Cultura da prevenção

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Hoje é dia

  • Municipal de prevenção de desastre
  • Estadual de riscos de desastres
  • do café
  • do migrante
  • Internacional da solidariedade com o povo palestino

O dia

Em 29 de novembro de 1994, um incêndio matou 233 pessoas na discoteca Fuxin, no norte da China. O acidente foi causado por um curto-circuito nas instalações elétricas. A tragédia se assemelha à outras ocorridas em boates na Argentina e mais recentemente em Santa Maria-RS.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • PSDB faz documento visando 2018 com tendência liberal, mas com acenos à esquerda
  • Desde 2008, pelo menos 78% dos lançamentos de imóveis são do Minha Casa Minha Vida
  • Ministério estima que mais da metade dos brasileiros de 16 a 25 anos têm HPV
  • Fifa simula sorteio dos grupos da Copa que acontece na sexta-feira
  • Sílvio Santos se afasta do departamento administrativo do SBT e deixa comando da emissora

Palavreando

A liberdade de ser dependente, absolutamente dependente, de gargalhadas e tantas outras coisinhas pequenas e grandiosas é que resultam numa felicidade sem medidas.

Cultura da prevenção

O ser humano muitas vezes só aprende com suas tragédias. A máxima é triste, mas verdadeira. Experimentamos em 2011 algo terrível em nossa história que mais que o prejuízo financeiro, tirou vidas e trouxe traumas permanentes às nossas memórias. Sempre nos perguntaremos quantas vidas poderiam ser salvas se tivéssemos, já àquela época, a cultura da prevenção. Aprendemos da pior maneira possível.

Será que aprendemos mesmo?

O mesmo tempo que reconstrói e sara feridas, também traz certo esquecimento nos hábitos, ainda que esteja lá todas as memórias aquietadas e que gritam na primeira chuva mais forte. Mas o quanto podemos fazer antes das chuvas chegarem? As queimadas que assoreiam o solo continuam, muitas das vezes pelo descuido de alguns ou de propósito mesmo. Com as chuvas, a resposta vem na fragilidade da terra desprotegida que desliza. Nas estações que antecedem o verão, ou bueiros deveriam ser limpos para que as águas corram para os rios, mas erra a prefeitura que não limpa e o cidadão que joga lixo nas vias públicas.

Portanto, a cultura é algo constante que deve nortear os hábitos. E hábito não pode ser algo ocasional. Hoje, 29, é o dia municipal e estadual de prevenção de desastres. Mas a prevenção não passa apenas pela resposta imediata, como sair de casa quando chove forte em áreas de risco. A introdução de ferramentas nesse sentido foi um grande avanço. Mas é preciso mais do que isso. Mais do responder às tragédias ou se prevenir nelas, é evitar que ocorram.

Novo teleatendimento

O Detran mudou a empresa terceirizada que faz o teleatendimento para agendar todos os procedimentos realizados pelo departamento, como vistoria, segunda via da carteira de identidade, renovação da habilitação, emissão de senha para troca de característica, entre outros. A PC Service Tecnologia Ltda assumiu os serviços.

Atendimento normalizado

O processo de transição fez com que o serviço ficasse fora do ar por alguns dias. Mas o Detran considerou rápido o processo que exigiu readmitir grande parte do quadro de 500 funcionários que estava na empresa anterior. O funcionamento já voltou a normalidade.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.