Colunas
E o verão chegou... - 18 de janeiro 2012
Com quase um mês de atraso o verão finalmente chegou a Nova Friburgo no último fim de semana. Ou melhor, o sol chegou, afinal as chuvas da estação já haviam chegado por aqui trazendo medo e insegurança a toda a população, especialmente àquelas que moram em áreas de risco.
O sol, esse ser estranho no céu friburguense... Inclusive, na internet rolaram várias brincadeiras nesse sentido, a principal delas um texto com a foto do sol no céu friburguense questionando: “Em Nova Friburgo surgiu uma bola gigante e amarelada no céu. (...) Cientistas e pesquisadores chamam o fenômeno de sol, moradores estão assustados e tirando fotos deste acontecimento...”. Realmente, a aparição do sol é um acontecimento nesse vale. Discorre a brincadeira intitulada “O fim do mundo está próximo” atribuída a Roberto Louback (não sei se a autoria é dele mesmo): “Alguns moradores já começam a usar roupas mais curtas pela sensação de calor que o fenômeno produz. Os pássaros voam e cantam com mais frequência, não sabemos se por desespero ou se isso indica algum sinal. Será o fim do mundo? Ou será apenas mais um fenômeno passageiro da natureza?”.
Isso lembra os boatos que vão desde a represa arrebentada no ápice da tragédia aos mais recentes por conta das chuvas ou da simples previsão delas. A aparição do sol é o fim do mundo. Demorou tanto e estamos tão assustados com a natureza que quem pode dizer que sim ou não?
Mas é finalmente verão no seu lado bom em Nova Friburgo. Respirar ares mais leves, aproveitar a piscina, nossas lindas cachoeiras e rios. Passear pelos nossos bosques e parques. Se animar para a academia! O sol chegou com o calor que dá preguiça, mas que também nos acende.
Esperando o céu rosado dos fins de tarde e as noites iluminadas, o verão nos convida a ver de novo, pelo menos no céu e na pele, aquela Nova Friburgo que amamos.
Cheques com data errada
A partir de fevereiro, os cheques preenchidos, por erro, com data de 2011 serão devolvidos pelas instituições financeiras. Em janeiro, os cheques serão compensados normalmente, após verificação pelos bancos. No início do ano é comum que alguns clientes, por força do hábito, errem na hora de colocar a data, escrevendo o ano anterior.
Como corrigir?
A decisão de receber os cheques com data errada em janeiro será benéfica para os clientes e reduzirá os impactos dos transtornos nos serviços de compensação dos bancos. A orientação do Banco Central é que, ao perceber que a data ficou errada no cheque, o cliente faça uma ressalva no verso da folha com nova assinatura e data correta.
Kits Care
Mais kits “Reposição Econômica” em forma de cupom da ONG Care Brasil estão sendo entregues nesta semana em Nova Friburgo. 119 microempreendedores estão recebendo ferramentas de trabalho para irrigação, adubo, fertilizantes, sementes, carrinhos de mão, etc. Mais 105 costureiras e 7 proprietários de lava-rápidos poderão também adquirir ferramentas de trabalho.
800 kits
A seleção dos beneficiados se deu através de um processo participativo liderado pelas próprias comunidades dos bairros atingidos. Cada cupom tem o valor de R$ 1,1 mil. 164 empreendedores já receberam Kits “Reposição Econômica”. A previsão é que 800 kits com ferramentas de trabalho, materiais de construção e utensílios domésticos para as famílias mais vulneráveis sejam entregues só em Nova Friburgo.
Certidões de nascimento
O Estado promoverá mutirões para emitir certidões de nascimento a partir do segundo semestre. Serão 26 mutirões que percorrerão todo o Estado do Rio para garantir a emissão das certidões aos cidadãos fluminenses que não têm o registro civil.
Capacitação
Antes de iniciar os mutirões itinerantes, será realizada a capacitação de 250 agentes de saúde, educação e assistência social, e funcionários de maternidades para orientar sobre a importância do documento durante as ações.
Comissão do clima
O Ministério da Saúde criou uma comissão para reduzir problemas ligados às mudanças climáticas. As medidas visam minimizar o impacto desses danos para a saúde da sociedade. O programa envolve também ações voluntárias de outros setores como indústrias da construção civil, agricultura, mineração, papel e energia.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário