Educação é prioridade? - 11 de agosto 2011

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Já se passaram mais de sessenta dias e os alunos da rede estadual de ensino continuam sem aulas. O Governo do Estado parece dar de ombros e encara com naturalidade o fato de nossos adolescentes estarem sem aula. Aposta que vencerá pelo cansaço!

A sociedade apesar da convocação participa pouco para não dizer que sua participação é nula. A própria sociedade não estabelece a educação como prioridade, mas reclama de forma vazia dos baixos salários por conta da falta de qualificação. Como ter qualificação decente, sem educação de base, fundamental, profissional?

Os professores, em seu pleno direito, mantêm-se na batalha por justas reivindicações que atravessam décadas. Recusam as migalhas oferecidas e clamam por valorização profissional e estrutura. Estrutura que não é bem ar-condicionado ou microfone alugado. Estrutura que é segurança, livros, apoio de multimeios, cursos e salas com um mínimo de condições.

Mas — e os alunos?

O aluno parece ser um mero detalhe...

Será que as aulas serão repostas com a devida qualidade? Será que esses alunos terão um bom fechamento do ano letivo com a capacidade de ultrapassar mais uma etapa da vida escolar como deve ser? Esses alunos continuarão abaixo dos da rede particular? Poderão eles brigar de forma igual pelas vagas nas melhores universidades, nos melhores cursos técnicos, pelos bons empregos?

Educação de qualidade passa diretamente por aula de qualidade. Aula de qualidade passa por bom professor. Professor bom passa também por bom salário. Lembrando que: abono não é salário!

Mas entra eleição, sai eleição e todos os candidatos sempre usam em seus discursos a educação e dizem que a educação é fundamental e colocam a educação como bandeira de mandato. Elegem-se e aí a educação passa a ser apenas palavra bonita em discurso vazio. Até quando os discursos vazios esvaziarão nossas salas de aula esvaziando assim o futuro das cidades, do estado e do país?

Se a educação transforma, por que então a educação ainda não é prioridade?

Contratação para alerta de desastres (1)

O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais criado pelo Governo Federal logo após a tragédia de janeiro na Região Serrana fluminense começa efetivamente a sair do papel. Saiu a autorização ao Ministério da Ciência e Tecnologia para a contratação de 75 profissionais que irão mapear as áreas de risco no país e manter alertas de possíveis desastres naturais.

Contratação para alerta de desastres (2)

Os profissionais serão contratados, por tempo determinado, através de processo seletivo simplificado, pelo prazo de um ano, com possibilidade de prorrogação de até quatro anos. O centro de monitoramento ainda não tem o quadro de pessoal efetivo.

Contratação para alerta de desastres (3)

A contratação, prevista para ocorrer até no máximo novembro, visa monitorar eventuais desastres naturais que possam ocorrer já no próximo verão. Como existia a necessidade urgente de se criar o centro, o Governo Federal argumenta que a única opção era a contratação temporária.

Nova Friburgo fora da Copa (1)

A Associação Brasileira de Hotéis definiu 20 cidades brasileiras que não são sedes da Copa para participar do programa que visa capacitar e dar suporte aos pequenos meios de hospedagem. Esses municípios servirão de apoio turístico durante a Copa. Nova Friburgo está fora da lista.

Nova Friburgo fora da Copa (2)

Das 20 cidades, 7 são do estado do Rio de Janeiro: Búzios, Cabo Frio, Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis, Niterói e Paraty. Segundo a coordenadoria hoteleira, a inclusão desses municípios resulta do fato de serem cidades com grande potencial de atração de turistas.

Novo concurso de professores (1)

O Governo do Estado lança, em breve, edital para o novo concurso da Secretaria de Educação. Serão duas mil vagas para professores de Matemática, Português, Física, Química e Geografia sob novo regime de trinta horas semanais, em vez das 16 horas atuais. O salário inicial será de R$ 1.695,04.

Novo concurso de professores (2)

Os detalhes da seleção, como as datas da prova e o resultado final, serão divulgados assim que a Assembleia Legislativa aprovar a criação da carreira com a nova carga de trabalho. A expectativa é que os 1.500 aprovados tomem posse no início do ano letivo, e os outros 500 fiquem em cadastro reserva.

Greve dos professores continua

Os professores estaduais decidem amanhã, 12, se seguem ou não em greve. Na última terça, 9, decidiram em assembleia manter a paralisação que já ultrapassa 60 dias. O governo oferece reajuste salarial de 3,5%. Além de determinar a antecipação de mais uma parcela do programa Nova Escola (a de 2012 para 2011).

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.