Colunas
Desacelera
Pelos próximos meses, a jornalista Laiane Tavares assina a coluna no lugar do titular Wanderson Nogueira. A Justiça Eleitoral determina que candidatos nas Eleições 2018 não podem apresentar, participar ou dar nome a programas de rádio e TV. A regra não se aplica aos órgãos impressos. Mesmo assim, o colunista e A VOZ DA SERRA, em comum acordo, optaram pela alteração neste período. Wanderson Nogueira volta a assinar o Observatório em outubro, após o período eleitoral.
Hoje é dia
- Nacional do surdo
- Interamericano das Relações Públicas
O dia
Em 26 de setembro de 1969, os garotos de Liverpool lançaram seu último disco, Abbey Road. Ele foi lançado antes, mas gravado após Let it Be. Os Beatles foram o símbolo de uma era e transformaram a música e o pensamento de várias gerações.
Palavreando
“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado”
(Rui Barbosa)
Observando
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Ibope: rejeição enfraquece Bolsonaro no segundo turno
- Argentina enfrenta quarta greve geral em menos de três anos
- Funcionária processa Facebook alegando trauma mental
- Educação 360: professores pedem projetos sociais na favela e criticam intervenção militar
- Operação enquadra escolas que emitiram 350 mil diplomas falsos e movimentaram R$ 700 milhões em cinco anos
Desacelera
Uma pausa para o café, que tal? Tente fazer isso por você. Pode não ser um café, mas acredito que café ainda é melhor que muita gente. Independente, no entanto, de sua preferência para a bebida escolhida, esse texto não é sobre opções de cardápio, é sobre priorizar a nossa qualidade de vida.
Quando o dia está corrido, quando parece que nada vai ser como o esperado, quando as horas não parecem suficientes e os prazos estão se esgotando, é quando mais precisamos de uma pausa. Pode parecer um absurdo pensar sobre isso quando não há tempo suficiente, mas aí entra a grande questão do nosso cotidiano: o tempo é curto ou o desespero é grande?
Nós vivemos em uma época de produção de urgências, o fato de estarmos o tempo todo disponíveis, online, faz parecer que tudo é para ontem. Mas não é bem assim, não pode ser. Salvo exceções, tudo sobrevive à uma pausa. Mas nós não sobreviveremos com a mesma qualidade de vida sem essa pausa.
Se de um tempo pelo menos uma vez ao dia. Fique longe do que te remete ao trabalho e as responsabilidades. Às vezes é preciso se afastar inclusive dos sonhos, das expectativas e de nossas convicções. Outras tantas vezes será impossível abrir mão das preocupações, mas ainda assim é possível dar um tempo e relaxar. Dividir uma horinha do seu dia entre as preocupações e as banalidades, meia hora para se aporrinhar e outros 30 minutos para sorrir, que tal? Isso não rouba seu dia, ao contrário, devolve um pouco dessa vida que vai sendo sequestrada aos poucos por coisas que no fim, não importam. E não se preocupe, quando você volta de uma pausa, volta melhor.
Em reta final de eleições gerais, onde nossas conversas aqui tem sido direcionadas muito em parte para desdobramentos de questões referentes ao tema que é, sem dúvida, urgente, pense nesse texto como uma pausa, afinal, um país que quando se move anda para traz pode esperar até que a gente termine um café.
Inclusão
A lei que reserva 5% dos cargos e empregos públicos para pessoas com deficiência, foi atualizada via decreto. A medida vai garantir que os candidatos utilizem tecnologias que o ajudem na realização das provas e assegurar que tenham um ambiente adaptado para recebê-los. A nova regulamentação segue previsão da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e vale para concursos da administração pública federal direta e indireta. Entre outras coisas, o decreto obriga a oferta de ambiente adaptado e a presença de uma equipe multidisciplinar cuidando destas situações.
Inclusão (2)
Candidatos que tenham necessidade de tratamento diferenciado para a realização das provas devem fazer a solicitação durante a inscrição. Caso haja necessidade de ampliação do tempo de realização da prova, o candidato ou candidata deverá apresentar uma justificativa acompanhada de parecer emitido por equipe multiprofissional ou por profissional especialista. Se não houver inscrição ou aprovação de candidatos com deficiência no concurso público ou no processo seletivo, as vagas reservadas poderão ser ocupadas por candidatos sem deficiência.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário