Dispersão - 29 de julho 2011

domingo, 31 de julho de 2011

A pior coisa que existe é ter que escrever um texto obrigado. E aí o texto não vem e você começa a se autoenganar ao jogar para o leitor qualquer palavra sobre qualquer tema. Cheio de letras, os parágrafos são vazios. Cheio de frases, as conexões não fazem sentido. É só mais um todo sem nada. Um completo... vazio.

(...)

Nem sempre consigo colher os pensamentos que me rodeiam. Às vezes, as palavras se dispersam e se tornam indecifráveis, confusas quando se juntam. Nem sempre a clareza da ordem das palavras faz sentido, tem sentimento. É preciso refletir, domar o engano que há por detrás das letras. Uma...

Se as palavras não se encaixam, se o texto não sai, no fundo no fundo, é porque ele clama para não ser publicado. Um texto não pode ser só conhecimento, não pode ser só digno de classificação nobre na literatura. Um texto tem que ter verdade, brilho nos olhos, tem que provocar dor no estômago ou sensação desconhecida na alma. Tem que mexer com quem lê, ao ponto de convidar para viagens fabulosas que podem ou não dar em algum lugar. O lugar pouco interessa se você curte a paisagem que passeia pela viagem. Um texto, a união de palavras tem que levar o leitor a essa viagem e o melhor: cada um faz a sua, ainda que o texto seja igual. Porque nenhuma leitura é exatamente igual à outra. Há várias formas de se ler o mundo, como há muitas maneiras de se interpretar o que está escrito. Um texto tem que entorpecer o coração, mas nem sempre é fácil achá-lo. Depende do escritor, tanto quanto do leitor. Às vezes gosto do que escrevo e sou um ótimo escritor. Outras, eu odeio o que tenho e aí não sei se sou um péssimo escritor ou se sou um ótimo leitor e vice-versa.

(...)

Internamente, todos nós temos a nossa própria batalha entre o bem e o mal. O mundo está repleto de tentações e as tentações nos invadem e nos fazem definir o caminho que escolhemos. Somos juízes de nós mesmos, ainda que não sejam devidos, eternos julgamentos com absolvições e penas. Viver a vida assim pode nos afastar da felicidade e de nossas próprias essências. Ainda que as palavras não possam possuir ninguém, elas podem aprisionar alguns e libertar outros.

(...)

Leia na íntegra, amanhã, 30, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA

Friburguense (1)

O Estadual da Série B termina oficialmente na próxima segunda-feira, 1º, quando na sede do Botafogo, 19h30, acontece a festa de encerramento da competição com a entrega dos troféus aos campeões, o Bonsucesso, e a entrega da premiação aos melhores do campeonato.

Friburguense (2)

O Tricolor da Serra entra em um curto período de férias e logo se reapresenta para a preparação para a Copa Rio que começa em setembro. A competição dá vaga na Copa do Brasil de 2012. De volta à elite, o sonho é chegar também a competição nacional.

Friburguense (3)

Com o término da segundona, a diretoria agora vai avaliar as contas. A Série B é extremamente deficitária financeiramente. Sem dúvidas ficarão dívidas que, para serem sanadas, precisarão de forte aporte financeiro advindo de patrocínios. A principal meta é tentar manter o patrocínio da Stam que foi fundamental no período mais difícil da história recente do clube.

Friburguense (4)

Quanto ao elenco, será estudado como manter boa parte dele. Alguns jogadores devem ser negociados. Rômulo interessa ao Botafogo, por exemplo. Macaé, Madureira e Sendas/Audax têm interesse em alguns jogadores do tricolor para a disputa das Séries C e D, respectivamente. Mas tudo sem retornos financeiros para o clube, apenas alívio na folha salarial, já que seriam emprestados.

Cartão SUS (1)

A partir do ano que vem, o Cartão Nacional de Saúde do SUS será realidade. Válido em todo o território nacional, o cartão vai reunir informações como histórico do atendimento e contatos do paciente. O cartão será documento obrigatório para os procedimentos ambulatoriais e hospitalares do SUS, como nos planos de saúde.

Cartão SUS (2)

Os dados dos pacientes no Cartão Nacional de Saúde vão ser registrados no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos no cadastramento dos usuários do SUS. A ideia é que cada bebê saia da maternidade, pública ou privada, com o registro eletrônico de saúde.

Sexta (1)

Último fim de semana do Festival de Inverno do Sesc. Na programação desta sexta-feira, 29, destaque para a peça teatral “Savana Glacial”, às 19h, e para o espetáculo “Rizoma”, com Renato Vieira Cia. de Dança. Nas casas noturnas, destaque para a banda Nytro, na Mais 1.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.