário todos são inocentes, investigação nunca é demais. Por isso existem inúmeros mecanismos que colaboram e devem servir para se chegar à verdade e à absolvição ou condenação de suspeitos: Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado; outros organismos da Justiça; Legislativos Federal, Estadual e Municipal; além da Imprensa.

Tem que se dar o devido direito e liberdade para que todos esses órgãos fiscalizatórios trabalhem. Assim como o direito para que todos os supostos envolvidos se defendam. Assim como deve não só ser preservado, como ampliado o direito maior do povo a transparência.

Em toda história há sempre dois lados. A apuração é sempre muito bem-vinda e quem está na chuva é para se molhar. A partir do momento em que você é empregado público, você passa a mexer com o dinheiro e interesse dos outros. Se você trabalha com aquilo que não é dono, você passa a ter a obrigação de explicar o que fez e o que faz. E não há nada de extraordinário nisso! É dever de quem ocupa cargos públicos, seja eleito ou efetivado por quem foi eleito, ser transparente, dar transparência. Isso não é qualidade! É como sempre digo: honestidade é obrigação, competência tem que ser julgada e atuações têm que ser comparadas.

Dessa maneira, é importante nesse momento de burburinhos e fervescência, evitar a leviandade e manter o equilíbrio até que a verdade se estabeleça. Até porque mentira tem perna curta e a verdade sempre aparece mais cedo ou mais tarde, doa a quem doer, acusados ou acusadores.

Será feito uso político, haverá quem tentará tirar proveito de onde nem parece possível e o povo provavelmente será mais uma vez esquecido. O povo não pode continuar sendo um mero detalhe. Que tudo se explique sem acusações condenatórias e sem defesas truculentas ou acuadoras. Que a justiça seja promovida com J maiúsculo! Enquanto isso, EE – Equilíbrio no Escândalo.

Por isso, a minha maior preocupação é que os friburguenses deixem de ter orgulho de sua cidade. Nova Friburgo não precisa de uma nova tragédia dentro da própria tragédia. Nova Friburgo não pode ser condenada mais uma vez só como notícia ruim na grande mídia. Tudo será apurado, confiemos! Nada de ansiedade e boataria! Os friburguenses devem continuar se orgulhando de sua cidade e de seu povo, independente do resultado dessas e de outras investigações que possam surgir! Os friburguenses devem continuar acreditando que as intempéries vão passar e que a justiça tarda, mas não falha, seja para consumar condenações ou absolver inocentes.

Radares (1)

A licitação para compra de dois radares meteorológicos para o Estado do RJ está prevista para setembro. Os equipamentos que deverão começar a funcionar em 2012 poderão alertar com até 12 horas de antecedência a ocorrência de chuvas fortes. O investimento será de cerca de R$ 7 milhões.

Radares (2)

Os radares cobrirão todo o Estado e servirão para aperfeiçoar o monitoramento de prevenção de catástrofes e acidentes ambientais, sobretudo o Sistema de Alerta, que inclui as estações hidrológicas, pluviométricas e os sensores. Nova Friburgo já conta com duas estações pluviométricas e outras duas que foram destruídas na enchente de janeiro estão sendo recuperadas.

Alerta de deslizamentos (1)

Outro serviço de alerta já está em andamento, o de risco de deslizamentos. Esse já é de motivação do Ministério de Ciência e Tecnologia, que prevê a instalação dos radares em várias cidades do Brasil. A Região Serrana do Rio será contemplada já na primeira fase do programa.

Alerta de deslizamentos (2)

O aviso será dado pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, previsto para ser inaugurado em novembro. Segundo o Ministério, o alerta será feito com seis horas de antecedência, a partir do cruzamento de informações de previsão das próximas chuvas e o mapeamento das regiões com risco de enchentes e deslizamento de encostas.

Friburguense

Hoje, 13, 19h30, o Friburguense volta a campo, mais uma vez em casa, pelas últimas rodadas da Série B do Carioca. Com 35 pontos e na vice-liderança, o tricolor recebe o lanterna da competição, o Angra dos Reis. O time já entra em campo sabendo os resultados dos adversários diretos, Bonsucesso, Quissamã e Sendas, que jogam às 15h. Aliás, os dois últimos se enfrentam.

Extra (1)

Muitas pessoas estão reclamando que os preços promocionais anunciados na TV não são os mesmos do hipermercado Extra de Nova Friburgo. A rede explica: no momento ainda se está no processo de troca e adpatação do Compre Bem para o Extra, o que deve ser efetivado nos próximos dias.

Extra (2)

Segundo funcionários, oficialmente, o Extra só será inaugurado em Nova Friburgo no dia 20 deste mês, quarta-feira que vem. Ou seja, até essa data, a princípio, os preços e promoções do Extra anunciados na TV não valem para Nova Friburgo.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.