Dez anos - 24 de novembro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Em 10 anos acontecem tantas coisas. O menino vira homem. Atitudes evoluem e o que você fez há 10 anos, se pudesse, faria diferente com a cabeça de hoje.

Em 10 anos, o quanto a sua vida mudou? O que você fez nos últimos 10 anos? Como foram seus últimos 10 anos?

Pessoas entraram e saíram de nossas vidas, algumas permaneceram! Amores vieram e foram e lutamos para que outros permanecessem. Novelas passaram e nossas vidas imitaram a arte, como a arte imitou as nossas vidas. Vestimos personagens, fingimos ser quem não éramos e também fomos nós, e foi aí que fomos autênticos, únicos. Seriados americanos nos entreteram e nos fizeram sonhar em sermos super-heróis, quando o super-herói do seriado só queria ser humano. Erguemos troféus, choramos derrotas, tivemos medo e na coragem avançamos. Dividimos nossas vidas para multiplicar nossos tempos e brindamos ao Sol, à Lua, à chuva e aos amigos sob esse Sol, essa Lua, no meio da chuva. Não houve perfeição, mas foi na busca por ela que nos sentimos vivos e fomos realmente felizes.

Dez anos não resumem uma vida, mas conta um bom trecho dela. É como um filme ou parte de uma trilogia. É um marco inegável que nos faz refletir sobre o que veio antes dos 10, o que foram os 10 e o que serão os próximos.

Dez para mim que é como 10 mais um. Onze anos de comunicação, quando aos 17 anos de idade entrava para a equipe de esportes da Rádio Friburgo AM, comandada por Fernando Bonan. Um ano mais tarde ia eu com meus 18, 19 para a TV Zoom que acabara de nascer. Salvador apostou em um garoto, confiou a mim o seu projeto de programa de esportes.

Antes dos 10, era um garoto tímido que ninguém, nem eu mesmo apostaria em ser comunicador. Com apenas 9 anos de idade, trabalhava como garoto no CEU (Centro de Entidades Unidas ou algo assim), antiga operadora de cobrança de estacionamento rotativo da cidade. Estudava (Colégio Batista, depois no Ceje) e trabalhava, nunca admiti não dar prioridade ao estudo. Após dois anos, fui “apadrinhado” pelo casal Regina e Betinho, que me colocaram para trabalhar em uma das lojas de calçados deles. Meio período. Aquele trabalho e essas duas pessoas consolidaram o meu caráter, meu respeito ao ser humano. Aprendi também a arte de vender com excepcionais professores, especialmente com o próprio Betinho e com um amigo de trabalho, Leandro, um comunicador nato.

Com a loja, a Mascote, com as pessoas que por lá passaram e que convivi, cada uma delas, aprendi muito e se não fosse aquela experiência aliada ao curso de formação de professores no Ienf, sinceramente não sei se eu seria o comunicador que sou e que quero ser.

Assim, não dá para falar dos 10 anos do Esportes TV Zoom, meus 11 de comunicação, se eu não falar do antes dos 10. No próximo dia 29, o programa televisivo de esportes completa 10 anos, se tornando o programa da TV local há mais tempo no ar de forma ininterrupta, tendo nesse tempo todo eu à frente, motivo de muito orgulho pra mim.

Agradeço a todos os desportistas, especialmente aqueles que se tornaram meus amigos. À minha família de sangue e de alma e a todas aquelas que me adotaram. Aos meus amigos. À confiança da TV e do público que sempre teve um carinho comigo que não tenho como pagar, a não ser tentando ser um bom apresentador e repórter, mas acima de tudo um ser humano digno. Aos meus colegas de trabalho que me construíram e me constroem. A este jornal, no qual também espero ter a mesma sorte de poder daqui a 7 anos, completar 10. À Rádio Friburgo AM. E à saudosa Regina, ao Betinho e a todos que me guiaram até aos antes dos 10, pelos 10 e daqui para mais 10, 20, 30, até eu poder falar de outros 10 e do antes desses 10, porque a história que temos é o nosso maior patrimônio. Ela nos faz lembrar quem somos, de onde viemos e com quem chegamos. A história não nos permite esquecer dos nossos sonhos e propósitos, nos faz trilhar pelos caminhos que nos orgulham de serem os nossos caminhos, não desviando por outros que nos roubam a felicidade. Ah! E como fui feliz até aqui! Obrigado!

Postos do Detran

O Detran abre todos os seus postos de vistoria nos próximos quatro sábados, a partir deste, 27, para os procedimentos relacionados a veículos (licenciamento anual, transferência de propriedade, entre outros). O atendimento será a partir das 8h. O agendamento pode ser feito pelo teleatendimento do Detran, 0800 020 4040 ou pelo site www.detran.rj.gov.br.

Copa Rio

O Sendas foi o campeão da Copa Rio e ganhou assim uma vaga na Copa do Brasil. Por ironia do destino, na segunda fase, o Friburguense optou por jogar limpo e quando o melhor era perder para o Sendas para cair num grupo mais fácil na fase semifinal, saiu vitorioso. Caiu na chave mais difícil e acabou eliminado. O Sendas ficou num grupo bem mais fraco, chegou com facilidade a final e levou a taça nos pênaltis.

Febre Aftosa

Até o próximo dia 30 de novembro, bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados contra a febre aftosa. A compra da vacina pode ser feita nos seguintes estabelecimentos de Nova Friburgo: Drogaria Globo, Casa Sabiá e Casa do Adubo. Por orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o prazo não será prorrogado.

Nova TV (1)

Nova Friburgo, que já conta com duas emissoras de TV aberta, Globo e SBT, passará a ter uma retransmissora. É que o governo federal abriu licitação para novas retransmissoras de TV e uma delas é para Nova Friburgo. As empresas interessadas em executar o serviço estão apresentando a documentação.

Nova TV (2)

Especula-se que Record e Band brigam para ter essa estação, o que possibilitará uma sensível melhora em seus sinais em toda a região. Municípios com menos de 200 mil habitantes só podem ter duas emissoras de TV aberta. Por isso, a licitação aberta é apenas para retransmissora e não para transmissora, ou seja, geradora de sinal e de conteúdo com obrigações legais de tempo para produção e transmissão local.

Natal sem Fome

A campanha “Natal sem Fome” está nas ruas de Nova Friburgo com o objetivo de arrecadar alimentos para serem doados a entidades assistenciais da cidade. A expectativa dos organizadores é alcançar 20 mil kg de alimentos. Para tanto, estarão sendo pedidos mantimentos de porta em porta nos bairros da cidade, além da venda de rifa. Ainda há os postos de coleta oferecidos pela Acianf no Centro, em Olaria e Conselheiro Paulino.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.