Colunas
DESEJOS DE UMA TEMPORADA DE COPA
Os clubes é que fazem o futebol ser a paixão que é, porque é através deles que as rivalidades são mantidas. Há muitos que preferem ver um jogo do seu time do que da seleção. Há quem garanta que se visse seu clube jogando contra a seleção de seu país, não titubearia em torcer pelo seu time, contra o seu país.
Obviamente que isso não se repete na Copa do Mundo, quando todos esquecem suas paixões clubísticas, se dão as mãos e torcem por uma só camisa, ainda que a amarelinha seja vestida pelo destaque de seus maiores adversários, afinal, como diria Nelson Rodrigues, a seleção é a pátria de chuteiras e assim continua sendo.
Ainda que a Copa, o maior evento futebolístico do planeta, faça todas as atenções se voltarem para ela, flamenguistas, tricolores, botafoguenses, vascaínos e outras torcidas mais estarão, como todas as temporadas anteriores e futuras, fazendo figa, mandinga e roendo unhas para que seus times obtenham os tão sonhados canecos, tanto os mais importantes como os menos importantes. Torcedor quer sempre tudo e se puder e vier esse tudo acompanhado do fracasso dos maiores rivais.
Os flamenguistas não deixarão de torcer muito, até mais do que pela seleção na Copa, para voltarem, quase 30 anos depois, a conquistar a Libertadores. No fim do ano o Mundial e de quebra pelo recorde de um tetra no Estadual.
Os vascaínos, empolgados com o retorno à elite, torcerão muito pelo fim do jejum de quase 10 anos de um título, literalmente de primeira. Pode ser o Estadual, mas o desejo mesmo é por um retorno tão gigantesco como o gigante da colina. O penta brasileiro, a Copa do Brasil ou na pior das hipóteses um retorno a Libertadores.
Os tricolores, depois de passarem pelos mais criteriosos testes cardíacos ao se salvarem do rebaixamento quando tudo indicava que era inevitável, querem num primeiro instante retomar a supremacia de serem os detentores de maior número de títulos estaduais. Nesse ano só vai dar para empatar. Num segundo momento querem mostrar que tem time e força para brigar por conquistas mais condizentes do que a de sofrer até o último instante para se livrar de um descenso. A vingança da LDU fica como desejo para 2011. Neste ano, a LDU não está no caminho tricolor.
Os botafoguenses querem tudo que os outros também querem, mas antes de títulos, querem espantar de vez o ditado de que há coisas que só acontecem com o Botafogo. Querem também dignidade, respeito, raça e glórias que ressaltem que de fato é o glorioso.
Por fim, flamenguistas, vascaínos, tricolores, botafoguenses e outras torcidas mais querem ver o Brasil arrebentar na Copa, de preferência numa final com a Argentina, eliminando a França na semifinal, tudo isso por que rivalidade não pode faltar no futebol, com a seleção hexa na raça, brilhando como nunca.
AUTOAVALIAÇÃO (1)
Em entrevista exclusiva na última edição do ano do Repórter Friburguense o prefeito Heródoto Bento de Mello fez uma avaliação do seu primeiro ano de governo e traçou as perspectivas para 2010. Em tom descontraído, o prefeito falou das dificuldades financeirasque enfrentou em 2009, mas ressaltou que conseguiu, com o esforço de toda a equipe, honrar com os compromissos. Heródoto afirmou que a área da saúde foi a prioridade e considerou que o setor melhorou, mas que continuará sendo prioridade neste ano.
AUTOAVALIAÇÃO (2)
Nas perspectivas, o prefeito ressaltou a reestruturação administrativa com a reforma do seu secretariado, além das desapropriações que permitirão um melhor funcionamento da máquina. O trem VLT (veículo leve sobre trilhos) ligando Conselheiro Paulino a Olaria permanece como meta, assim como o aeroporto. No entanto, o prefeito considerou que dos grandes projetos apresentados em campanha, a Cidade Nova na Fazenda da Laje é o primeiro que deverá sair do papel.
IPTU (1)
A Prefeitura de Nova Friburgo já divulgou através de edital, em 28 páginas, o novo valor do IPTU fixado pela Planta Genérica de Valores. Pelo projeto com validade já a partir de 2010, o valor do IPTU passa a ser cobrado por áreas, ou seja, os bairros mais privilegiados pagarão mais e os menos privilegiados pagarão menos. A Planta estipula o preço por bairro, por rua e pelo lado da rua.
IPTU (2)
Lembrando que o calendário do IPTU 2010 já foi definido: até 12 de fevereiro o contribuinte poderá pagar em cota única com desconto de 10%. Quem dividir em até 4 vezes, terá desconto de 5%, sendo que a primeira cota vence no dia 19 de fevereiro, seguindo os dias 19 nos três meses seguintes. Para quem dividir em 10 parcelas não há desconto. A primeira cota vence no dia 19 de fevereiro, seguindo os dias 19 dos nove meses seguintes. Os carnês serão entregues nos próximos dias.
FRIBURGUENSE
Os jogadores do Friburguense já se reapresentaram para a etapa final de preparação para o Estadual. Os atletas foram liberados na véspera do Natal e retornaram um dia após o Ano Novo. O recesso faz parte do planejamento da preparação física. No último jogo de 2009, o time comandado pelo técnico Cleimar garantiu vitória em amistoso diante do Americano de Campos por 2 a 0.
PASSAGENS MAIS CARAS (1)
Ano novo, tarifas novas. Desde o último sábado, 2, as empresas de ônibus intermunicipais estão autorizadas a aumentar a tarifa básica em até 7,05%. A concessão do aumento era para sair em novembro, mas acabou adiada por impasse entre as empresas que queriam aumento entre 15% e 20% e o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) que é quem regula os preços.
PASSAGENS MAIS CARAS (2)
Para cálculo deste percentual, foram levados em conta os custos com mão de obra e insumos e as exigências feitas pelo Detro, como instalação de GPS, câmeras e diminuição da idade máxima da frota. As empresas que praticam tarifas promocionais decidirão por manter ou reajustar as mesmas, devendo, para tanto, comunicar o Detro com pelo menos dez dias de antecedência.
TURISMO
O Conselho Municipal de Turismo inicia hoje, 5, o ano de 2010 com a sua 97ª assembleia. O encontro é às 16h, na Casa da Cultura (antigo fórum). Em pauta, além de assuntos gerais, a formação de câmaras técnicas permanentes. Peter Nagatsuka que era presidente da Associação das Colônias Friburguenses assumiu a presidência do Conselho recentemente, por indicação do secretário municipal de turismo Sergio Madureira.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário