Colunas
Copa da vida real
Hoje é dia
- do Cinema Brasileiro
- Mundial do Profissional de Marketing
O dia
Em 19 de junho de 1988, cerca de três mil moradores de Berlim oriental ouviram o show do cantor Michael Jackson, realizado do outro lado do muro.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu:
- Investimentos estrangeiros caem 30% de janeiro a abril no Brasil
- Ciro Gomes rebate críticas de instabilidade emocional: "Eu falo as coisas"
- Consignado atinge inadimplência de 29% dos servidores estaduais e federais
- Após 19 meses, Fiba revoga suspensão da Confederação Brasileira de Basquete
- Europeus observam e Andrey pode deixar o Vasco
Palavreando
Ninguém se aproxima de alguém e firma com essa pessoa um pacto, sem que aja nisso um propósito de eternidade.
Copa da vida real
Longe dos holofotes da Copa do Mundo, a Série B do Carioca prossegue e se encaminha para seus momentos decisivos no 1º turno. Aqui, é vida real! E na vida real do futebol, os jogos são duros e o equilíbrio cobra atenção do início ao fim de cada partida. E, o Friburguense cresceu na hora certa. E na competição tão acirrada e muito igual, a goleada sobre o Carapebus somada à invencibilidade da equipe nas últimas rodadas nos enche de esperança. Na goleada por 6 a 2 que poderia ter sido 6 a 0 fica também uma lição. Sempre há lições: não se pode desligar nem um minuto. Tendo o saldo de gols importância enorme, qualquer descuido pode ser fatal. O que não foi na goleada. Mas fica o aprendizado quando se pode aprender sem ser penalizado.
Serão duas semanas em que a concentração deve ser máxima. Olaria nesta quarta-feira, 20; Serrano no próximo sábado, 23. E, uma semana para se preparar para o grande confronto com o Tigres no próximo dia 30. Três jogos, sendo apenas um em casa. No lado positivo, dos três adversários apenas um confronto direto com as equipes que estão na briga pelas semifinais, enquanto eles se enfrentam e tirarão pontos uns dos outros. O Friburguense, portanto, precisa vencer o Olaria e não pode perder pontos para o Serrano. Em outras palavras, vencer os dois próximos jogos é vital para a classificação que, poderia até vir de forma antecipada.
A goleada sobre o Carapebus é motivadora, mas não ilude. O campeonato é muito difícil, extremamente equilibrado. O Friburguense está no caminho certo. Basta comparar com a temporada passada em que à essa altura da competição já estávamos eliminados do 1º turno e se consertando para o 2º. O Friburguense versão 2018 é o que esperamos de um clube que até pouco tempo era parte segura na elite.
Invictos
Apenas duas equipes prosseguem invictas na Série B do Carioca. Justamente os líderes de seus respectivos grupos. O Barra da Tijuca no grupo A e o Tigres no grupo B. Faltando três rodadas para o fim, as semifinais do turno seriam entre Barra da Tijuca e Friburguense e Tigres e Americano. Lembrando que em partida única, com mando de campo dos primeiros colocados que ainda jogam pelo empate.
Sem vantagem de empate
Já na final, o mando de campo será definido através de sorteio e não há vantagem de empate. Em caso de terminar a partida final em igualdade, a decisão será por pênaltis. O campeão do turno se garante nas semifinais gerais da competição, aguardando o campeão do 2º turno e os dois times com maior pontuação na soma dos dois turnos.
Sistema de cotas
A lei que garante cotas nas universidades estaduais vence em dezembro próximo e o estado do Rio pretende prorrogá-la por mais dez anos. A medida fluminense que é pioneira no país pretende agora ser estendida também aos cursos de doutorado e mestrado.
Prêmios para professores
Foram prorrogadas as inscrições para os prêmios 'Professores do Brasil' e 'Educador Nota Dez'. Até o próximo dia 28, a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil recebe trabalhos, por meio do site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br. A iniciativa do Ministério da Educação, junto com instituições parceiras, visa reconhecer, divulgar e premiar iniciativas de professores que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em salas de aula.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário