E todos, (quase) todos venceram! - 18 de outubro 2011

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Agora só faltam oito rodadas para o fim do mais emocionante Brasilierão de todos os tempos. Oito rodadas e ainda sete times na briga: Corinthians, Vasco, Botafogo, Flamengo, Fluminense, São Paulo e Inter. Ligeira vantagem para os cinco primeiros, dos quais quatro cariocas. Fato inédito: hoje, os quatro cariocas estariam na Libertadores! O único intruso é o Corinthians que impede que os quatro melhores do campeonato hoje sejam do mesmo estado!

O torcedor do Rio comemora, celebra a ótima fase de seus times. O torcedor do Rio tem motivos para estar feliz! O sonho de ser campeão é uma realidade e a Libertadores que seria um sonho é agora apenas um consolo! Qualquer um dos quatro pode ser o campeão e será campeão merecido!

Do pelotão de frente, todos ou melhor, quase todos venceram! Apenas o São Paulo foi derrotado. O Palmeiras? Já nem coloco o Palmeiras nesse pelotão. A pífia campanha no 2° turno jogou o atrapalhado Palmeiras lá para a 12ª posição. Isso quer dizer que nada ou quase nada mudou com relação a última rodada. Bem, na verdade não é bem assim! Alguns fatos são preponderantes: a ótima fase de Fred e o Fluminense que entre os postulantes é o que vive o melhor momento. Os 7 de 9 pontos possíveis conquistados pelo Flamengo nas três últimas rodadas. As vitórias seguidas do Inter que reacende o sonho de libertadores e título, principalmente pela qualidade técnica que possui. À parte isso, o time que tem a jornada mais equilibrada da competição: o Vasco! Sim! O Vasco é o único que não teve momentos na competição, nem pro bem, nem pro mal. O Vasco não ficou em toda a competição até agora mais de duas rodadas sem pontuar e mais de três rodadas sem vencer. Isso é relevante!

Agora serão oito rodadas repleta de clássicos regionais, confrontos diretos em que não se dá para apontar favorito! Ou seja, tudo pode acontecer!

Enquanto a indefinição persiste e promete persistir até a última rodada, os pseudoespecialistas fazem contas, projeções, palpites para apontar o campeão ou aquele que tem melhor tabela. Nesse sentido, fico com a opinião do Juninho Pernambucano: “Se vencermos, a tabela terá sido ótima. Se perdermos terá sido horrível!”. Não dá para medir, tudo é apenas palpite. Dirão que o Corinthians baterá o América-MG, mas o time mineiro luta contra o rebaixamento e jogará sua vida nessa partida. No 1° turno o Corinthians perdeu para o Figueirense em casa, foi derrotado pelo Avaí, por exemplo. Dirão que o Botafogo vencerá o Avaí, mas no 1° turno em casa sofreu para vencer por 2 a 1, quando ainda não havia a corda no pescoço do time catarinense. E assim por diante.

Dentro da minha loucura, peguei os pontos somados pelos postulantes ao título nas oito rodadas finais do 1° turno. Momentos diferentes, outros fatores em campo. jogos que eram fora passam a ser em casa e vice-versa. Mas só para brincar, as pontuações foram as seguintes: Botafogo 18; Flamengo 15; Vasco 14, Corinthians 11; Fluminense 10; São Paulo 10 e Inter 8. Com a soma atual, o Botafogo seria o campeão e o Vasco vice. Os quatro cariocas estariam na Libertadores!

Balela à parte, não mudo a minha aposta! Mantenho o campeão que cravei há três semanas!

Cederj Nova Friburgo

Por falta de espaço físico, o polo do Cederj em Nova Friburgo, que oferece os cursos superiores à distância de Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas, não formará turma para o próximo semestre, ou seja, está fora do vestibular, cujas inscrições estão abertas.

Polos da região

Na região, com a ausência do polo de Nova Friburgo, ficam disponíveis, então, os polos de Cantagalo com os cursos de história, matemática e pedagogia e Santa Maria Madalena com o curso de pedagogia.

Estado de alerta

A Defesa Civil de Nova Friburgo entrou em estado de alerta por volta das 18h de sábado, 15. No domingo, 16, passou para o estado de atenção. Segundo a Defesa Civil em poucas horas choveu 100 mm. A chuva ficou mais concentrada no Centro, Olaria e Cascatinha.

Bueiros

Os agentes da Defesa Civil e os Bombeiros foram rapidamente para as ruas para dar segurança à assustada população ainda traumatizada pela tragédia de janeiro. Segundo os organismos não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade. O problema maior e histórico foram os bueiros que não deram vazão à enxurrada e a lama que escorreu de encostas como no Suspiro.

Friburguense

O Tricolor da Serra empatou fora de casa com o Madureira em 0 a 0 e o resultado pode ser considerado excelente. A rodada ajudou já que a outra partida do grupo, Volta Redonda e Serra Macaense, também terminou empatada, 1 a 1, deixando o Frizão na liderança isolada com 4 pontos. Amanhã, 19, 19h30, o Friburguense recebe o Serra Macaense.

Horário de verão

Enquanto todos ainda tentam se habituar ao horário de verão, o cronograma mostra que na edição deste ano, o horário de verão terá uma semana a mais do que na edição passada.

Feriado de carnaval

Isso porque na data prevista para o fim do horário, que seria o terceiro domingo de fevereiro, será o feriado de carnaval. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, a população acabe esquecendo de ajustar os relógios.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.