Dias de decisão

terça-feira, 23 de maio de 2017

Hoje é dia

  • do café
  • do datilógrafo
  • do preso
  • do vestibulando
  • da infantaria do Exército
  • do telegrafista
  • nacional do milho

O dia

Em 24 de maio de 1844, Samuel Morse enviou a primeira mensagem de telégrafo, de Baltimore para Washington.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • PSDB decidirá se fica na gestão Temer só após julgamentos
  • Recorde: polícia do Rio matou 3 pessoas por dia em 2017
  • Eletrobras lança plano para aposentar até 4.600 empregados
  • Documento militar revela que Venezuela teria 5.000 mísseis russos
  • Coritiba é o time que mais finaliza a gol em duas rodadas do Brasileirão

Palavreando

Segredos são motivações para o desvende, por isso foram feitos para serem descobertos.

Dias de decisão

As próximas horas serão mais do que de tensão, serão de decisão. É o desfecho próximo de uma história que de certa forma se iniciou em 2013, quando as ruas ruíram, gritaram, mas cujos ecos não foram às urnas em 2014. Pouco mudou pelo voto e a consequência vive seu ápice nas próximas horas. Alguns apostaram que o ápice foi com o impedimento de Dilma. Não foi.

Perguntas que serão respondidas a partir de decisões cruciais em Brasília e no Rio. Um se estendendo ao outro. Na feira de absurdos se fala em compromisso com empáfia esnobe que causa vômito.

Não há espaço para reformas em meio ao caos da ilegitimidade de quem rasgou todos os preceitos institucionais. Reforma trabalhista e da previdência de autoria de quem tanto se duvida e muito tem que provar. A disputa é apenas de narrativa para adiar aquilo que parece tão justo: a queda de Temer. A necessidade de eleições diretas. Se houvesse de fato compromisso institucional é isso que seria feito urgentemente. Mas acreditam que sangrar a Nação é o melhor... Para os umbigos deles.

Para o Rio de Janeiro, o Regime de Recuperação dos Estados está valendo. Mas o Estado quer dar contrapartidas. Todas as contrapartidas já foram dadas. Mas o Estado quer dar mais, incluindo aquilo que nem está mais nas obrigações do Estado, como o aumento da contribuição previdenciária. Pactos para as patotas internas, mas que se quebram facilmente e se sobrepõem ao pacto maior que é com o povo.

Os dias são de decisões. Muito pode se resolver até sexta, 26. No máximo até o fim deste maio. Maio que se assemelha muito às tragédias coincidentes de agosto. 2013 pode, finalmente, estar acabando para começar um novo tempo. Será? Tomara que sim! Mas muito do que foi perdido terá que ser reconstituído. Inclusive nossa confiança ao nos olhar no espelho como País.        

Cruz-Vermelha (1)

Campanha do agasalho da Cruz-Vermelha pretende entregar a maioria do material arrecadado aos moradores da Região Serrana. A organização pretende arrecadar mais de 12 toneladas de roupas até o dia 1º de setembro em todo o Estado. Todo o material será doado para a população que vive em estado de vulnerabilidade, principalmente na Região Serrana, a mais fria do Rio de Janeiro.

Cruz-Vermelha (2)

Além de agasalhos, a Cruz Vermelha recolhe ainda doações de cobertores, roupas e alimentos para moradores de rua. A ação faz parte da campanha 'Noite Solidária', lançada em 2015. As doações atenderão às 40 representações da Instituição no Estado. Existem pontos de coletas espalhados pela capital e cidades do interior.

Reativação de Represa (1)

A famosa Represa de Visconde do Imbé, no município vizinho de Trajano de Moraes, pode ser reativada. É o que prevê um plano entre município e Estado para limpar o rio principal em Visconde e retirar o acúmulo de areia do fundo da represa. A restauração da antiga represa é uma reivindicação de muitos moradores.

Reativação de Represa (2)

No local está prevista ainda a restauração das margens, possibilitando, assim, que novamente se forme o pequeno lago utilizado por banhistas há décadas passadas. O trabalho irá incluir o reparo do paredão e outros serviços essenciais como gramar a margem, plantar árvores para sombra e deixar o espaço com acessibilidade.

Friburguense

O Friburguense definiu que todos os jogos em que for mandante na segundona terão ingresso ao valor de R$ 10, valor mínimo permitido pela Federação de Futebol. Para atrair torcedores, também definiu que nos jogos de meio de semana os jogos serão sempre às 19h30m. Quando aos sábados, serão às 15h. O 1º jogo em casa será na quarta que vem, 31, contra o Tigres. Antes, estreia fora de casa diante do Goytacaz. 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.